O antúrio é uma espécie perene nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul. São plantas tão diversas e únicas que qualquer um pode encontrar uma espécie que se adapte às suas preferências!
Essa é uma das razões pelas quais muita gente gosta de cultivar essas plantas em casa. No entanto, pode ser bastante complicado cuidar de antúrios.
Por isso, no guia de hoje, falaremos sobre os tipos mais populares de antúrios que você pode encontrar.
Características do antúrio Anthurium é o maior gênero da família Araceae, com cerca de mil espécies. Cresce como epífita ou semi-epífita, em fendas de rocha ou em solo raso e calcário. Este gênero inclui plantas terrestres também.
Todas as espécies de antúrio são venenosas. A maioria dos sintomas de envenenamento desaparece depois de um tempo, mas ainda é recomendável mantê-los fora do alcance de crianças e animais de estimação.
O nome Anthurium vem das palavras gregas anthos que significa flor e oura que significa cauda. Essas plantas são mais conhecidas também a flor do flamingo devido à cor ardente de suas flores de cera em forma de coração. As grandes folhas coriáceas são geralmente em forma de coração, ovais ou alongadas. O antúrio é uma espécie atrativa para todos os colecionadores de plantas raras.
Simbolismo do Antúrio
Acredita-se que o antúrio simboliza o amor e a felicidade da família. De acordo com o Feng Shui, a planta é um dos fatores essenciais para criar um equilíbrio perfeito em casa! O Feng Shui é uma antiga ciência chinesa que trata da harmonização do espaço vital.
Essas espécies têm um grande efeito sobre as pessoas, e a presença delas pode acalmar uma pessoa e limpá-la de pensamentos negativos. Por isso, essa beleza tropical tem o poder de harmonizar sua casa e relacionamentos próximos.
O próprio antúrio é um reflexo do seu estado mental, por isso acredita-se que, se murchar, é hora de algum auto-aperfeiçoamento!
Vamos dar uma olhada em algumas das variedades de antúrio mais comuns:
1. Anthurium Andraeanum
2. Anthurium Scherzerianum
3. Antúrio Amnicola (Tulipas Antúrios)
4. Anthurium Superbum
5. Anthurium Hookeri
6. Anthurium Radicans
7. Anthurium Pedatoradiatum
8. Anthurium Coriaceum
9. Anthurium Clarinervium
10. Anthurium Crystallinum
11. Anthurium Faustomirandae
12. Anthurium Gracile
13. Anthurium Bonplandii
14. Anthurium Salgarense
15. Anthurium Schlechtendalii
16. Anthurium Bullatus
17. Anthurium Magnificum
18. Anthurium Jenmanii
19. Anthurium Clavigerum
20. Anthurium Pendulifolium
21. Anthurium Luxurians
22. Anthurium Vittarifolium
23. Anthurium Crystallinum ‘Doroyaki’
24. Anthurium Splendidum
25. Anthurium Corrugatum
26. Anthurium Rotundistigmatum
27. Anthurium Forgetii
28. Anthurium Friedrichsthalii
29. Anthurium Villenoarum
30. Anthurium Podophyllum
31. Anthurium Metallicum
32. Anthurium Rugulosum
33. Anthurium Wendlingeri
34. Anthurium Regale
35. Anthurium Marmoratum
36. Anthurium Balaoanum
37. Anthurium “Ace of Spades”
38. Anthurium Warocqueanum (Queen)
39. Anthurium Veitchii (King)
40. Anthurium Papillilaminum
41. Anthurium Ovatifolium
42. Anthurium Cutucuense
Cuidados com Antúrio
Solo
Anthurium gosta de um substrato bem drenado, leve e solto. É desejável colocar uma camada de drenagem como seixos ou cascalho no fundo do vaso. É adequado usar uma mistura de partes iguais de perlita, turfa e pedaços de carvão.
Fertilizante
O antúrio é sensível a fertilizantes que contêm carbonatos, por isso devem ser evitados. Se você deseja ter uma planta de flores e folhas exuberantes, alimente-a regularmente durante o período de vegetação, de outubro a março, duas vezes por mês.
Use fertilizante orgânico para plantas com flores. Com cuidado, os antúrios podem crescer e florescer por muitos anos.
Luz solar
Luz indireta ou sombra parcial é ideal. Nunca o exponha à luz solar direta, pois pode queimar as folhas.
Para ajustar a quantidade de luz que sua planta recebe, você pode colocar cortinas transparentes na janela e dosar a quantidade de luz com base nas condições climáticas.
