Casa Created with Sketch.

12 dicas para ter uma decoração no estilo boho

Plantas, cores vibrantes, texturas naturais e mistura de estampas estão entre as ideias que combinam muito bem com esse tipo de décor

Você gosta de misturar cores, estilos e estampas na decoração dos ambientes? Então, o boho foi feito para você. Marcado pela exuberância, esse estilo de decoração é democrático, versátil e permite as combinações que você quiser. Além disso, alguns elementos, como peças coloridas, tapeçarias, papel de parede e plantas, são capazes de criar essa atmosfera facilmente. Por isso, separamos algumas dicas para você copiar já logo abaixo!

 

Cores, muitas cores

Sala de jantar com parede verde e cadeiras coloridas

 (reprodução/Vtwonen)

Cores vibrantes e estampas alegres são a cara do estilo boho. E, nesse quesito, as misturas estão liberadas. Aqui, almofadas de estampas variadas, paredes e teto coloridos, piso desenhado e móveis de diferentes tons e modelos criam uma decoração personalíssima.

 

Peças de parede

Ambiente de estilo boho com decoração natural

 (Oiamo/Instagram)

As texturas naturais e as peças artesanais são muito bem-vindas em uma composição de estilo boho. Aqui, as franjas de macramê, feitas pelo estúdio Oiamo, resgatam a ancestralidade.

 

Aposte nas suculentas

Suculentas em vasos sobre mesa

 (reprodução/Vtwonen)

Fáceis de cuidar, as suculentas são plantas que logo remetem ao estilo boho. Elas podem ser encontradas de vários formatos e possibilitam a criação de diversos arranjos, como este da foto. Aqui, os vasos foram agrupados em cestos e suportes diferentes.

 

Peças artesanais

Corredor decorado com tapete de tricô

 (Srta.Galante Decor/Instagram)

Outra ideia de como usar peças artesanais na decoração é apostar em um tapete de tricô ou crochê feito à mão. Na foto, uma peça desenvolvida pelo estúdio Srta.Galante Decor em um formato contemporâneo. Círculos coloridos foram agrupados em uma única peça, criando um visual fluido e despojado.

 

Mistura de estampas

Quarto decorado com diversas estampas

 (Ideal Home/Instagram)

Em vez de escolher apenas uma estampa para decorar o ambiente, escolha várias! O segredo da mistura ideal está em balancear o tamanho dos desenhos e equalizar as cores de cada um deles, como neste quarto. Repare que as estampas seguem o mesmo estilo nas almofadas, roupas de cama, papel de parede e cortinas.

 

Móveis de fibras naturais

Canto de descanso com paredes verdes e cadeira de balanço de vime

 (Wehkamp/Instagram)

Os móveis feitos de fibra natural também ajudam a trazer a atmosfera boho para o ambiente, como neste canto de relaxamento. Aqui, a cadeira de balanço feita de madeira e vime é a peça principal da composição, que foi complementada com hangers de macramê e planta suspensas.

 

Se jogue na rede!

sala com rede pendurada perto da janela

 (reprodução/Vtwonen)

Com um estilo mais despojado, as redes são ideais para compôr uma área de estar ou de descanso em uma decoração boho. E você pode apostar em uma peça feita à mão, por exemplo, ou com estampa tie-dye, como esta da foto. Para completar o espaço, coloque algumas revistas e livros ao lado.

Macramê em tudo

quarto com cortina de macramê

 (Urban Outfitters Home/Instagram)

Peças feitas por meio da técnica de macramê têm tudo a ver com o estilo boho. Além dos tradicionais hangers, ela pode dar forma à cortinas como esta da foto acima, que funciona com divisória de ambientes. Um aspecto interessante dessa ideia é que a cortina setoriza os espaços no quarto sem comprometer a luminosidade.

 

Papel de parede estampado

lavanderia com papel de parede estampado

 (Jungalow/Instagram)

Uma maneira rápida de adicionar estampa no ambiente é apostar em um papel de parede. Nesta lavanderia, o revestimento serve como pano de fundo para receber o colorido dos eletrodomésticos e acessórios.

 

Cama baixa + tecido na parede

quarto com lenço estampado decorando a parede

 (Urban Outfitters Home/Pinterest)

O combo cama baixa e tecido estampado na parede é uma bela combinação para criar uma decoração boho. Vale usar uma canga, um lenço ou um tecido que tenha um desenho que te agrade.

 

Urban jungle

home office com plantas por todos os lados, mesa de madeira e cadeira de veludo verde

 (Hello Boho Lover/Instagram)

As plantas são sempre bem-vindas na decoração e, se a ideia é criar uma composição boho, elas são fundamentais. Neste home office, a urban jungle se espalha pela mesa, em vasos no piso e nas prateleiras.

 

Quadros na parede

Quarto de estilo boho com arranjo de quadros na parede

 (Jungalow/Instagram)

E, por fim, não se esqueça de fazer um bela decoração de quadros na parede. Aposte em quadros coloridos, com fotos, gravuras, pinturas e o que mais lhe agradar. A variedade de tamanho e modelos de molduras também ajudam a criar um mix mais estiloso.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.