Como plantar e cuidar de lírio-da-paz
Capazes de deixar qualquer ambiente mais bonito, veja como cuidar de um lírio-da-paz em casa:
Os lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) são plantas populares, lindas e cheirosas, que podem ser cultivadas tanto em vasos quanto em jardins. A paisagista Renata Guastelli ensina tudo sobre como cultivar essa flor que purificar o ar.
Lembrando que é preciso ter cuidado com pets e crianças, já que o lírio-da-paz é toxico.
Como plantar lírio-da-paz
Renata explica que os lírios podem ser plantados a partir de bulbos ou de mudas. “Os bulbos devem ser enterrados a uma profundidade de cerca de 10 cm, com a ponta voltada para cima. Eles devem ser plantados em um solo bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH neutro ou levemente ácido. Os lírios gostam de sol pleno ou meia sombra, mas não toleram calor excessivo. O espaçamento entre os bulbos deve ser de 15 a 20 cm”.
Qual o melhor vaso para plantar lírio-da-paz
Os vasos mais adequados para plantar essa flor são aqueles com furos de drenagem na parte inferior e tamanho proporcional ao número de bulbos. “Um vaso muito pequeno pode limitar o crescimento dos lírios e um vaso muito grande pode favorecer o acúmulo de água no solo”, comenta.
Como regar lírio-da-paz
“Os lírios precisam de regas regulares, mas sem encharcar o solo. O ideal é manter o solo úmido, mas não molhado. A frequência das regas depende do clima e da estação do ano, mas em geral é recomendado regar duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno“, afirma Renata.
Como adubar seu lírio-da-paz
Em se tratando de adubação, o foco deve ser na época da floração. “Você pode usar um adubo específico para flores ou um adubo orgânico, como húmus de minhoca ou farinha de osso. A adubação deve ser feita a cada dois meses, seguindo as instruções do fabricante”, diz a paisagista.
Como podar lírio-da-paz
A poda dos lírios é simples: basta cortar as flores murchas para estimular novas florações e evitar doenças. Você também pode cortar as folhas secas ou amareladas, mas sem retirar todas as folhas, pois elas são importantes para a nutrição da planta.
Dicas da paisagista para pragas e doenças
“Os lírios são flores delicadas e sensíveis a pragas e doenças. Por isso, é importante observar a planta regularmente e tomar medidas preventivas ou corretivas se necessário. Algumas pragas que podem atacar os lírios são os pulgões, as cochonilhas, as lagartas e os caracóis. Você pode combater essas pragas com inseticidas naturais ou químicos, sempre seguindo as recomendações do rótulo. Algumas doenças que podem afetar os lírios são o míldio, a ferrugem, a antracnose e o mofo cinzento”, explicita Renata. Ela também afirma que é possível prevenir essas doenças com fungicidas naturais ou químicos.