Como cultivar sua salada em vasos?

Plantar o próprio alimento não depende de um quintal grande: é possível fazer uma horta em vasos, aproveitando varandas e janelas

Por CicloVivo Atualizado em 12 dez 2021, 17h10 - Publicado em 14 dez 2021, 19h00
iStock/CicloVivo

Por Portal Vida Livre

Ao contrário do que muita gente imagina, alguns legumes e verduras não precisam ser obrigatoriamente plantados em jardins ou quintais, existem cultivos que podem ser feitos em varandas de apartamentos ou janelas – e são uma ótima alternativa para quem mora em locais que têm pouco espaço.

We Heart it/Reprodução

A seguir, você irá aprender como se deve plantar e os cuidados que deve ter ao decidir cultivar hortaliças em casa. Afinal, por mais que todas essas plantas possam ser cultivadas em vasos, elas necessitam de cuidados diferentes.

Entre as verduras e legumes podem ser plantados em vasos estão o alface, a abobrinha, ervilha, beterraba e até mesmo tomate. Com algumas dicas é possível ter uma horta em casa, mesmo com pouco espaço.

Como plantar verduras e legumes em vasos?

 

Tookapic-Pixabay/CicloVivo

Para aprender a plantar verduras e legumes em vasos, é preciso fazer uma série de escolhas, desde o tipo de vaso até a iluminação que as plantas precisam para se desenvolvam da melhor forma possível. Confira!

Como escolher o vaso?

 

Alessandra Okazaki/Minha Casa

Embora seja possível plantar verduras e legumes em vaso, eles não podem ser cultivados em qualquer vaso. Existem alguns vasos que não devem ser usados, pois podem prejudicar as hortaliças. Desse modo, você pode plantar em vasos de plástico e de argila, sendo que o último necessitará de mais cuidados, mas ambos precisam ser grandes.

De um modo geral, é importante que você evite vasos de madeira e que tenham uma cor escura, pois os de madeira podem soltar algum composto químico e os na cor preta, por exemplo, absorvem muito o calor.

Condições do solo

 

Na horta montada em vasos, há ervas como cebolinha, manjericão, tomilho e salsinha. Eduardo Pozella/Eduardo Pozella

Por mais que as hortaliças não sejam exigentes em relação ao local do plantio e se desenvolvam bem em vasos, elas são exigentes em relação ao solo. O melhor tipo de mistura de solo para suas plantas é uma parte de húmus e a outra de musgo, misturas orgânicas para solo.

Você consegue encontrar este tipo de adubo com facilidade em viveiros, em lojas especializadas em materiais para jardinagem e até mesmo em casas de agropecuária. Há ainda a possibilidade de você comprar as misturas prontas, o que é mais prático.

Umidade

 

Ciclo Vivo/Getty Images

Além dos cuidados ao escolher o tipo de vaso e o solo, é importante ter cuidado com a quantidade de umidade que as verduras e legumes irão receber. Regar é um ato muito importante para que as plantas se desenvolvam, afinal, sem água elas não têm como absorver os nutrientes do solo.

Além disso, ao regar com frequência você garantirá que o solo fique sempre úmido, protegendo a planta das altas temperaturas. Se você não tem tempo de regar suas plantas todos os dias, você pode instalar um sistema de irrigação por gotejamento.

Iluminação

 

Rain Yan-Unsplash/CicloVivo

Assim como as demais plantas, a sua horta nem sempre pode pegar muito sol. É importante antes de plantar qualquer tipo de planta, levar em consideração se a verdura e legume necessita de muita ou pouca luz do sol.

Continua após a publicidade

Veja também

Por isso, pode ser que a sua planta necessite de sol pleno, isto é, ficar exposta ao sol por no mínimo 7 horas. As meia-sombra são as que precisam de apenas 3 horas de sol, depois podem receber a luz indiretamente, já as que vivem bem na sombra precisam de pouca iluminação, sem incidência direta do sol.

Melhores verduras e legumes para cultivar em varandas

Agora que você já sabe como escolher um vaso e como deve ser o solo, chegou a hora de saber como cultivar cada uma das verduras e legumes em sua varanda.

Abobrinha

 

Pixabay/CicloVivo

Para plantar a abobrinha, você precisará dos seguintes materiais: um vaso de 40 por 40 cm, perlitas para ajudar a planta a enraizar, 50% de terra adubada em matéria orgânica, 40% de húmus de minhoca, 10% de areia e sementes de abobrinha. Além disso, o vaso deve ter capacidade para no mínimo 15 litros.

Em relação a luminosidade, esse é um tipo de legume que necessita de sol pleno, ou seja, cerca de 5 horas de sol por dia. Lembrando que o sol das 9 às 16 horas é prejudicial para qualquer tipo de planta.

Beterraba

 

Pixabay/CicloVivo

Por se tratar de um legume, a beterraba precisa ser plantada em um vaso fundo, logo a parte comestível se desenvolverá demais da terra, assim como a abobrinha. Sendo assim, na hora de escolher um vaso, opte por um que tenha cerca de 30 cm de profundidade.

Durante o cultivo, a beterraba precisa estar em um local onde a temperatura chegue no máximo a 29°C. O solo precisa ser rico em potássio e boro, além de receber luz direta por cerca de 6 horas, o seu solo precisa sempre estar úmido.

Rabanete

 

Pixabay/CicloVivo

O tempo de cultivo do rabanete é muito rápido, cerca de 3 a 6 meses. Esse legume pode ser plantado na primavera ou outono. Por ser um legume pequeno, ele se desenvolve facilmente em um recipiente de até 15 cm de profundidade.

Com o solo rico em nutrientes, plante as sementes e depois regue para que o solo fique úmido. Para que a planta se desenvolva rapidamente, deixe cerca de 6 a 8 horas no sol.

Ervilha

 

Pixabay/CicloVivo

As ervilhas são grãos que gostam de temperaturas amenas, entre 13 a 18 graus. Temperaturas muito altas podem impedir que elas cresçam, por isso o ideal é que sejam plantadas no início da primavera. Em relação à luminosidade, essa planta precisa de sol pleno, pelo menos 6 horas de sol.

Por ser uma planta que gosta de temperaturas amenas, é importante deixar sempre o solo úmido, mas cuidado: não deixe encharcado de água, pois pode apodrecer a raiz. Para saber se o solo está úmido basta colocar o dedo no solo.

Cenoura

 

Pixabay/CicloVivo

Para plantar cenouras, você precisará de vasos fundos, a partir de 25 cm, logo o legume crescerá para debaixo da terra. É importante plantar as sementes com uma distância de 5 a 7 cm de distância, depois de plantar regue, e tenha sempre cuidado para não deixar o solo encharcado.

Após plantar, as cenouras estarão prontas para colher entre 75 a 100 dias. Assim como as demais hortaliças, a cenoura também precisa de sol direto, caso contrário não crescerá saudável. Além disso, mantenha o solo sempre leve, com um adubo orgânico que não seja pesado.

Veja a matéria completa e mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!

Continua após a publicidade

Publicidade