Vista deslumbrante de Copacabana pauta projeto de área social com 100m²
Os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos removeram divisórias e criaram uma nova composição de mobiliário para as salas
Uma família de quatro pessoas morava em uma casa com projeto assinado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos. Quando decidiram se mudar para este apartamento de 300m², de frente para a Praia de Copacabana, chamaram os mesmos profissionais para criar o novo lar em etapas, sendo que a área social, com 100m² composta por hall de entrada, estar, jantar e tv e lavabo, acaba de ser concluída.
“A moradora queria uma casa linda para receber os amigos e a família, tirando o máximo de partido da vista da Praia de Copacabana, na altura do Posto 6”, conta Ricardo.
“A ampla vista do mar influenciou bastante no novo layout da área social, pois queríamos criar um impacto visual no momento da chegada. Os ambientes são todos voltados para as grandes janelas, de frente para o mar, com acesso totalmente livre”, acrescenta o sócio Rodrigo.
Segundo os arquitetos, para executar o projeto, foi necessário fazer algumas modificações na planta. As três salas (estar, jantar e tv), por exemplo, tinham divisórias entre elas que isolavam os espaços.
Após a reforma, parte dessas divisórias foi removida, permanecendo apenas as colunas da estrutura do edifício, e uma delas foi totalmente revestida com painel de madeira, com direito à gravura do artista Salvador Dalí.
“No geral, nossa inspiração veio da leveza e fluidez do mar para criar ambientes contemporâneos, com estética de resort”, informa Ricardo. “Um elemento que ajudou a reforçar essa estética foi poltrona de fibra natural que colocamos na sala de tv”, acrescenta.
O projeto aposta em materiais naturais, cores pontuais que remetem ao mar (em diferentes tonalidades de azul e verde) e muitas peças que já eram do acervo dos moradores foram aproveitadas no novo lar, como os objetos, a mesa de jantar, a mesa de centro quadrada e as mesas laterais.
Todo o restante – entre sofás, poltronas e tapetes – é novo. Os arquitetos priorizaram móveis de design curvo não só para trazer atualidade ao décor como também para suavizar a estética dos móveis chineses que os clientes já tinham, de madeira maciça e visualmente pesados. Já os tecidos dos estofamentos e as texturas dos tapetes são de materiais naturais, como fibras, linho e couro, trazendo um toque mais acolhedor aos espaços.
“Na sala de jantar, projetamos um extenso buffet de linhas retas com acabamento em laca cinza, com um painel de madeira ao fundo, para contrastar esta composição contemporânea com a mesa de jantar e as cadeiras chinesas antigas”, informa Ricardo. Como a ideia do projeto era fazer poucas intervenções de obra, os clientes optaram por manter o piso existente de porcelanato, cujo brilho foi suavizado pelo uso de grandes tapetes.