Continua após publicidade

Decoração Campestre: como usar o estilo em 3 passos

A arquiteta Stephanie Toloi explica como transformar cômodos, deixando-os com mais aconchego e conforto

Por Redação
Atualizado em 1 set 2024, 15h05 - Publicado em 22 Maio 2021, 08h00
Sobrado de 160 m² em estilo rústico ganha cozinha verde com forno de pizza. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, cozinha, ilha pequena, forro de madeira.
 (Julia Herman/Divulgação)
Continua após publicidade

 

Sobrado de 160 m² em estilo rústico ganha cozinha verde com forno de pizza. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, cozinha, ilha pequena, forro de madeira.
(Julia Herman/Divulgação)

Com influência do estilo de vida interiorano, o estilo é composto por uma paleta de cores mais terrosas e neutras, transmitindo conforto e aconchego para o ambiente.

Dentre os elementos principais, podemos encontrar móveis de madeira, cores mais escuras, detalhes de ferro e alguns elementos vintage. Para saber como aplicar esse estilo de forma balanceada, sem sobrecarregar sua casa, a arquiteta Stephanie Toloi separou algumas dicas.

Principais características

Sobrado de 100 m² ganha solarium e décor que é mix de rústico e retrô. Projeto de Palladino Arquitetura. Na foto, sala de jantar com mesa de madeira, parede de tijolinhos e plantas.
(Henrique Ribeiro, da Photuns/Casa.com.br)

A decoração campestre tem como elemento principal a simplicidade e o conforto. “Por remeter a natureza, são utilizados materiais naturais nos móveis e revestimentos, como madeira e pedra, por exemplo”, explica a arquiteta. Para os móveis, são priorizadas as linhas mais retas e simples, e por vezes os móveis utilizados possuem um estilo mais rústico.

Paleta de cores

Casa 600 m2 vista mar décor rústico contemporâneo Escala Arquitetura carolina escada patricia landau decoracao sala lareira banco tapete mesa
Projeto de Escala Arquitetura. (MCA Estudio/Casa.com.br)

 

“Como estamos falando em simplicidade, a paleta de cores ideal no estilo campestre é a mais neutra, sem cores muito vibrantes”, comenta Stephanie. A sugestão para trazer a natureza ao ambiente é apostar nos tons terrosos: “Para os tecidos, uma estampa xadrez com cores mais neutras também funciona”, acrescenta. Tons de azul e verde nos tecidos compõe muito bem com os tons terrosos nas paredes e pisos.

Móveis e revestimentos

Cozinha ao ar livre e sofá de alvenaria dão ar rústico a casa de praia inspirada no sertão. Projeto de da designer Kamile Seiva.
(Produção: Elisa Gusmão/Fotos: Sarah Medeiros/Divulgação)

“Os móveis usados no estilo campestre geralmente são de madeira maciça, com um estilo mais antigo”, diz Toloi. Apesar de ter um toque rústico, os móveis deste estilo possuem uma certa leveza, que os móveis de demolição não têm. “Móveis com detalhes em ferro também são um charme e funcionam super bem dentro do estilo”, conta Stephanie.

Cabana de madeira de 150 m² tem ar moderno, rústico e industrial
(Renato Navarro/Casa.com.br)

“Para as paredes, recomendo pintura e alguma parede em destaque com revestimento de tijolos aparentes ou em pedra”, pontua a arquiteta. Para o piso é interessante madeira de demolição, pedra ou porcelanatos com aspecto um pouco mais rústico.

Erros

cobertura-235-m-decor-elegante-pecas-de-design-studioag-gourmet-varanda-mesa-rustico
Imagem sem texto alternativo (Fran Parente/Casa.com.br)

 

É preciso tomar cuidado para não deixar o ambiente rústico demais ao usar a decoração campestre. “A decoração campestre apesar de contar com muitos elementos naturais, ela possui uma delicadeza e leveza que devem ser mantidos.” Explica a profissional e finaliza com mais dicas: “Apostar nas cores mais claras e elementos mais românticos como o provençal é uma ótima maneira de manter o aconchego e a simplicidade do estilo.”

Publicidade