Casa Created with Sketch.

O guia perfeito para não errar na hora de projetar o seu banheiro

A escolha da cuba e do metal deve ser harmônica para que o dia a dia seja mais prático. Saiba como fazer a escolha ideal com as dicas a seguir:

Neste projeto de banheiro, o misturador Recta da Incepa faz par com a cuba de apoio com mesa P8 da linha Platinum

Neste projeto de banheiro, o misturador Recta da Incepa faz par com a cuba de apoio com mesa P8 da linha Platinum (Incepa/Divulgação)

O banheiro é um dos ambientes que mais usamos em casa. Indispensável em qualquer projeto, é importante que ele associe, harmonicamente, estética, praticidade e bem estar para deixar os dias mais fáceis.

Se você está de mudança para uma nova casa ou pretende reformar o seu banheiro, alguns pontos precisam ser considerados ainda no início do projeto. A escolha correta da combinação de cubas e metais é um deles, pois vai influenciar na execução da parte hidráulica.

Para que você não tenha dor de cabeça e saiba exatamente qual tipo de cuba, metal e instalação será o ideal para o seu projeto, conheça as soluções da Incepa neste guia:

O que é cada peça

 

A torneira se difere do misturador e do monocomando porque permite apenas uma temperatura de água. Na foto, a torneira de bica alta da linha Platinum e a cuba de apoio P3 da mesma linha, na cor noir

A torneira se difere do misturador e do monocomando porque permite apenas uma temperatura de água. Na foto, a torneira de bica alta da linha Platinum e a cuba de apoio P3 da mesma linha, na cor noir (Incepa/Divulgação)

Antes de partirmos para maiores especificidades, é importante definir os termos. Por “cuba”, estamos falando da peça por onde a água escorre. Já os metais se referem à torneira, ao misturador e ao monocomando.

A torneira é a peça que só transporta água fria; o misturador conta com dois registros independentes, um para a água fria e outro para quente; enquanto o monocomando tem apenas um registro de temperatura regulável de acordo com a direção acionada no manípulo.

Tipos de cubas

 

Agora sim! Neste guia, vamos abordar quatro tipos de cuba para se usar no banheiro. São eles: de apoio sem mesa, apoio com mesa, sobreposição e embutida.

Cuba de apoio sem mesa para o metal

 

Neste projeto, foi utilizado o kit cuba Loft R1 + torneira bica alta da linha New, além de itens de instalação como o flexível 400 mm, a válvula lavatório universal e o tubo ajustável

Neste projeto, foi utilizado o kit cuba Loft R1 + torneira bica alta da linha New, além de itens de instalação como o flexível 400 mm, a válvula lavatório universal e o tubo ajustável (Incepa/Divulgação)

Na cuba de apoio sem mesa para o metal, a torneira, o misturador ou monocomando são instalados na bancada ou na parede.

Para a instalação na bancada, você deve eleger os metais com modelos de bica alta e assim terá a altura correta entre a cuba e a saída de água. Veja, na imagem acima, como fica interessante a combinação do metal de bica alta New com a cuba de apoio Loft R1.

O metal de parede Recta e a cuba de apoio P7, da linha Platinum, foram usados neste projeto

O metal de parede Recta e a cuba de apoio P7, da linha Platinum, foram usados neste projeto (Incepa/Divulgação)

Já para a instalação na parede, é necessário embutir o encanamento na mesma, ou seja, ela deve ser prevista no projeto de reforma ou construção do banheiro. Para este caso, que tal o misturador da linha Recta e a cuba de apoio Platinum P7?

Outro ponto importante é escolher modelos em que a saída de água esteja verticalmente centralizada com a válvula da cuba. Isso garante total conforto ao lavar as mãos, sem sobrecarregar a cuba com água!

Cuba de apoio com mesa para o metal

 

Metal de bica baixa Trentino, cuba de apoio com mesa e dispenser P8 na cor branca

Metal de bica baixa Trentino, cuba de apoio com mesa e dispenser P8 na cor branca (Incepa/Divulgação)

Para este modelo de cuba, é indicado escolher torneiras e monocomandos com a bica baixa, pois, desta forma, você terá a altura ideal para lavar as mãos sem risco de espirrar água para todos os lados.

Uma excelente opção é o duo monocomando da linha Trentino e a cuba de apoio Platinum P8.

Neste projeto, foram usados o misturador de mesa e bica alta da linha Era e a cuba P6 da linha Platinum

Neste projeto, foram usados o misturador de mesa e bica alta da linha Era e a cuba P6 da linha Platinum (Incepa/Divulgação)

Os misturadores também são indicados para este tipo de cuba, porque a bica fica com uma distância perfeita. Esses são detalhes importantes para compor o seu ambiente, para que a funcionalidade sempre seja a melhor possível!

