Casa em reserva natural reforça dualidade entre natural e artificial
A Pitanga House, projetada pelo Estúdio BRA, desenvolve-se a partir de um bloco de concreto no meio da vegetação de Santa Isabel, em São Paulo
Chamada de Pitanga House, esta residência familiar projetada pelo Estúdio BRA é situada dentro da rica vegetação nativa de sua área de reserva ambiental de 800 m² em Santa Isabel (São Paulo).
Feita de concreto, a casa oferece um ambiente relaxante e tranquilo para seus habitantes. Sua construção faz com que ela pareça uma pedra no meio de grandes árvores, com o objetivo de fazer uma transição suave entre o natural e o artificial.
Os arquitetos desenvolveram o imóvel para aproveitar ao máximo sua paisagem natural, focando as vistas mais importantes em direção à parte mais densa da floresta nativa circundante.
Além de abrigar a entrada do lote, o piso térreo também incorpora duas partes fechadas: uma para um apartamento no térreo e um espaço que engloba acesso à cozinha, lavanderia, despensa, churrasqueira e escada para o piso superior, que leva aos quartos de dormir.
No nível mais baixo, um volume de concreto incorporado ao perfil natural do lote inclui um home office para o casal, que agora trabalha em casa, além de um jardim e terraço, uma sala para o sistema de piscinas e um espaço para o atendimento dos três cães da família.
O acesso a essas áreas é feito por uma escada helicoidal de concreto pré-fabricado, que cria um caminho e um tipo de deslocamento, mesmo dentro do lote, para registrar que o casal está saindo para o trabalho.
Reforçando a dualidade entre natureza e criação, representadas pela vegetação e o bloco construído de concreto, a Pitanga House é um verdadeiro refúgio para seus moradores.
Abaixo, você pode conferir mais fotos do projeto: