Casa Created with Sketch.

Decoração Campestre: como usar o estilo em 3 passos

A arquiteta Stephanie Toloi explica como transformar cômodos, deixando-os com mais aconchego e conforto

Com influência do estilo de vida interiorano, o estilo é composto por uma paleta de cores mais terrosas e neutras, transmitindo conforto e aconchego para o ambiente.

Dentre os elementos principais, podemos encontrar móveis de madeira, cores mais escuras, detalhes de ferro e alguns elementos vintage. Para saber como aplicar esse estilo de forma balanceada, sem sobrecarregar sua casa, a arquiteta Stephanie Toloi separou algumas dicas.

Principais características

 

Living com dois sofás brancos. Mesa rústica azul de centro. Cachorro sentado no puff branco. Aparador em madeira branco. Piso em madeira. Relógio ao fundo.

 (Foter/Reprodução)

A decoração campestre tem como elemento principal a simplicidade e o conforto. “Por remeter a natureza, são utilizados materiais naturais nos móveis e revestimentos, como madeira e pedra, por exemplo”, explica a arquiteta. Para os móveis, são priorizadas as linhas mais retas e simples, e por vezes os móveis utilizados possuem um estilo mais rústico.

Paleta de cores

 

“Como estamos falando em simplicidade, a paleta de cores ideal no estilo campestre é a mais neutra, sem cores muito vibrantes”, comenta Stephanie. A sugestão para trazer a natureza ao ambiente é apostar nos tons terrosos: “Para os tecidos, uma estampa xadrez com cores mais neutras também funciona”, acrescenta. Tons de azul e verde nos tecidos compõe muito bem com os tons terrosos nas paredes e pisos.

Móveis e revestimentos

 

Cozinha com bancadas em madeira branca embaixo e topo em madeira escura. Pratos com flores em prateleiras na parede. Balança rústica, maçãs e peras na bancada.

 (Apartments Available/Reprodução)

“Os móveis usados no estilo campestre geralmente são de madeira maciça, com um estilo mais antigo”, diz Toloi. Apesar de ter um toque rústico, os móveis deste estilo possuem uma certa leveza, que os móveis de demolição não têm. “Móveis com detalhes em ferro também são um charme e funcionam super bem dentro do estilo”, conta Stephanie.

Living com sofá claro e listras vermelhas. Mesa em madeira. Tapete bege. Aparador em madeira branca

 (Ideal Home/Reprodução)

“Para as paredes, recomendo pintura e alguma parede em destaque com revestimento de tijolos aparentes ou em pedra”, pontua a arquiteta. Para o piso é interessante madeira de demolição, pedra ou porcelanatos com aspecto um pouco mais rústico.

Erros

 

É preciso tomar cuidado para não deixar o ambiente rústico demais ao usar a decoração campestre. “A decoração campestre apesar de contar com muitos elementos naturais, ela possui uma delicadeza e leveza que devem ser mantidos.” Explica a profissional e finaliza com mais dicas: “Apostar nas cores mais claras e elementos mais românticos como o provençal é uma ótima maneira de manter o aconchego e a simplicidade do estilo.”

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.