Continua após publicidade

Como usar a cor cinza na decoração?

O cinza pode parecer uma cor fria e sem personalidade, mas o arquiteto Bruno Moraes mostra como usar o tom para criar ambientes elegantes e acolhedores

Por Redação
9 jun 2023, 19h00

A cor cinza é uma opção atemporal e versátil para quem deseja renovar a pintura das paredes, revestir o chão de casa, decorar apartamentos ou escritórios. Por muitas vezes, essa cor foi associada a sensações negativas. Mas, há quem goste dos dias mais nublados, não é mesmo?

Com o passar do tempo, o cinza ganhou muitos significados positivos na decoração de projetos de arquitetura, como sofisticação e elegância. Sendo uma cor neutra, é uma opção interessante para aqueles que gostam de ambientes mais despojado e sem excessos.

Cozinha com bancada cinza e marcenaria cinza e banquetas laranjas.
Um ótimo primeiro exemplo de como trabalhar vários tons de cinza no mesmo ambiente. Neste projeto, o arquiteto Bruno Moraes utilizou porcelanato cinza, armários com marcenaria em um tom mais escuro e na bancada um mais escuro ainda. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Além de expressar uma frequência mais clean, o cinza é muito fácil de combinar com outras tonalidades. Em doses coerentes, ele consegue trazer aconchego para ambientes frios ou claros. Para quem quer praticidade, principalmente no piso, é uma cor que não aparenta a sujeira. Além disso, para os pais de pet que soltam muito pelo, é uma ótima opção.

Balcão da cozinha vira painel de TV neste apê de 80 m². Projeto Lema Arquitetos, Na foto, sala com sofá cinza, tapete e quadro.
Projeto de Lema Arquitetos. (Favaro Jr/Casa.com.br)

Junto a todos esses atributos, os tons de cinza trazem estabilidade para a rotina diária e podem, segundo o Feng Shui, auxiliar em relações pessoais. Leia as dicas que o arquiteto Bruno Moraes, proprietário do Studio BMA, deu sobre a cor.

O que transmite a cor cinza?

Quarto com estante vazada com nichos e parede cinza.
Ambiente apresentado na Mostra Casa Saudável, onde o cinza entrou com o efeito de cimento queimado na parede do fundo, valorizando todos os objetos e marcenaria. Sintonizou muito bem com a madeira, preto e o quadro azul. (Luis Gomes/Casa.com.br)

Podemos considerar o cinza uma cor intermediária entre o branco e o preto. Apesar de não ser uma das escolhas mais populares, ela transfere para o ambiente sutileza, versatilidade e sofisticação. Bruno Moraes, explica que a tonalidade contribuir de várias formas para um ambiente, sendo positivas e negativas.

Quarto com travesseiros e marcenaria cinza, com cabeceira acolchoada verde.
Aqui, o arquiteto optou por utilizar o cinza na cabeceira, porta do armário e almofadas. A ideia foi destacar o verde que foi um pedido do cliente, por torcer para o Palmeiras. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

“O cinza pode trazer sensações aconchegantes quando utilizado em lugares claros. Por outro lado, quando usado demasiadamente em tons mais escuros, pode transformar o ambiente em um espaço mais recluso”, afirma Bruno.

Área gourmet flutuar piscina casa 650 m2 Sabrina Salles Adriano Salles arquitetura home office mesa cadeira estante
Projeto de Sabrina Salles e Adriano Salles. (Kadu Lopes/Casa.com.br)

Para ele, assim como a cor branca representa paz no ocidente e morte no oriente, o cinza expressa uma dualidade interessante e que precisa de cuidado e atenção para ser utilizada da melhor maneira.

Segundo o proprietário do Studio BMA, dependendo da proporção aplicada em um ambiente e à questão cultural do morador, a cor cinza vai transmitir frequências diferentes.

Continua após a publicidade

Quais cores combinam com cinza?

