Casa Created with Sketch.

O que mais você precisa saber sobre cerâmicas e porcelanatos…

Decifrar a embalagem pode ser um desafio e tanto. Aqui, traduzimos os pontos mais importantes que você precisa conferir antes de decidir qual produto levar pra casa.

Decifrar a embalagem pode ser um desafio e tanto para quem não está familiarizado com os termos do setor. Aqui, traduzimos os pontos mais importantes que você precisa conferir antes de decidir qual produto levar pra casa.

Resistência ao Escorregamento

Lembra-se das aulas de física da escola, quando o coeficiente de atrito era um grande problema? Pois quando se trata de pisos, ele pode ser a solução. No mundo das cerâmicas e porcelanatos ele se transforma num índice que indica o melhor local de uso do material. O objetivo é evitar derrapagens e quedas, especialmente em áreas externas, sujeitas à chuva. A classificação se revela simples: vai de zero (escorrega muitíssimo) a um (muito firme), sendo que os intervalos são parâmetros importantes. Confira a seguir.

tabela1

 (/)

 

Resistência ao Manchamento

Aqui a ajuda é para quem limpa a casa. Se você compra um produto Classe 1 na categoria de remoção de manchas, saiba que sua vida não será fácil – eliminar vestígios de sujeira é um desafio e tanto nessas peças. No entanto, se você investiu (sim, ele é mais caro) num produto Classe 5, pode jogar o que quiser sobre ele que a limpeza está garantida.

tabela2

 (/)

 

Resistência ao gelo

Faz muito frio onde você vive? Neva? Então você deve avaliar esse quesito também. Aqui, o truque é relativamente simples: pense que quanto menos poroso o material, menos água ele absorve e, consequentemente, será mais difícil que ele se congele. Sendo assim, evite cerâmicas e vá direto ao porcelanato. De preferência, com alto coeficiente de atrito pra ninguém escorregar – dois coelhos com uma cajadada só.

 

Resistência ao fogo

Calor, calor, calor e nada da cerâmica ou porcelanato se incendiar. Normal. Esses materiais são naturalmente a prova de fogo e auto-extiguíveis (isso significa que não propagam chamas), o que faz deles um excelente protetor estrutural para edificações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s