MDW 2019: Arthur Mamou-Mani investe no design circular para a COS
Mais de 700 tijolos de bioplástico fazem parte da Conífera, feita pelo arquiteto francês para a marca COS
Uma estrutura com mais de 700 tijolos de bioplástico, criada pelo arquiteto francês Arthur Mamou-Mani, envolve o pátio do Palazzo Isimbardi, em Milão, um palácio do século XVI. Trata-se da instalação Conífera, com 30 metros de comprimento, exposta pela COS na Semana de Design de Milão deste ano, entre os dias 9 e 14 de abril.
As instalações da marca sempre dão o que falar por serem inovadoras e criativas! A COS é conhecida por convidar importantes figuras do mundo arquitetônico e deixar os amantes da quinta arte deslumbrados.
O arquiteto – que projetou também um templo durante o Burning Man 2018 – viu uma oportunidade para destacar o design circular, e aproveitou o potencial de materiais renováveis, combinados com processos sustentáveis. “Eu queria que a peça ecoasse a natureza circular do material compostável e criasse uma jornada da arquitetura à natureza, a fim de mostrar como os materiais renováveis, juntamente com uma abordagem algorítmica e impressão 3D distribuída, podem criar os blocos de construção do futuro”, aponta o arquiteto.
O resultado final apresenta uma grande estrutura, composta com tijolos biológicos modulares, impressos em 3D. Esses materiais foram feitos a partir de uma mistura de ácido polilático, o PLLA, que é totalmente compostável, feito a partir de recursos renováveis. Além de os tijolos, a madeira também foi usada no projeto. “A tecnologia sozinha não importa realmente, é o que você faz com ela, e para mim é apenas interessante se estamos ajudando o planeta”, diz Mamou-Mani.
Três cores se fazem presente na instalação: o branco, o laranja e o marrom. Elas variam de uma para outra e ganham destaque através da translucidez do PLLA, que está em sua forma mais pura.
Cada um destes tijolos tem uma estrutura única treliçada, que permite aproveitar ao máximo a resistência do material, além de favorecer a travessia da luz na instalação. Esse tipo de estrutura também traz uma aparência delicada à instalação, por conferir uma densidade semelhante à da espuma, porém capaz de aguentar mais de duas toneladas de peso. “Agora, as ferramentas robóticas que usamos nos permitem repensar nosso uso do material, e acho isso realmente emocionante”, revela Arthur. “Adoro a ideia de uma estrutura muito leve e porosa que não crie paredes – acho que é poética.”
O projeto foi nomeado como Conífera por causa da árvore de mesmo nome, que foi a madeira usada para imprimir a estrutura. De acordo com o arquiteto, as pinhas também serviram para inspirar a forma dos tijolos, que se assemelham à de um cone.
Neste ano a instalação se estende além de o palácio e ocupa o jardim, estabelecendo um diálogo entre arquitetura, natureza e tecnologia.
“Nosso trabalho investiga o arquiteto como criador e a natureza holística dos processos de design”, pontua o profissional.
Mamou-Mani vê a instalação como parte de uma “nova geração da arquitetura projetada e fabricada digitalmente”. O arquiteto e sua equipe imprimiram todos os tijolos bioplásticos durante um período de dois meses usando quatro impressoras, levando de quatro horas e meia a sete horas para finalizar cada uma das peças.
Quando a Semana de Design de Milão terminar, a instalação seguirá para Londres e será exposta no Coal Drops Yard, projetado por Thomas Heatherwick.
COS x Arthur Mamou-Mani – Semana de Design de Milão 2019
Quando?
Entre 9 e 14 de abril
Onde?
Palazzo Isimbardi – Corso Monforte, 35 – Milão
Quanto?
Gratuito