O que mais você precisa saber sobre cerâmicas e porcelanatos…

Decifrar a embalagem pode ser um desafio e tanto. Aqui, traduzimos os pontos mais importantes que você precisa conferir antes de decidir qual produto levar pra casa.

Por Lara Muniz Atualizado em 20 dez 2016, 22h40 - Publicado em 17 dez 2014, 15h41

Decifrar a embalagem pode ser um desafio e tanto para quem não está familiarizado com os termos do setor. Aqui, traduzimos os pontos mais importantes que você precisa conferir antes de decidir qual produto levar pra casa.

Resistência ao Escorregamento

Lembra-se das aulas de física da escola, quando o coeficiente de atrito era um grande problema? Pois quando se trata de pisos, ele pode ser a solução. No mundo das cerâmicas e porcelanatos ele se transforma num índice que indica o melhor local de uso do material. O objetivo é evitar derrapagens e quedas, especialmente em áreas externas, sujeitas à chuva. A classificação se revela simples: vai de zero (escorrega muitíssimo) a um (muito firme), sendo que os intervalos são parâmetros importantes. Confira a seguir.

tabela1

 

Resistência ao Manchamento

Aqui a ajuda é para quem limpa a casa. Se você compra um produto Classe 1 na categoria de remoção de manchas, saiba que sua vida não será fácil – eliminar vestígios de sujeira é um desafio e tanto nessas peças. No entanto, se você investiu (sim, ele é mais caro) num produto Classe 5, pode jogar o que quiser sobre ele que a limpeza está garantida.

Continua após a publicidade

tabela2

 

Resistência ao gelo

Faz muito frio onde você vive? Neva? Então você deve avaliar esse quesito também. Aqui, o truque é relativamente simples: pense que quanto menos poroso o material, menos água ele absorve e, consequentemente, será mais difícil que ele se congele. Sendo assim, evite cerâmicas e vá direto ao porcelanato. De preferência, com alto coeficiente de atrito pra ninguém escorregar – dois coelhos com uma cajadada só.

 

Resistência ao fogo

Calor, calor, calor e nada da cerâmica ou porcelanato se incendiar. Normal. Esses materiais são naturalmente a prova de fogo e auto-extiguíveis (isso significa que não propagam chamas), o que faz deles um excelente protetor estrutural para edificações.

Continua após a publicidade

Publicidade