Você sabe como usar frases e palavras na decoração?
Arquitetos e designers de interiores reúnem dicas e inspirações dessa tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos residenciais
Uma decoração personalizada e especial é capaz de dar o toque que faltava em um ambiente. Frases e palavras são elementos coringas que se adaptam aos diferentes espaços e estilos decorativos com infinitas possibilidades.
E, para a escolha delas, não há uma regra: podem ser motivacionais, bem-humoradas, referências de livros, poesias e estrofes de músicas e por aí vai. Para a arquiteta Marina Salomão, à frente do Studio Mac, é importante que a referência escolhida transmita algum tipo de sentimento ao local e expresse a essência do morador.
Veja também
- Dicas para decorar a parede atrás do sofá
- Decore sua parede sem gastar muito e sem precisar de furos!
Junto com ela, confira as inspirações e detalhes trazidos por um time de arquitetos e designer de interiores sobre como eternizar frases e palavras nos projetos de arquitetura de interiores.
Letreiro neon
Referência aos letreiros de discotecas e barzinhos, o neon triunfou na década de 80 e, depois de anos a fio adormecido, ressurgiu como uma tendência que veio para ficar. A escolha de uma palavra ou uma combinação delas – soltas ou formando uma frase –, trazem diversão ao ambiente, dando um ar mais jovial e despojado.
Quadros decorativos
Um dos estilos mais usuais para expor as frases na decoração, os quadros podem ficar pendurados em paredes ou até mesmo encostados e apoiados em algum móvel. Eles também são fáceis de transportar de um ambiente para o outro, podendo ser movidos facilmente para qualquer outro ponto da casa.
Lousa
Muito utilizada em cozinhas, esse método de decoração deixa o ambiente mais descontraído. A possibilidade de personalizar é mais um ponto a favor das lousas, já que é possível apagar e escrever novas frases todos os dias, desde receitas até recados.
Frases escritas diretamente na parede
Com frases expostas diretamente em paredes, é ainda mais importante que os moradores não tenham dúvidas para não enjoar. Neste projeto, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório Bruno Moraes Arquitetura, compôs a parede atrás da cama com uma parte da música “Aonde quer que eu vá”, da banda Paralamas do Sucesso. A trilha sonora eternizou o pedido de casamento que deu início a vida a dois.