Casa Created with Sketch.

5 dicas para planejar um bom quarto de criança

Segurança e conforto devem andar de mãos dadas quando o assunto é o dormitório dos filhos

Uma infância feliz e saudável é uma das principais receitas de sucesso para a vida adulta. Nesta fase, o quarto da criança tem um papel importante, muito além de um espaço para descansar, o cômodo serve também como palco para brincadeiras e um lugar de refúgio, quase um mundo particular.

Na hora de planejar o espaço, existem alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Por isso conversamos com a arquiteta Marta Calasans, especialista em projetos para crianças e adolescentes, e reunimos cinco dicas que irão te ajudar a montar o quarto de seu filho ou filha:

Projeto da arquiteta Marta Calasans

Projeto da arquiteta Marta Calasans (Divulgação/Casa.com.br)

1. Segurança em primeiro lugar

Um bom projeto de marcenaria permite dar asas à imaginação e transformar o quarto em um mundo encantado. Porém algumas medidas de segurança precisam ser tomadas. A primeira e mais importante é escolher um profissional de confiança. Crianças têm muita energia e às vezes sobem nos móveis ou até pulam em cima deles. Então as peças precisam ser resistentes. Além disso, é importante sempre investir em cantos arredondados, ferragens especiais, como puxadores adequados, e travas de segurança em tampos e portas.

2. Planejamento dos móveis

Os móveis devem ser criados de acordo com a altura das criança, porém, ainda no projeto inicial, é preciso atentar para as mudanças necessárias conforme os pequenos crescem. “Sempre penso no momento delas crescendo e passando pelas diferentes fases até a adolescência. Então já sugiro quais itens serão substituídos em um futuro próximo, como a cama e a escrivaninha, e já apresento a solução para esta substituição”, explica Marta.

Projeto da arquiteta Marta Calasans

Projeto da arquiteta Marta Calasans (Divulgação/Casa.com.br)

3. Acabamentos

Os acabamentos alegres e coloridos ajudam a integrar os móveis ao universo lúdico do quarto. Neste cenário, a laca ganha destaque: “Utilizo quase sempre o acabamento em laca, lembrando que o trabalho com ele é mais nobre e me possibilita brincar com as cores nos projetos”, conta.

Outro material muito usado pela arquiteta é o corian, que permite criar vários elementos devido a seu formato flexível e leve.

4. Cores e temas

Os tons do quarto devem combinar com a personalidade e temperamento da criança. Caso os pais decidam incluir alguma temática especial no projeto, os dois elementos devem ser combinados.

“Por exemplo, se a solicitação é um quarto de super-heróis, vou utilizar as cores que mais encontramos nestes personagens: azul, vermelho e branco. Também exploro os brinquedos, neste caso, os bonecos que farão parte da produção final”, detalha Marta.

Projeto da arquiteta Marta Calasans

Projeto da arquiteta Marta Calasans (Divulgação/Casa.com.br)

5. Elementos que incentivam a imaginação

Muito além de um dormitório, o quarto da criança é o local onde ela exercita sua imaginação e criatividade. Os itens ideais para cada pequeno são relativos e variam de casa para casa, mas alguns espaços são uma ótima pedida: “Não dispenso o local para livros de leitura e um canto de acesso fácil para os brinquedos que a criança mais usa”, revela a arquiteta. Para deixar tudo organizado, os baús e caixas decorativas são uma ótima opção.

Projeto da arquiteta Marta Calasans

Projeto da arquiteta Marta Calasans (Divulgação/Casa.com.br)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s