Casa Created with Sketch.

Cuidar de plantas é uma boa opção para tratar a depressão

A paisagista Rayra Lira fala sobre os benefícios do cuidado com as plantas e dá dicas de como iniciá-lo

 (Divulgação/Casa.com.br)

Todo mundo sabe que um vaso de plantas traz à casa mais beleza, harmonia e cor. Mas, para além de efeitos decorativos, elas também promovem bem-estar, sendo usadas como artifício terapêutico. Isso mesmo! Pesquisas revelam que cuidar de plantas é algo saudável, melhora o humor e ajuda a evitar a depressão.

Olhar com mais carinho para as plantas, criar um jardim em casa, deixar as flores te escolherem, respirar o aroma das plantas a sua volta, conectar-se com a natureza, meditar. São essas algumas atitudes que proverão benefícios e ajudam no combate à depressão.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A paisagista Rayra Lira, da Jlira Green Life, explica esses efeitos positivos. “Os benefícios para a saúde são muitos, como melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental”, Lira diz.

“As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seus cheiros podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia. Previnem irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça e absorção de gases tóxicos do ambiente, além de auxiliar no controle da umidade”, completa a paisagista.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Para cultivo dentro de casa, as plantas indicadas são: antúrio, lírio da paz, lavanda, bromélia guzmania e begônia. Já para cuidar no sol, é melhor optar pela mini margaridinha, ixória, cana do brejo, jasmim manga, heliconia rostrata ou bougainville.

Quem desejar ter plantas na sombra, por sua vez, deve escolher entre as beijinho de jardim, lírio da paz (sim, ela é versátil!), violeta, flor de maio, orquídea borboleta e peperomia carperata.

Para que as flores tenham vida longa dentro de casa, Rayra destaca que o principal cuidado para fazer as flores durarem é quanto a água. “A dica primordial é nunca molhar as flores porque apodrecem com mais facilidade”, ela alerta. “Sempre quando for molhar, foque na terra e deixe escorrer sem o pratinho para evitar que fique água acumulada nele. Porque se você deixar a água no prato, a planta continua bebendo água constantemente”, completa.

Também é importante também regar na hora certa. Os horários indicados são na parte da manhã, entre 8h e 9he na parte da tarde, entre 17h e 18h.

“Observe sempre a sua plantinha, tire até fotos para ter uma noção do crescimento dela. Um bom indicador é observar as raízes saltando para fora da terraoutro é observar se há rachaduras ou estofamento do vaso. Isso indica que ela precisa de espaço”, comenta Rayra Lira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s