Continua após publicidade

3 queridinhos da decoração que não são tão indicados assim

Veja alguns "contras" de tendências da decoração antes de incorporá-las.

Por Editado por Ana Harada
24 set 2024, 13h00
3 queridinhos da decoração que não são tão indicados assim. Na foto, palhinha.
 (artempodrez/Pexels)
Continua após publicidade

No universo do design de interiores, algumas tendências aparecem e reaparecem. Sempre tem um espaço a mais nas pastas do Pinterest, mas nem tudo que reluz é ouro. Algumas tendências podem se revelar, com o tempo, escolhas difíceis de se mantar no dia a dia.

Priscila Poli, designer de interiores especialista em casa de férias e head designer à frente da Casamar, pontuou queridinhos da vez, e explorou os pontos negativos de cada um.

E esclarece: os itens abaixo podem ser escolhidos para o projeto. Esta não é uma lista de “proibidos”, mas deve se ter atenção redobrada quando feita a decisão. “Consciência das escolhas é sempre o primeiro passo

1. Metalizados

CASACOR SP: Ambiente tem banheiro em estilo cápsula de inox. Projeto de SALA2 Arquitetura. Na foto, banheiro em estilo cápsula de inox
Neste projeto do escritório SALA2 Arquitetura, os painéis de inox formam o lavabo. Esse detalhe deixa o ambiente visualmente mais interessante. O metal é balanceado pelo revestimento de madeira. Tecidos no restante do projeto garantem o conforto térmico e acústico. (MCA Estudio/Divulgação)

Brilhantes, modernas, com um quê de futurismo, as superfícies metalizadas ganharam os interiores, principalmente no estilo industrial. Contudo, será que todo esse esplendor dura? A especialista elenca “contras” do material. Ele deixa o espaço mais frio, facilita que apareçam “marcas de dedos” (das digitais) e afeta no isolamento acústico do ambiente.

A sugestão é incorporá-lo em detalhes – como portas, janelas, escadas, esquadrias ou pergolados – ou em espaços em que não há muita permanência. Em relação à sensação de aconchego do ambiente, a serralheria, de maneira geral, pode ser equilibrada com outros elementos decorativos.

Continua após a publicidade

2. Palhinha

Palhinha, madeira e pedras dão toque boho a esta casa de 130m². Projeto de NOSSA Casa Arquitetura. Na foto, sala de jantar com mesa oval de madeira, luminária de palhinha e cadeira com encosto de palhinha.
Neste projeto de NOSSA Casa Arquitetura, a palhinha foi escolhida para trazer um estilo praiano e boho para a casa. (Cacá Bratke/Casa.com.br)

Quem nunca suspirou ao ver um móvel de palhinha? Parece perfeito para trazer o clima praiano para dentro de casa.

Mas, como um lindo jardim que exige cuidados constantes, a palhinha demanda atenção e dedicação. “Temos essa busca natural pelo orgânico, e é quase instintivo. Mas não podemos ignorar que esses materiais, tão delicados, podem não resistir ao uso cotidiano”, pontua Priscila.

Para incorporar a palhinha na decoração, é necessário cuidado com a limpeza. “A palhinha deve estar sempre 100% seca, sem nenhum foco de umidade – a mínima que seja já pode trazer consequências irreversíveis à fibra. E também deve ser limpa com muito cuidado e leveza, qualquer força adicional pode começar a dar “sinais de cansaço” na trama”, finaliza Priscila.

Continua após a publicidade

3. Closet sem portas

Arquiteta cria portas de serralheria e vidro canelado para cozinha de casa de 200 m². Projeto de Duo Estúdio Arquitetura. Na foto, quarto, closet aberto.
Projeto de Duo Estúdio Arquitetura. (Fotógrafa: Raiana Medina/Produção visual: Estúdio Cabe/Divulgação)

No Pinterest, os closets sem portas surgem como um convite à liberdade. Expostos e organizados, eles são a solução para quem busca um visual mais leve, despojado e que barateia o custo dos projetos. Além disso, eles economizam espaço em projetos compactos.

No entanto, a Casamar alerta para os desafios dessa opção. “A exposição constante das roupas e objetos exige uma organização impecável e uma limpeza frequente. E o mais importante: suas roupas estarão suscetíveis à poeira e à luz”, explica Priscila.

Ao optar por esse modelo, é preciso ter em mente que a rotina de arrumação será uma constante.

Publicidade