Continua após publicidade

Tudo verdinho: como combinar o tom e criar decorações incríveis

O verde é muito democrático e permite inúmeras combinações belas. Elencamos aqui as melhores para decorar a sua casa:

Por Redação
Atualizado em 25 set 2024, 23h24 - Publicado em 13 ago 2021, 13h00
Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, sala de estar, sofá branco, parede verde, luminária de parede.
 (Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)
Continua após publicidade

O que seria do mundo – e das casas – sem as cores? São elas que orientam o décor dos nossos lares, as opções de moda e a expressão dos humores e sensações.

E o melhor de tudo isso é que as possibilidades de combinação entre elas são inúmeras! Claro que cada um tem uma cor preferida diferente e também curte um mix de tons diferentes.

Arquiteta cria portas de serralheria e vidro canelado para cozinha de casa de 200 m². Projeto de Duo Estúdio Arquitetura. Na foto, quarto, cabeceira verde.
(Fotógrafa: Raiana Medina/Produção visual: Estúdio Cabe/Divulgação)

Mas combinar um tom neutro com uma cor ousada é uma coisa. E encontrar uma cor complementar para um tom mais escuro é um desafio totalmente diferente. Pensando nisso, trouxemos dicas de quais são as melhores cores para combinar com o verde.

Apesar de ser abundante na natureza, por alguma razão o verde é muito menos frequentemente usado para interiores de casa quando comparado a cores como azul e amarelo.

Refrescante, calmante e energizante, ele causa um impacto quase todas as vezes. Seus muitos tons, que vão do verde profundo e oliva ao verde menta e pastel, garantem que você tenha uma grande variedade para escolher – optando pelo tom que se adapta ao tamanho e estilo do ambiente. Confira algumas cores que farão uma bela combinação:

Continua após a publicidade

Calor do amarelo

Loft charmoso tem cozinha/copa com cara de fazenda e ladrilhos exclusivos. Projeto de Cacau Ribeiro para a CASACOR SP 2024. Na foto, sofá de couro amarelo, quadros.
Projeto de Cacau Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/Divulgação)

Amarelo e verde é uma combinação fácil de usar mesmo nos menores cômodos. É uma dupla inspirada na natureza; as cores de uma brilhante manhã de verão em um lindo campo verde!

Veja também

Adicionar estes tons a uma sala traz um equilíbrio de brilho e alegria, juntamente com serenidade e calma. A tendência mais comum com essa combinação de cores é escolher um fundo amarelo relaxante para o ambiente e completar o espaço com toques verdes claros.

Continua após a publicidade

Elegância azul e verde

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, canto alemão, cadeiras de acrílico verde.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

O azul é uma cor perenemente popular e o verde ajuda a acentuar essa beleza em um ambiente neutro. Os tons de azul e verde podem ser facilmente combinados em ambientes com vários estilos – do moderno e praiano ao rústico.

O verde é uma cor mais neutra em relação ao gênero quando comparado ao azul (que muitas vezes está relacionado a espaços masculinos afe) e isso abre uma ampla gama de opções de decoração.

Resgate com o branco

Tecidos na decoração: um guia de como aplicar nos móveis, almofadas e revestimentos. Projeto de Korman Arquitetos. Na foto, sala de estar com sofás brancos e detalhes verdes.
(Gui Morelli/Divulgação)
Continua após a publicidade

Praticamente não se fala disso, mas sabemos que qualquer cor clara associada a um fundo branco costuma ser a nossa primeira escolha para interiores.

No caso do verde, simplesmente não há como essa abordagem dar errado. Combinadas, as cores oferecem um equilíbrio visual necessário, especialmente em espaços pequenos.

Mistura de verde e cinza deslumbrante

Escada de serralheria branca leva a mezanino com sala de TV e home office em apê. Projeto de Natália Lemos. Na foto, quarto infantil, cabeceira de marcenaria verde.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Não está satisfeito com o branco em sua casa? Não se preocupe, pois o tom neutro mais quente da década vem em seu socorro. Cinza e verde não é uma combinação de cores particularmente “natural”, mas pode ser incrivelmente charmosa quando feita corretamente com os tons certos.

Continua após a publicidade

O ideal é ficar longe de cinzas mais profundos e manter o tom de verde mais escuro. Ambas as cores têm a tendência de escurecer ligeiramente a sala e, portanto, é importante escolher tons adequados e uma iluminação inteligente.

Rosa e verde

Jardim vertical de avencas com neon personalizado dá energia alegre para este apê. Projeto de Lar Monde Arquitetura. Na foto, home office, parede rosa clara, armário verde, bancada branca.
(Robson Figueiredo/Divulgação)

Isso pode ser uma surpresa para aqueles que não seguem regularmente as tendências de decoração, mas o rosa combinado com o verde é definitivamente uma dupla de cores que está se destacando na tabela de tendências.

Os rosas quentes como o fúcsia são especialmente populares nesse aspecto e a combinação traz um toque de elegância feminina.

Continua após a publicidade

* Via Decoist

  • Relacionadas
Publicidade