Casa Created with Sketch.

As instalações do DW!19 que você não pode perder!

Mais do que exposições e lançamentos, o festival conta com instalações super bacanas. Confira aqui as que você não pode deixar de ver!

 (Divulgação/Casa.com.br)

O último dia 18 marcou o início da oitava edição do DW!, a Semana de Design de São Paulo. Reafirmando o seu compromisso com a promoção da cultura do design e com tudo que ela engloba (arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, tecnologia etc), o festival conta, neste, ano, com diversos eventos independentes e simultâneos, partilhados em vários distritos por toda a cidade.

Mais do que lançamentos de peças de design e exposições, entretanto, a programação do DW! apresenta instalações que permitem o público a ter um contato maior e mais sensorial com este universo. Confira, a seguir, algumas delas:

Às vezes me sinto tão pequeno | Estar Móveis

Propondo uma reflexão sobre o Cosmos, a Estar Móveis apresenta a exposição Às vezes me sinto tão pequeno. De curadoria de Felipe Morozini, a instalação interativa e sensorial busca levar o público a uma viagem exploratória ao desconhecido, com questionamentos sobre a realidade, o espaço, o tempo e a escala.

Participam da construção do espaço Artur Lescher, Gabriela Garcia, Liliane Porter, Motta & Lima, Nazareno, Regina Silveira, Rochelle Costi, Zanini de Zanine e Zieta.

A exposição, disponível entre os dias 18 e 25 de agosto, conta ainda com visitas guiadas por monitores e uma agenda de talks. De segunda a sexta, o horário de visitação é das 11h às 18h, no sábado das 11h às 17h, e domingo, das 12h às 17h. Você pode conferir mais informações aqui.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1080.


FAS Iluminação | Estúdio Brasil Ingo Maurer

Outra belíssima instalação exposta no DW!19 é a do designer Ingo Maurer, no showroom da FAS Iluminação. A experiência sensorial tem início no túnel de acesso à obra, que remete aos casulos das borboletas – inseto escolhido para inspirar o lighting do profissional.

Mas o verdadeiro auge da instalação está no primeiro andar, onde várias luminárias recebem o visitante e lhe causam a impressão de estar rodeado por borboletas.

A instalação está aberta entre os dias 19 e 24 de agosto – de segunda a sexta, das 10h às 19h, e no sábado, das 10h às 14h.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 413.


(RE)LUZ! | Feira na Rosenbaum

Em pleno anexo da Galeria Millan, a Feira na Rosenbaum reafirma sua atenção à ressignificação de materiais e pensamento do upcycling. Pela primeira vez em uma galeria, o evento – de curadoria de Cris Rosenbaum – convidou, nesta edição, 13 designers a criarem luminárias com resíduos de seus próprios trabalhos.

O resultado foi a (RE)LUZ!, uma instalação que convida o visitante a repensar e ressignificar objetos. Vale a pena conferir!

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1360.


Make up your Heart/Arcah | Ornare

A Ornare realiza, durante o DW!19, uma nova edição da ação beneficente Make up your heart / Arcah, através da qual 25 arquitetos e designers customizaram um coração de madeira certificada.

Durante a abertura da exposição, os convidados puderam dar lances e adquirir as obras pelo valor mínimo de R$1.018 cada peça. A partir desta renda, a ARCAH busca reintegrar pessoas em situação de rua à sociedade.

Sob curadoria de Ricardo Bello Dias, diretor de arte da Ornare, as obras expostas no showroom marca podem ser conferidas até o dia 25 de agosto.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1101.


BOOMSPDESIGN

Nesta edição, o fórum BOOMSPDESIGN ocorre no Lounge Bienal e traz instalações que você não pode deixar de ver: uma delas foi criada pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, e surpreende o público com 10 mil folhas de papel pendentes no teto.

Harry Allen, eleito o designer do ano do fórum, apresenta duas instalações imperdíveis: o seu famigerado Bank In The Form Of A Pig, um banquinho em forma de porco; e a Vagalume, reproduzida com peças 3D fabricadas no Brasil.

Além dos dois artistas, expõe no espaço, também, o designer Rodrigo Ambrósio. Sua composição sensorial, chamada Vento Nordeste/Alagoas foi inspirada nas pérgolas sombreadas, nos varais e na cultura de tecelagem alagoanos.

