Casa Created with Sketch.

BBB: se o quarto secreto estivesse acima da casa, como abafar os barulhos?

Para que os demais brothers não percebessem que havia alguém no quarto secreto, algumas soluções poderiam ter sido executadas. Confira:

A atriz Carla Díaz foi escolhida pelo público a ser “eliminada” no paredão falso e se dirigir ao quarto secreto do BBB

A atriz Carla Díaz foi escolhida pelo público a ser “eliminada” no paredão falso e se dirigir ao quarto secreto do BBB (Gshow/Reprodução)

Desde que entrou no ar, o Big Brother Brasil 2021 tem sido pauta constante e motivo de debates nas redes sociais. Temas sociais relevantes, como empoderamento negro, racismo, LGBTfobia, feminismo e xenofobia refletiram no debate público após ganharem força dentro da casa mais vigiada do país.

Nesta última semana, com a novidade do paredão falso e do quarto secreto, um assunto bem mais leve – porém pertinente – foi levantado no Twitter: como a produção iria garantir que os outros participantes não escutariam os barulhos do “eliminado”, já que, em outras edições do programa, o cômodo ficava em cima da casa?

Sabe-se agora que o quarto fica em “outra dimensão”, como pontuou o apresentador Tiago Leifert, mas a resposta para o questionamento dos internautas poderia estar na arquitetura do projeto. Confira algumas dicas:

Revestimentos de parede podem incluir isolantes acústicos, que ajudam a absorver o som

Revestimentos de parede podem incluir isolantes acústicos, que ajudam a absorver o som (Casa.com.br/Divulgação)

Visando abafar os possíveis ruídos no quarto, a produção do BBB poderia, por exemplo, utilizar a madeira como revestimento de parede ou como pavimentação complementar a partir de placas. Outra saída seria apostar no uso de painéis de cortiças a serem posicionados entre tijolos e o revestimento.

Demais materiais isolantes, como lã de vidro, de rocha e de PET, poderiam ser utilizados na parede. Todos eles têm propriedades que absorvem a energia sonora dentro das cavidades e podem ser utilizados também em pisos, atrás de chapas de drywall, tetos e telhas. Espumas também são utilizadas como isolantes de som e são constantemente vistas em estúdios de música, por exemplo, onde é importante conter o ruído. Além disso, seria perspicaz se atentar seria a vedação de elementos como portas e janelas, que fazem a comunicação com o ambiente externo, já que o som se propaga pelo ar.

Materiais fibrosos, como tapete, podem ser condicionantes acústicos. Peça de Fernando Jaeger.

Materiais fibrosos, como tapete, podem ser condicionantes acústicos. Peça de Fernando Jaeger. (Felipe Jaeger/Casa.com.br)

O isolamento pode, também, ser combinado ao condicionamento acústico – isto é, a estratégia de tornar um ambiente aconchegante se livrando de possíveis ecos. Para isso, poderiam ser utilizados materiais fibrosos, como tapetes, cortinas e almofadas. E, para além de somar à decoração, as plantas poderiam também ser melhores amigas do silêncio: aquelas com padrões geométricos e texturas ajudam a tornar o som difuso por refleti-lo em várias direções.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Rafael Cisneiros

    Materiais porosos garantem a absolvição sonora, não o isolamento acústico.