Água
O antúrio precisa de rega regular, de preferência nas primeiras horas da manhã. O solo deve ser regado abundantemente e deixado secar até a próxima rega. Recomenda-se regar com água estagnada ou fervida quando o solo estiver completamente seco.
No inverno, deve ser regada uma vez a cada 10 a 12 dias, e no verão uma vez a cada três dias. Uma vez por semana, toda a planta pode ser lavada com um pano úmido ou um banho suave. O aparecimento de folhas amarelas e secas ocorre por excesso ou falta de água.
Umidade e Temperatura
A temperatura ideal para o cultivo de antúrio varia de 15°C a 30°C. A temperatura da sala em que está localizada deve ser estável, sem grandes flutuações, pois uma queda repentina de temperatura causa a decomposição da planta.
Durante o inverno, a temperatura não deve cair abaixo de 14°C. Ao notar o murchamento das folhas nos antúrios, é necessário deslocar a planta, pois certamente está em local muito frio.
Dada a origem do nosso antúrio, devemos proporcionar-lhe condições de vida adequadas. Isso inclui a umidade acima de 50%.
As folhas devem ser pulverizadas ocasionalmente com água fervida ou estagnada. Durante o período de estagnação, as folhas não devem ser molhadas.
No verão, quando o calor é grande, pode ser pulverizado várias vezes durante o dia, e no inverno, uma vez ao dia, quando o ar da sala está seco.
Replantação
As plantas jovens devem ser transplantadas uma vez por ano, em outubro ou novembro, antes do início da vegetação. As plantas mais velhas são replantadas uma vez a cada três anos, em um vaso um pouco maior.
O pote deve ser feito de plástico ou barro. Não deve ser muito grande ou profundo, pois as raízes preferem ficar compactas. É desejável preparar substrato fresco com uma camada de drenagem e limpar as raízes do solo antigo.
Poda
Esta espécie requer podas ocasionais porque as mantém saudáveis e elimina as folhas infectadas ou danificadas. A poda depende da condição geral de sua planta mais do que a estação.
Examine a planta para ver se alguma parte parece insalubre, como folhas marrons e quebradiças que são candidatas à remoção.
Corte as folhas murchas ou mortas na base do caule. Caso sua planta pareça um pouco espessa, você pode remover as folhas velhas para que a planta tenha energia suficiente para que as folhas jovens também recebam nutrientes suficientes.
Propagação
Os antúrios são propagados por sementes na primavera ou dividindo plantas jovens que crescem na base de uma planta grande. É melhor fazê-lo em maio ou junho com as condições certas.
As sementes de antúrio são semeadas no mesmo solo em que a planta adulta foi cultivada. Até que as mudas brotem, os vasos são mantidos em sombra parcial e, quando brotam, são transferidos para ao ar livre. Retire as plantas jovens do solo com as raízes e plante-as em um vaso especial.
O transplante por divisão é feito após a fase de floração. Ao dividir as laterais de uma planta mais velha, certifique-se de que cada parte tenha um sistema radicular e folhas.
As plantas divididas são plantadas em vasos mais rasos e largos, com uma camada de drenagem na parte inferior, e colocadas em uma sala quente onde a temperatura fique acima de 20°C. As plantas jovens devem ser regadas regularmente, de preferência antes do meio-dia, e alimentadas para florescerem no mesmo ano.
Pragas
O antúrio pode ser atacado por vários tipos de pragas, como pulgões, ácaros e tripes. As pragas são muitas vezes perigosas e podem causar danos permanentes. Embora os antúrios sejam espécies muito resistentes, eles podem sofrer ataques de piolhos.
Ao notar depósitos de lã branca nas folhas e caules das folhas, a planta é atacada por piolhos, que você pode controlar com inseticidas ou mecanicamente com algodão embebido em álcool metílico. Limpe suavemente as folhas e repita o processo, se necessário.
Doenças
A podridão radicular e a micose foliar ocorrem na maioria das vezes devido ao ataque de organismos fitopatogênicos, mais precisamente fungos. Se você notar manchas marrons nas folhas, pulverize a planta com fungicidas sistemáticos.
A podridão da raiz é causada por um fungo, e as primeiras mudanças visíveis nas plantas infectadas são o crescimento atrofiado, descoloração das folhas e murchamento das folhas. A raiz é preta.
Esta doença é mais comum no outono e inverno devido a temperaturas mais baixas e muita umidade nas folhas.
A doença da mancha foliar ocorre em condições de umidade relativa aumentada e umidade excessiva do solo. Grandes manchas marrons de forma irregular, nitidamente limitadas por uma borda amarelada, aparecem nas folhas do Anthurium. Proteja a planta usando inseticidas ou fungicidas apropriados.
*Via Smart Garden e Farm Food Family