10 interiores que poderiam ser cenários de filmes de Wes Anderson

Quem não se apaixona pela arte cinematográfica do cineasta?

Por Redação
14 nov 2021, 19h00
10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-03
(Mikael Lundblad/Dezeen)

Repletos de toques retro, cores pastéis e designs simétricos, os cenários dos filmes de Wes Anderson são de cair o queixo. E não é atoa que a estética distinta consegue influenciar diversos projetos de interiores.

Com seu novo filme A Crônica Francesa chegando nos cinemas, que tal aquecer os olhos para o estilo de decór? A seguir, confira um café amarelo-pastel claro, uma joalheria semelhante a uma piscina e um restaurante colorido, bem como um bar na Fondazione Prada de Milão elaborado pelo próprio Anderson e muito mais:

1. WeWork Weihai, China, por Linehouse

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-01

Uma antiga fábrica de ópio foi transformada em um espaço WeWork de 5.500 m² em Weihai, criado pelo estúdio local Linehouse. A proposta “celebrou a grandeza do edifício, encapsulando a sensação de um grande hotel”, disseram os responsáveis.

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-02
(Jonathan Leijonhufvud/Dezeen)

As cores vivas usadas na escada contrastam com as paredes de tijolos da virada do século, antes abandonadas, gerando uma mistura entre o passado e o presente com a qual os fãs do filme de Anderson estão familiarizados.

Continua após a publicidade

2. Café Banacado, Suécia, por ASKA

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-03

Um amarelo-banana claro decora este café em Estocolmo, que foi planejado para evocar os ambientes ensolarados em climas mais ao sul.

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-04
(Mikael Lundblad/Dezeen)

Toques nostálgicos, como uma vitrola de vinil e uma parede rosa coberta com fotos Polaroid, adicionam o toque retrô perfeito, enquanto os arcos decorativos apontam para o design do final do século 19 do O Grande Hotel Budapeste.

3. Loja Gavello, Grécia, por Saint of Athens

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-05

Continua após a publicidade

Esta joalheria na ilha grega de Mykonos possui azulejos azuis claros, armários e uma escada para piscina. Seu design colorido foi criado por Saint of Athens and Dive Architects para se assemelhar a uma “piscina de luxo dos anos 1960”.

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-06
(Gavriil Papadiotis/Dezeen)

“O azul suave, uma cor que lembra o luxo das piscinas urbanas da época, móveis feitos de metal, elementos vintage e telas de terrazzo azuis personalizadas constituem um universo retrô, porém moderno”, disse o fundador de Saint of Athens, Nikos Paleologos – via Dezeen.

4. Restaurante Hotel Palace, Finlândia, por Note Design Studio

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-07

Há algo muito cinematográfico no interior sonhador do restaurante do Hotel Palace, no porto de Helsinque. Renovado pelo estúdio de design sueco Note Design, o ambiente apresenta um forrado de teca e tons suaves de rosa que honram o seu design modernista dos anos 1950.

Continua após a publicidade

Veja também

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-07
(Romain Laprade/Dezeen)

Abrindo a tempo para os Jogos Olímpicos de Verão de Helsinque em 1952, o próprio hotel se assemelha a um transatlântico e apresenta um tom neon amarelo.

5. Bar Luce, Itália, por Wes Anderson

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-08

Quando o próprio Anderson projetou o Bar Luce, na Fondazione Prada – construída pela OMA, em Milão – ele se inspirou na atmosfera dos cafés das décadas de 1950 e 1960.

Continua após a publicidade
10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-09
(Roland Halbe/Dezeen)

O espaço resultante tem móveis com estofamento colorido, piso de cerâmica rosa e teto abobadado coberto com papel de parede estampado. Duas máquinas de fliperama trazem personagens do filme A Vida Marinha com Steve Zissou e do curta-metragem Castello Cavalcanti.

6. Sede da Johnson Wax, EUA, por Frank Lloyd Wright

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-010

Produzido pelo arquiteto Frank Lloyd Wright na década de 1930, a sede da Johnson Wax em Racine, Wisconsin, parece ter saído de um dos filmes de Anderson.

Os armários de arquivos dispostos simetricamente e as fileiras de ambientes de trabalho são compensados ​​por colunas peculiares em forma de cogumelo. Até mesmo o nome do escritório principal – The Great Room – soa cinematográfico.

Continua após a publicidade

7. The Budapest Cafe, Austrália, por Biasol

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-11

Este restaurante de Melbourne, planejado por Biasol, possui degraus decorativos estilizados na parede e nichos em arco.

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-12
(Derek Swalwell/Dezeen)

Os tons escuros de terracota e laranja contrastam com as cores areia e bege, enquanto as clássicas cadeiras curvadas de madeira evocam a cultura do café europeu no período entre guerras.

8. Fábrica têxtil Kvadrat, Inglaterra, fotografada por Alastair Philip Wiper

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-13

A beleza do mundano é revelada nas fotos do britânico Alastair Philip Wiper da fábrica Wooltex, em Yorkshire, que é propriedade parcial do fabricante têxtil dinamarquês Kvadrat. As cores rosa e amarelo do fio e os aparelhos em turquesa brilhante, assim como a estrutura repetitiva da configuração, inadvertidamente fazem a fábrica parecer muito andersoniana.

9. Bun, Itália, por Masquespacio

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-14

Os interiores da hamburgueria Bun, projetados pelo estúdio espanhol Masquespacio, são coloridos – com um tom verde-pera em contraste com o lilás, usado em metade do restaurante.

Restaurante todo lilás
(Gregory Abbate/Dezeen)

A área de jantar é totalmente verde e apresenta arcos decorativos e lâmpadas de orbe brancas clássicas, combinando com os bancos e encostos redondos do restaurante.

10. Calistoga Motor Lodge, EUA, por AvroKO

 

10-interiores-que-poderiam-ser-cenários-de-filmes-de-Wes-Anderson-16

Não é apenas o nome Calistoga Motor Lodge – no condado de Napa, na Califórnia – que soa como um lugar em um dos filmes do cineasta, o interior também faz jus a isso.

O banheiro possui várias banheiras com pés colocados em uma formação ordenada sobre um piso de cerâmica. Azulejos azul-claros cobrem as paredes e dois remos encostados na superfície evocam a estética da Nova Inglaterra do filme Moonrise Kingdom de 2012.

*Via Dezeen

Publicidade