A BOOMSPDESIGN ocorre entre 19 e 21 de agosto, na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.


Jardim Suspenso | Casa de Vidro

View this post on Instagram

From August 10 through September 20 the Campana Brothers present the site-specific “Suspended Garden” at @institutobardi, the iconic residence of architect Lina Bo Bardi, who played a key inspirational role to Fernando and Humberto throughout their careers. Inspired by the house’s lush landscape, the piaçava columns create a dialogue between built and nature. Also on display is the newly launched “Desconfortáveis” miniatures from their debut collection from 1989, with ten different models available for ordering through @institutocampana – all the proceeds will go towards supporting the institute’s social programs. For more information go to www.institutobardi.org.br “Jardim Suspenso” has master sponsorship by @firmacasa and production sponsored by @amazoniamoveis Creative team: @humberto_campana #FernandoCampana @danielkini campanabrothers #irmãoscampana #campana35years

A post shared by Estudio Campana (@estudiocampana) on

Parte do circuito DW! deste ano e grande homenagem aos 35 anos do Estudio Campana, a instalação Jardim Suspenso, dos irmãos designers, está à mostra na Casa de Vidro do Instituto Bo Bardi.

A obra busca trazer a natureza para dentro da arquitetura e contrapor o espaço interno e externo da residência projetada e habitada por Lina Bo Bardi, grande referência para os irmãos.

A instalação estará exposta do dia 15 de agosto a 20 de setembro de 2019, de quinta a sábado nos horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30min; no endereço rua General Almerio de Moura, 200.


Uniflex | Modernos Eternos e MADE

View this post on Instagram

Modernos Eternos 2019 @chrisschmaldonado 📷

A post shared by Maximiliano Crovato (@maximilianocrovato) on

A Uniflex também expõe instalações, com obras do arquiteto Maximiliano Crovato em oito ambientes da Modernos Eternos e na MADE.


Vejo flores em você | Casapronta

A arquiteta Juliana Pippi também expõe uma instalação na Semana de Design de São Paulo, com a ideia de transformar o espaço em um ponto instagramável super floral.

A obra, chamada Vejo flores em você, está exposta no showroom da Casapronta Quartos, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.292.


Real Rain | Kohler

View this post on Instagram

Ai ai ai ai…Do que a gente precisa? Tomar um “Banho de Chuva” 💃🏼 Cenografia do meu querido @newtonlimaoficial na @kohlerbrasil para a @designweekendsp. O Design Weekend é um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial, ao longo de uma semana. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms. Saiba mais: www.designweekend.com.br #designweekendsp #designweekend2019 #kohler #gabrielmonteirodasilva #cenografia #luandco

A post shared by LU PIGNATARI 🐎 (@luandcompany) on

Outra instalação super instagramável é o banheiro sensorial produzido pela Kohler e concebida pelo designer de interiores Newton Lima. Rodeado de plantas, o conjunto remete ao ambiente natural da chuva de verão.

Os visitantes podem se equipar com capas, galochas e guarda-chuvas disponibilizados no local, posar entre os chuveiros e fazer seu clique.

A Real Rain está na Kohler Experience Center, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 663.


Poltronas Flutuantes | Artefacto

A exposição Poltronas Flutuantes, de cenografia de Felippe Crescenti e design de Sergio Matos, é mais uma que você não pode perder. Como o próprio nome já diz, a obra conta com assentos que flutuam, pendentes em uma floresta de tecidos levíssimos, sobre um piso de pedras brancas.

A exposição está em cartaz na Artefacto B&C da Avenida Brasil,1.823. O designer assina também outra instalação, desta vez com a DonaFlor Mobília. Chamada Chuva de Cordas, a obra presta homenagem aos povos indígenas e sua relação com a água.   


Lui | Casa Brasil Eliane

A instalação Lui, na Casa Brasil Eliane, também entra na rota da Semana de Design de São Paulo. Pensada pela cenografista botânica Gabriela Nora, a obra compõe o palco do lançamento da Daybed Onda (DonaFlor) e convida ao relaxamento por meio da conexão com o universo das plantas.

Você pode conferir a instalação na Av. Brasil, 526.


E aí, gostou? Saiba que o DW!19 conta com mais de 300 atividades e que as instalações são apenas uma pequena porção delas. Para ficar por dentro de tudo que anda acontecendo nos eventos, clique aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s