Casa Created with Sketch.

Dia do Orgulho Geek: decore sua casa com elementos da cultura pop

Arquitetos trazem dicas e inspirações para deixar o lar perfeito para todos os nerds de carteirinha

 (Reprodução/Pinterest)

O dia 25 de maio é marcado pelo ‘Dia do Orgulho Geek’ ou para os mais íntimos, o ‘Dia da Toalha’ (no final, a gente explica o porquê desse outro nome). A data é uma das mais importantes no calendário da cultura pop e foi criada em 2001 para homenagear o autor e criador do Guia do Mochileiro das Galáxias,

 (Reprodução/Reprodução)

Douglas Adams, falecido em 11 de maio do mesmo ano. Além do autor, o dia 25 de maio marca a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars. O episódio IV: Uma Nova Esperança, foi lançado em 25 de maio de 1977.

Neste projeto realizado pela arquiteta Carla Felippi, expert em criar espaços dos sonhos, a profissional trouxe diversos elementos do filme Star Wars para um cenário particular do morador com a marcenaria executada da SCA Santos

Neste projeto realizado pela arquiteta Carla Felippi, expert em criar espaços dos sonhos, a profissional trouxe diversos elementos do filme Star Wars para um cenário particular do morador com a marcenaria executada da SCA Santos (André Monteiro/Casa.com.br)

Independente do nome, a data também simboliza o crescimento da cultura pop, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil. E quando se trata deste público, nerds e geeks são apaixonados pelo ato de colecionar e expor todo esse material em seu mobiliário, criando uma decoração temática.

 (HGTV/Reprodução)

De acordo com a arquiteta Marina Carvalho, uma infinidade de objetos pode nos remeter a uma decoração geek, desde um pôster de filme favorito, quadrinhos, estante de livros e DVDs ou bonecos de uma edição exclusiva. “No décor geek, mergulhamos nessas referências que, em boa parte, derivam do acervo pessoal do cliente. Essa é a essência do nosso trabalho”, explica.

Veja também

Neste projeto assinado por Aldi Flosi e Pati Cillo, a marcenaria foi projetada pela SCA Jardim Europa e expõe coleção de bonecos Funko do morador. Para completar o espaço, a luminária da Yamamura e a tinta Sherwin Williams trazem sofisticação ao ambiente.

Neste projeto assinado por Aldi Flosi e Pati Cillo, a marcenaria foi projetada pela SCA Jardim Europa e expõe coleção de bonecos Funko do morador. Para completar o espaço, a luminária da Yamamura e a tinta Sherwin Williams trazem sofisticação ao ambiente. (Luis Gomes/Casa.com.br)

Pensando nisso, separamos uma série de projetos realizados por diferentes escritórios de arquitetura. São sugestões para inspirar a decoração de um cantinho especial temático para quem aprecia o estilo e faz questão de enaltecê-lo em casa. Acompanhe a seguir:

No quarto

 

Neste projeto executado pelo escritório Meet Arquitetura, a arquiteta Flávia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes inseriram o papel de parede do Homem-Aranha para quebrar a seriedade do quarto e trazer a personalidade e gosto pessoal do pequeno morador

Neste projeto executado pelo escritório Meet Arquitetura, a arquiteta Flávia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes inseriram o papel de parede do Homem-Aranha para quebrar a seriedade do quarto e trazer a personalidade e gosto pessoal do pequeno morador (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

No home office

 

Neste projeto assinado pelo escritório Campiolo Arquitetura, a profissional Fernanda Campiolo inseriu cores fortes como o roxo e o vermelho, marcantes do geek. Além disso, o espaço de home office/estudo é marcado por colecionáveis do morador, como a figura do cantor e ator inglês David Bowie, que trouxe mais personalidade ao espaço

Neste projeto assinado pelo escritório Campiolo Arquitetura, a profissional Fernanda Campiolo inseriu cores fortes como o roxo e o vermelho, marcantes do geek. Além disso, o espaço de home office/estudo é marcado por colecionáveis do morador, como a figura do cantor e ator inglês David Bowie, que trouxe mais personalidade ao espaço (Gizele Rampazzo/Casa.com.br)

No espaço gourmet

 

Para os mais discretos, essa varanda integrada com churrasqueira assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni traz um clima mais sofisticado, mas sem deixar o gosto pelo filme clássico ‘O Poderoso Chefão’ de lado

Para os mais discretos, essa varanda integrada com churrasqueira assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni traz um clima mais sofisticado, mas sem deixar o gosto pelo filme clássico ‘O Poderoso Chefão’ de lado (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Na cozinha

 

Nesta cozinha assinada pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura, a combinação de preto e branco não teve erro! Completando esse clima leve e divertido, o profissional inseriu o quadrinho dos The Beatles – icônico com a imagem do Yellow Submarine,10º disco da banda –, que fez toda a diferença no ambiente.

Nesta cozinha assinada pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura, a combinação de preto e branco não teve erro! Completando esse clima leve e divertido, o profissional inseriu o quadrinho dos The Beatles – icônico com a imagem do Yellow Submarine,10º disco da banda –, que fez toda a diferença no ambiente. (Luis Gomes/Casa.com.br)

No lavabo

 

Neste lavabo assinado pela Marina Carvalho, o lado externo conta com a caracterização de diversos personagens e frases da cultura pop como Rick And Morty, Star Wars e Breaking Bad.

Neste lavabo assinado pela Marina Carvalho, o lado externo conta com a caracterização de diversos personagens e frases da cultura pop como Rick And Morty, Star Wars e Breaking Bad. (Evelyn Müller/Casa.com.br)

Na sala de estar

 

No amplo espaço integrado deste projeto do escritório PB Arquitetura, o grafite feito em toda a extensão da parede possibilitou a criação de inúmeros desenhos, a pedido dos moradores. Entre as ilustrações, há várias referências à cultura pop. As obras são do artista Fernando Reche.

No amplo espaço integrado deste projeto do escritório PB Arquitetura, o grafite feito em toda a extensão da parede possibilitou a criação de inúmeros desenhos, a pedido dos moradores. Entre as ilustrações, há várias referências à cultura pop. As obras são do artista Fernando Reche. (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Mas porque ‘’Dia da Toalha’’, afinal?

No Guia do Mochileiro, o autor Douglas Adams usa uma página exclusiva para explicar o motivo da toalha ser um dos objetos mais úteis. Com muito bom humor e uma pitada de aleatoriedade, ele lista afirmações sobre as utilidades de uma simples toalha de acordo com a sua obra:

1 – Enrolar ao redor de seu corpo para ficar aquecido;

2 – Usar para deitar-se sobre as areias de uma praia – no caso, de Santraginus V;

3 – Utilizá-la como cobertor e dormir sob ela;

4 – Navegar por um rio usando-a como uma vela para um pequeno bote;

5 – Molhá-la para utilizar em combate corpo a corpo;

6 – Colocá-la em volta do rosto para se proteger de vapores tóxicos, ou mesmo enganar as criaturas mais imbecis;

8 – Balançá-la em casos de emergência – ela servirá como um sinal;

9 – E claro, você pode se secar com ela caso ela ainda esteja limpa o suficiente.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.