Casa Created with Sketch.

Você sabe como usar frases e palavras na decoração?

Arquitetos e designers de interiores reúnem dicas e inspirações dessa tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos residenciais

 (My Move/Reprodução)

Uma decoração personalizada e especial é capaz de dar o toque que faltava em um ambiente. Frases e palavras são elementos coringas que se adaptam aos diferentes espaços e estilos decorativos com infinitas possibilidades.

Neste outro exemplo, a arquiteta Marina Salomão, do Studio Mac, também fez uso de quadro decorativo com frase motivacional. “Longe se vai quem acredita” complementa a decoração da prateleira, que faz as vezes de aparador na sala de jantar dos moradores

Neste outro exemplo, a arquiteta Marina Salomão, do Studio Mac, também fez uso de quadro decorativo com frase motivacional. “Longe se vai quem acredita” complementa a decoração da prateleira, que faz as vezes de aparador na sala de jantar dos moradores (Sidney Doll/Casa.com.br)

E, para a escolha delas, não há uma regra: podem ser motivacionais, bem-humoradas, referências de livros, poesias e estrofes de músicas e por aí vai. Para a arquiteta Marina Salomão, à frente do Studio Mac, é importante que a referência escolhida transmita algum tipo de sentimento ao local e expresse a essência do morador.

 (Doce Obra/Reprodução)

Veja também

Junto com ela, confira as inspirações e detalhes trazidos por um time de arquitetos e designer de interiores sobre como eternizar frases e palavras nos projetos de arquitetura de interiores.

Letreiro neon

 

No loft com atmosfera industrial projetado pelo escritório Korman Arquitetos, o letreino neon com a palavra ‘together’ ocupa um espaço na parede de tijolos aparentes na sala de estar

No loft com atmosfera industrial projetado pelo escritório Korman Arquitetos, o letreino neon com a palavra ‘together’ ocupa um espaço na parede de tijolos aparentes na sala de estar (JP Image/Casa.com.br)

Referência aos letreiros de discotecas e barzinhos, o neon triunfou na década de 80 e, depois de anos a fio adormecido, ressurgiu como uma tendência que veio para ficar. A escolha de uma palavra ou uma combinação delas – soltas ou formando uma frase –, trazem diversão ao ambiente, dando um ar mais jovial e despojado.

Quadros decorativos

 

A arquiteta Flavia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes, sócias no escritório Meet Arquitetura, deixaram a varanda gourmet mais divertida com o quadrinho “sal grosso e só” disposto na varanda gourmet

A arquiteta Flavia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes, sócias no escritório Meet Arquitetura, deixaram a varanda gourmet mais divertida com o quadrinho “sal grosso e só” disposto na varanda gourmet (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Um dos estilos mais usuais para expor as frases na decoração, os quadros podem ficar pendurados em paredes ou até mesmo encostados e apoiados em algum móvel. Eles também são fáceis de transportar de um ambiente para o outro, podendo ser movidos facilmente para qualquer outro ponto da casa.

Lousa

 

Na cozinha assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, os moradores optaram por frases e elementos que fazem referência ao ambiente, como: “o melhor tempero é o amor” e “cozinhar com amor alimenta a alma”. A lousa traz alegria e um toque especial na parede

Na cozinha assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, os moradores optaram por frases e elementos que fazem referência ao ambiente, como: “o melhor tempero é o amor” e “cozinhar com amor alimenta a alma”. A lousa traz alegria e um toque especial na parede (Carlos Piratininga/Casa.com.br)

Muito utilizada em cozinhas, esse método de decoração deixa o ambiente mais descontraído. A possibilidade de personalizar é mais um ponto a favor das lousas, já que é possível apagar e escrever novas frases todos os dias, desde receitas até recados.

Frases escritas diretamente na parede

 

Neste projeto do arquiteto Bruno Moraes, uma estrofe de uma música “Aonde Quer Que eu Vá”, da banda Paralamas do Sucesso”, marcou o pedido de casamento dos moradores. De forma delicada, foi aplicada na parede com acabamento que remete ao efeito do cimento queimado

Neste projeto do arquiteto Bruno Moraes, uma estrofe de uma música “Aonde Quer Que eu Vá”, da banda Paralamas do Sucesso”, marcou o pedido de casamento dos moradores. De forma delicada, foi aplicada na parede com acabamento que remete ao efeito do cimento queimado (Luis Gomes/Casa.com.br)

Com frases expostas diretamente em paredes, é ainda mais importante que os moradores não tenham dúvidas para não enjoar. Neste projeto, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório Bruno Moraes Arquitetura, compôs a parede atrás da cama com uma parte da música “Aonde quer que eu vá”, da banda Paralamas do Sucesso. A trilha sonora eternizou o pedido de casamento que deu início a vida a dois.

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.