Cozinha com piso de porcelanato, mesa oval cinza e marcenaria cinza.
Neste projeto, a mesa de jantar se destaca com a tonalidade cinza. Podemos observar a laje na mesma tonalidade e como ela combina muito bem com o preto. O arquiteto costuma usar luminárias pretas quando a laje está mais aparente. Da mesma forma, a parede de tijolinhos fica harmônica com o cinza. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

O cinza tem a facilidade de poder ser aplicado em diversas combinações e permitir composições criativas. Porém, o arquiteto Bruno Moraes tem as suas preferências.

Segundo o profissional, a tonalidade conversa muito bem com o preto e tons amadeirados. O próprio branco – que entendemos como ausência de cor -, quando combinado com tons mais claros de cinza, permite um efeito interessante. “Gosto muito de utilizar o cinza bem clarinho em paredes com forro de gesso e rodapés brancos”, ele acrescenta.

Em quais estilos de decoração podemos incluir o cinza?

Quarto com cabeceira cinza e home office pequeno.
Apostar em cabeceiras cinzas pode ser uma boa ideia quando se tem elementos amadeirados na composição dos móveis, segundo o especialista. (Luis Gomes/Casa.com.br)

A cor cinza pode ser utilizada em todos os estilos de decoração, porém, atualmente é muito utilizada no estilo industrial. “Nesse estilo, ele aparece com mais presença, principalmente nas lajes aparentes, cimento queimado, vigas e pilares em concreto armado”, explica Bruno.

Como usar o cinza de uma forma criativa na decoração?

Apartamento 300 m2 pórticos setorizar social vista Ibirapuera Angelina Bunselmeyer decoração banheiro espelho cinza madeira
Projeto de Angelina Bunselmeyer. (Luiz Franco/Casa.com.br)

Por ter uma diversidade de tons, o cinza pode agregar muito ao decór. Podemos utilizá-lo em cimento queimado nos móveis, em um objeto de decoração, no piso, teto, paredes e até em portas.

Continua após a publicidade
cobertura minimalista 240 m2 Tatiana Ravache Laura Ribas ARQLT Arquitetura decoracao cozinha mesa cadeira luminaria
Projeto de ARQLT Arquitetura. (Divulgação/Casa.com.br)

Nesse momento, agrupar referências de composições que nos agradam é uma boa opção. “Uma dica interessante é que alguns aplicativos de fabricantes de tintas fazem simulações utilizando fotos tiradas do celular, de como a parede ficará se pintar com uma determinada cor. Para quem está inseguro, a simulação pode ajudar bastante!”, pontua o proprietário do Studio BMA.

Como o cinza contribui para a leveza de um ambiente?

Cozinha com marcenaria cinza, piso de porcelanato e banquetas cinzas.
Bruno mostra muito apreço por esse projeto. As cores em harmonia do piso, marcenaria e banquetas tornam o ambiente harmônico visualmente. Para gerar um contraste, o quartzo branco nas bancadas funciona muito bem, assim como os pés das banquetas em preto. (Luis Gomes/Casa.com.br)

A resposta é: de inúmeras formas! As tonalidades mais claras são mais utilizadas quando a proposta do ambiente é expressar leveza. É claro que, com tons mais escuros é necessário cuidado. A recomendação é que eles apareçam pouco e sejam combinados com tons mais claros, criando um perfeito equilíbrio entre eles.

Continua após a publicidade

Como trabalhar com mais de um tom de cinza?

Banheiro com parede de azulejos geométricos cinzas.
Neste projeto, o arquiteto apresenta um piso de porcelanato cinza e uma parede com revestimentos cerâmicos com vários tons de cinza, formando uma geometria encantadora. (Luis Gomes/Casa.com.br)

O arquiteto comenta que em seu Studio, a técnica de utilizar diferentes tonalidades de cinza é bastante utilizada. “Gosto de usar a técnica de ter tonalidades próximas, como um ‘tom sobre tom’, gerando contraste entre tons mais claros e escuros.

Dependendo da proposta, quando queremos criar ambientes mais sóbrios, predominamos a cor. Em contrapartida, em ambientes mais vivos, preciso entrar com outra cor como destaque e deixar o cinza como um ‘plano de fundo’”, acrescenta Bruno.

Publicidade