Se optar pelo uso de misturadores, que tal este da linha Era com a cuba Platinum P6?

Veja também

Cuba de sobrepor com mesa para o metal

 

Na foto, a cuba de sobrepor Q7 da linha Loft e a torneira de mesa da linha Waterpress

Na foto, a cuba de sobrepor Q7 da linha Loft e a torneira de mesa da linha Waterpress (Incepa/Divulgação)

As cubas de sobrepor são consideradas robustas e ficam com um ótimo acabamento. Diferentes das cubas de embutir, estas ficam apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada, ocupando assim menos espaço dentro do gabinete. Então, caso o seu banheiro seja de metragens diminutas, considere usar este modelo.

Ele também é ideal para quem gosta de peças ousadas, como as cubas de apoio, e ao mesmo tempo não querem deixar de lado a simplicidade das cubas de embutir. A cuba de sobrepor é um meio termo entre as duas opções. A cuba de sobrepor Q7 da linha Loft é uma boa opção.

Quanto aos metais, os mais indicados para esses modelos de cubas são os de bica baixa. Uma ideia é usar a torneira de mesa da linha Waterpress.

Cuba de embutir

 

Cuba de embutir oval pequena e monocomando de mesa de bica baixa da linha First

Cuba de embutir oval pequena e monocomando de mesa de bica baixa da linha First (Incepa/Divulgação)

Neste modelo muito utilizado em decorações mais clean ou mesmo em ambientes públicos, a cuba está embutida sob a bancada ou oculta dentro de um gabinete.

Para ele, você deverá se atentar à escolha do sifão, que poderá ficar exposto. Além disso, não é recomendado utilizar metais de bica alta opte pelos de bica baixa ou parede.

Neste caso, a cuba de embutir oval da Incepa e o monocomando de mesa de bica baixa da linha First formam um ótimo par.

Tipo de metais

 

Torneira

 

Neste projeto, foram usadas a torneira de parede da linha Boss e a cuba sem mesa P3 da linha Platinum

Neste projeto, foram usadas a torneira de parede da linha Boss e a cuba sem mesa P3 da linha Platinum (Incepa/Divulgação)

A torneira, que oferece apenas água fria, é o modelo mais simples, acessível e mais indicado para áreas onde não há necessidade de ter água morna ou quente.

Se você mora em regiões mais quentes, a torneira pode ser a opção com melhor custo-benefício. Que tal esta da linha Boss e a cuba sem mesa Platinum P3?

Misturador

 

Aqui, foram usados o misturador da linha Era e a cuba P4 da linha Platinum na cor gris

Aqui, foram usados o misturador da linha Era e a cuba P4 da linha Platinum na cor gris (Incepa/Divulgação)

O misturador, por sua vez, permite acionar as duas temperaturas ao mesmo tempo até ajustar a combinação ideal da temperatura da água.

Para a sua instalação, é necessário que haja um sistema de aquecimento de água disponível (à gás, por exemplo). Também é importante lembrar que, para a instalação do misturador, são necessários dois furos seja na cuba, na bancada ou na parede.

O que acha do misturador de mesa e bica alta da linha Era com a cuba Platinum P4?

Monocomando

 

Metal de bica baixa da linha New e cuba de apoio Loft Q1 na cor branca

Metal de bica baixa da linha New e cuba de apoio Loft Q1 na cor branca (Incepa/Divulgação)

O monocomando também permite a liberação de água quente ou morna. Mas, enquanto o misturador tem dois registros um para cada temperatura , o monocomando tem apenas um que regula de acordo com a direção em que você aciona o manípulo, para esquerda ou para a direita.

A Incepa conta ainda com a tecnologia Cold Start, que permite economia de energia. Isso porque o ponto de abertura inicial da alavanca aciona apenas a água em temperatura ambiente, o que impede ligar a água quente sem necessidade. Se desejar acionar a água morna ou quente, basta girar para o lado esquerdo.

Uma dica importante para a instalação de um monocomando é a uma maior pressão da água para o funcionamento perfeito.

Tanto ele quanto o misturador são ideais para regiões mais frias do país, onde, durante o inverno, preferimos passar longe de água fria ou gelada. O que acha da combinação entre a monocomando de mesa da linha First com a cuba de apoio Loft Q1?

Para conferir outros produtos da Incepa e montar o seu banheiro, acesse este link.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.