Apartamento combina estilo praiano do RJ ao conforto urbano paulista
O projeto, do escritório Concretize Interiores, focou em trazer memórias afetivas das moradas cariocas para o novo lar em São Paulo

Após dividir um apartamento de 325 m² com os pais por mais de 20 anos, o dono deste imóvel, no Campo Belo, decidiu que já era hora de ter o seu próprio espaço.
Acostumado à praia e ao surfe, o morador desejava uma atmosfera praiana, porém sóbria para o seu lar. Receber os amigos era um desejo muito grande, o que conduziu à integração da varanda com o estar, para que as visitas se espalhassem pelo apartamento.

De assinatura do escritório Concretize Interiores, o projeto do apê de 42 m² buscou conciliar conforto e praticidade em ambientes diminutos e focou em não copiar a casa do irmão do dono, cujo projeto foi realizado pelo mesmo escritório.
“Lançamos mão da marcenaria sob medida desenhando móveis inteligentes para o dia a dia, sem interferir nos momentos de lazer”, contam os profissionais.

“A lavanderia e a previsão para churrasqueira elétrica na varanda têm a mesma linguagem, porém não se nota a máquina de lavar e nem os armários de serviço escondidos pela marcenaria. A maior demanda era criar a harmonia entre um estilo mais descolado e um ambiente mais sóbrio vindo das memórias afetivas da casa de Niterói, no Rio”, dizem.

O grande destaque das obras é o jogo de volumes na marcenaria da cozinha, que se estende até o estar. “Também aproveitamos a parede onde se encontra os quadros de energia e telefonia e criamos um grande painel azul com acesso a eles, além de esconder a porta pivotante que dá acesso ao quarto”, afirma o escritório.
Parte do décor, este azul foi combinado com a madeira freijó dourada para remeter à areia da praia. Já o cinza, como efeito concreto, está presente em todas as paredes.

Todos os detalhes misturados foram capazes de transportar o morador ao ambiente praiano, sem abrir mão do conforto urbano. O apartamento acaba misturando, assim, ambos os estilos, considerando as referências afetivas das moradas da família.
Gostou? Então veja mais fotos do projeto na galeria abaixo:









