6 revestimentos que tornam a parede protagonista no décor

A designer de interiores Daiane Antinolfi apresenta algumas ideias que valorizam a estrutura nos ambientes!

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h56 - Publicado em 9 ago 2019, 14h46
Henrique Ribeiro/Divulgação

Ousar na combinação de cores e de revestimentos de parede nem sempre é fácil: afinal, o tradicional branco costuma cair bem em tudo. Por outro lado, optar pelo neutro pode deixar a parede em segundo plano nos ambientes que ocupa.

Para não deixar apagada esta estrutura de potencial expansivo, a designer de interiores Daiane Antinolfi, do escritório Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores, sugere a aplicação de materiais diversos, que lhe tornem o centro das atenções. Em espaços de projetos que assina, a profissional apresenta seis ideias para valorizar a estrutura divisória. Confira!

Efeito Tridimensional

Henrique Ribeiro/Divulgação

A sala de jantar deste apartamento integrado, com 140 m², foi projetada com tons neutros e acabamentos sofisticados. Buscando evidenciar o ambiente, a designer escolheu como pano de fundo da parede em ‘L’ o revestimento cimentício tridimensional, que está em alta na decoração. 

A tendência não vem à toa: sinônimo de tecnologia, o cimento se destaca por sua beleza, versatilidade para conquistar efeitos visuais, resistência e durabilidade. Para evidenciar os relevos, o tom de roxo da pintura contribuiu para deixar o espaço aconchegante e luxuoso.  

Efeito Aço Corten

Henrique Ribeiro/Divulgação

O aço corten é outro revestimento de sucesso na decoração. Para o terraço deste apartamento, Daiane imprimiu o efeito do material, inspirada pelo clima rústico de ambientes com churrasqueiras em lugares abertos.

Com aquele aspecto de naturalmente oxidado, o aço corten foi reproduzido na churrasqueira a partir do porcelanato que imita o material original. A escolha valorizou o espaço da churrasqueira e trouxe uma atmosfera moderna e despojada ao projeto. 

Pastilhas de porcelana e ladrilho hidráulico

Henrique Ribeiro/Divulgação

Já para esta varanda gourmet, a profissional evidenciou o equilíbrio entre os revestimentos que especificou para o espaço.

No entorno da marcenaria planejada, a clássica pastilha de porcelana, na cor preta, acompanha o tom das gavetas, armários e bancada. O ladrilho hidráulico personalizado do frontão da pia, por sua vez, foi produzido com a cor definida por Daiane transformou o ambiente, que é destacado pelo LED posicionado no espaço.

Continua após a publicidade

É muito interessante a forma que o ladrilho hidráulico se compõe com outros materiais de maneira sintonizada”, indica a designer.

Revestimento de vidro

Henrique Ribeiro/Divulgação

Outra tendência que vem surgindo é o uso do vidro como revestimento, principalmente nas cozinhas – uma ótima alternativa ao revestimento cerâmico, vide seu valor justo e praticidade (tanto na aplicação, como na limpeza).

Para realçar a copa desta cozinha e criar uma composição diferenciada, Daiane apostou no vidro. Com entorno de MDF, a parte central da parede traz o clássico formato da estampa chevron. Nesse contexto,  o destaque fica para a prateleira vermelha e a televisão, que acompanha os moradores nos encontros diários das refeições rápidas.

O clássico papel de parede

Eduardo Pozella/Divulgação

Clássico na decoração, o papel de parede é um elemento capaz de reproduzir os mais diversos tipos de estilo, estampas e texturas.

Na sala de estar assinada por Daiane, o material fez toda diferença com outra tendência do décor: a textura em croco é o pano de fundo para receber o painel da televisão. A atenção aos detalhes que alcançaram o desejo da moradora: um estar delicado e sofisticado.

Boiserie e espelho

Eduardo Pozella/Divulgação

Clássico é clássico, não é? Permeando gerações, a boiserie, usada pela realeza francesa no século XVIII, continua a transpor elegância na decoração atual. 

Neste apartamento de tamanho reduzido, Daiane apostou no espelho, que contribuiu para a amplitude do espaço, e na boiserie que trouxe requinte à sala de jantar.

“Optei pela versão de boiserie de poliestileno, que é belíssima e super fácil de aplicar”, diz a profissional.

 

Continua após a publicidade

Publicidade