Continua após publicidade

12 dicas para ter uma decoração no estilo boho

Plantas, cores vibrantes, texturas naturais e mistura de estampas estão entre as ideias que combinam muito bem com esse tipo de décor

Por Nádia Simonelli
19 set 2024, 13h00
Papel de parede com efeito degradê envelhecido é destaque em área social. Projeto de Manoela Fleck. Na foto, sala de estar, plantas, sofá vermelho terroso.
Projeto de Manoela Fleck. (Raiana Medina/Divulgação)
Continua após publicidade

Você gosta de misturar cores, estilos e estampas na decoração dos ambientes? Então, o boho foi feito para você. Marcado pela exuberância, esse estilo de decoração é democrático, versátil e permite as combinações que você quiser. Além disso, alguns elementos, como peças coloridas, tapeçarias, papel de parede e plantas, são capazes de criar essa atmosfera facilmente. Por isso, separamos algumas dicas para você copiar já logo abaixo!

Cores, muitas cores

Cozinha de apê tem armário verde oliva, azulejo branco e paredes com toque preto. Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, quarto, parede com manchas coloridas.
Projeto de Escala Arquitetura. (Produção visual: Andrea Falchi/Fotos: André Nazareth/Divulgação)

Cores vibrantes e estampas alegres são a cara do estilo boho. E, nesse quesito, as misturas estão liberadas. Aqui, almofadas de estampas variadas, paredes e teto coloridos, piso desenhado e móveis de diferentes tons e modelos criam uma decoração personalíssima.

Peças de parede

Ambiente de estilo boho com decoração natural
(Oiamo/Instagram)

As texturas naturais e as peças artesanais são muito bem-vindas em uma composição de estilo boho. Aqui, as franjas de macramê, feitas pelo estúdio Oiamo, resgatam a ancestralidade.

Aposte nas suculentas

Vasos de plantas barro
(minan1398/Pexels)

Fáceis de cuidar, as suculentas são plantas que logo remetem ao estilo boho. Elas podem ser encontradas de vários formatos e possibilitam a criação de diversos arranjos, como este da foto.

Continua após a publicidade

Peças artesanais

Corredor decorado com tapete de tricô
(Srta.Galante Decor/Instagram)

Outra ideia de como usar peças artesanais na decoração é apostar em um tapete de tricô ou crochê feito à mão. Na foto, uma peça desenvolvida pelo estúdio Srta.Galante Decor em um formato contemporâneo. Círculos coloridos foram agrupados em uma única peça, criando um visual fluido e despojado.

Mistura de estampas

Em vez de escolher apenas uma estampa para decorar o ambiente, escolha várias! O segredo da mistura ideal está em balancear o tamanho dos desenhos e equalizar as cores de cada um deles.

Móveis de fibras naturais

Tecnologia em UD, flores permanentes e rattan são tendências na ABCasa. Na foto, cadeira de rattan com almofadas brancas.
(Biasa/Reprodução)
Continua após a publicidade

Os móveis feitos de fibra natural também ajudam a trazer a atmosfera boho para o ambiente, como neste canto de relaxamento.

Se jogue na rede!

Com um estilo mais despojado, as redes são ideais para compôr uma área de estar ou de descanso em uma decoração boho.

Macramê em tudo

Peças feitas por meio da técnica de macramê têm tudo a ver com o estilo boho.

Continua após a publicidade

Papel de parede estampado

Marcenaria verde abriga hall de entrada, nicho de TV e janela passa-prato neste apê. Projeto de Fabiana Cyon e Ana Paula de Castro. Na foto, lavabo com papel de parede.
Projeto de Fabiana Cyon e Ana Paula de Castro. (Fotos: Luiza Schreier/Produção Visual: Pualani di Giorgio/Divulgação)

Uma maneira rápida de adicionar estampa no ambiente é apostar em um papel de parede.

Cama baixa + tecido na parede

O combo cama baixa e tecido estampado na parede é uma bela combinação para criar uma decoração boho. Vale usar uma canga, um lenço ou um tecido que tenha um desenho que te agrade.

Urban jungle

Varanda de apartamento de 236 m² virou urban jungle. Projeto de Vivi Cirello. Na foto, plantas, árvore, folhagem, buffet amarelo.
Projeto de Vivi Cirello. (Renato Navarro/Divulgação)
Continua após a publicidade

As plantas são sempre bem-vindas na decoração e, se a ideia é criar uma composição boho, elas são fundamentais.

Quadros na parede

Cobertura de 90 m² com home office no mezanino tem muito artesanato. Projeto de Samba Estúdio. Na foto, quarto, cabeceira de marcenaria, quadros.
Projeto de Samba Estúdio. (Isabela Mayer/Divulgação)

E, por fim, não se esqueça de fazer um bela decoração de quadros na parede. Aposte em quadros coloridos, com fotos, gravuras, pinturas e o que mais lhe agradar. A variedade de tamanho e modelos de molduras também ajudam a criar um mix mais estiloso.

 

Publicidade