Continua após publicidade

Como cultivar uma planta chinesa do dinheiro

Veja os cuidados necessários para manter a folhagem bonita durante todo o ano

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 11h30 - Publicado em 29 Maio 2022, 19h00
Pilea peperomioides
(Alamy/Gardeningetc)

Altamente valorizada por suas distintas folhas redondas, a bela planta chinesa do dinheiro (Pilea peperomioides) tornou-se muito popular por sua aparência elegante. Com origem do sul da China, ela tem a fama de trazer sorte para seus proprietários, por isso seu nome.

Esta pequena espécie cresce cerca de 30×30 cm e a folhagem verde brilhante se espalha a partir de um caule central para criar uma cúpula frondosa, então dê bastante espaço para que ela possa desenvolver sua forma natural. À medida que amadurece, ela também pode produzir pequenas flores brancas ou rosa na primavera.

Pilea peperomioides
(Dmitry Marchenko / Alamy Stock Photo/Gardeningetc)

Use sua planta do dinheiro para decorar uma mesa de centro junto com suas outros tipos de interior, ou plante-a em uma cesta suspensa onde você possa admirar as folhas ao nível dos olhos.

No entanto, os peitoris ensolarados serão muito quentes para ela durante os meses de verão, onde os raios fortes podem queimar suas folhas delicadas.

Se você deseja criar uma ideia impressionante de jardim interno, tente trazer também outras mudas da família Pilea que desfrutam das mesmas condições de crescimento, como a Pilea cadierei, que tem folhagem verde escura em forma de lança decorada com padrões.

A seguir, 3 principais dicas para cuidar da planta chinesa do dinheiro:

Cuidados com a rega

Pilea peperomioides
(Evelien DOosje / Alamy Stock Photo/Gardeningetc)

A planta é bastante tolerante à seca e não será afetada se você esquecer de regá-la por uma semana ou mais. Na verdade, ela preferirá negligência a excesso de água, tornando-a uma ótima planta de interior de baixa manutenção. Água demais a levará rapidamente à podridão e à morte precoce.

Continua após a publicidade

Para evitar o composto encharcado, cultive-a em um vaso com orifícios de drenagem na base e, em seguida, coloque-a dentro de um recipiente à prova d’água para exibi-la. Regue apenas quando o topo do composto estiver seco, retirando a muda do primeiro vaso e colocando-a debaixo da torneira sobre uma pia – depois deixe-a escorrer. Reduza a rega no inverno, para que o composto fique apenas úmido.

Evite o excesso

Pilea
(Kulbir/Pexels)

Existem muitas variedades de espécies de interior cuja saúde sofrerá tanto com o excesso de água quanto com a falta. As folhas inferiores da chinesa do dinheiro têm um aspecto naturalmente caído, mas se a muda começar a entrar em colapso, pode ser o resultado de muita ou pouca água.

Se ela recebeu água demais, apenas deixe-a secar em uma placa para drenagem por pelo menos uma semana e replante-a em um recipiente com orifícios na base, se ainda não estiver em um. No entanto, se as raízes começaram a apodrecer, talvez seja necessário descartar a muda. Em caso de seca, apenas siga os passos mencionados anteriormente.

Lugar certo

Pilea peperomioides
(Cavan Images / Alamy Stock Photo/Gardeningetc)

Essa linda espécie cresce em áreas parcialmente sombreadas em regiões montanhosas, ou seja, estão adaptadas para prosperar em um pouco de sol. Na realidade, isso significa colocá-las longe de uma janela.

Geralmente não são muito exigentes com correntes de ar, mas não gostam de áreas próximas a radiadores e outros aquecedores, que ressecam suas folhas. Para manter sua forma, todas as folhas precisam receber a mesma quantidade de luz, então vire a planta toda semana para evitar que ela se estique em direção à janela e fique torta.

Continua após a publicidade
Pilea peperomioides
(SCPRO / Alamy Stock Photo/Gardeningetc)

Ela também precisa de uma quantidade moderada de umidade e crescerá bem na cozinha ou banheiros, dadas as condições de luz adequadas. Em outros lugares da casa, borrife a folhagem regularmente e certifique-se de que a temperatura não caia abaixo de 12˚C no inverno.

Você pode cultivar a espécie ao ar livre no verão em áreas onde as temperaturas noturnas não caem regularmente abaixo de 10 a 12 °C. Apenas não se esqueça de posicioná-la dentro de um vaso com orifícios de drenagem na base e em um local protegido e com sombra, fora do sol direto.

Principais problemas

Pilea
(Karolina Kot/Pexels)

Manchas marrons nas folhas geralmente são causadas por queimaduras, sua muda provavelmente está muito perto de uma janela brilhante ou de um aquecedor. Para corrigir o problema, mova-a para dentro da sala ou coloque uma cortina na janela ou afaste-a da fonte de calor.

Verifique regularmente sinais de pragas e remova todas as partes afetadas imediatamente ou limpe com um pano úmido macio, se puder. As cochonilhas, que parecem pequenas protuberâncias marrons nas folhas, podem ser mais difíceis de remover. Mergulhe um pincel pequeno em álcool e aplique suavemente nas pragas para matá-las. Você pode ter que descartar os ramos fortemente infestados.

Pilea
(Uriel Mont/Pexels)

O oídio, que causa uma camada branca e empoeirada nas folhas e caules, pode ser outro problema muitas vezes causado por uma drenagem ruim. Além disso, tome cuidado para não fertilizar demais suas plantas, o que pode causar um crescimento suave e propenso a essa doença.

Continua após a publicidade

Por que as folhas da minha planta chinesa do dinheiro estão amarelas?

Pilea
(Karolina Grabowska/Pexels)

As folhas de uma planta chinesa de dinheiro podem ficar amarelas por vários motivos: a falta de umidade, muita água ou luz solar insuficiente são alguns. Analise o composto e, se for necessário, regue conforme descrito anteriormente.

Caso contrário, com o composto molhado, remova a muda imediatamente do recipiente à prova d’água, replante-a em um vaso com orifícios na base e deixe-a secar em uma placa de drenagem.

A falta de luz fará com que a folhagem fique amarela pálida e depois branca, o que pode ocorrer naturalmente quando as folhas antigas e inferiores são sombreadas por aquelas acima delas. Isso não é um problema e você pode simplesmente deixá-las cair ou cortá-las para manter uma aparência limpa.

No entanto, se você estiver cultivando em condições de pouca luz, tente encontrar um local um pouco mais claro para ela.

Como as flores podem se desenvolver?

Pilea peperomioides
(Trygve Finkelsen / Alamy Stock Photo/Gardeningetc)

Pequenos caules floridos ramificados podem se desenvolver na primavera, após um período mais frio durante o inverno, o que ocorreria em seu habitat natural.

Continua após a publicidade

Manter sua planta a cerca de 12˚C durante os meses de inverno pode incentivar as pequenas flores a aparecerem. Se você tiver a sorte de vê-las, também poderá notar que elas liberam uma nuvem de pólen, que se depositará e polinizará as flores femininas de sua planta. Pequenas sementes se formarão e você poderá coletá-las para, a partir delas, cultivar novas plantas.

*Via GardeningEtc

  • Relacionadas
Publicidade