Continua após publicidade

Texturas naturais e paisagismo tropical marcam casa de 200m²

O escritório Rua 141, que assina o projeto, aproveitou ao máximo a iluminação e ventilação natural cruzada

Por Redação
23 abr 2023, 13h00

Localizada em Alto de Pinheiros, em São Paulo, esta casa de 200m² com dois pavimentos teve o projeto de reforma e interiores assinado pelo escritório Rua 141, que propôs trazer o design brasileiro, as texturas dos materiais naturais e o paisagismo tropical, como premissa.

Jardim; área externa com poltrona branca.
(Produção: Deborah Apsan/Fotos: Maíra Acayaba/Casa.com.br)

Feita para um jovem morador, a construção da estrutura da casa já tinha pontos fortes que foram valorizados no partido do projeto de reforma, como as grandes aberturas, que proporcionam a entrada de iluminação e ventilação natural cruzada, e as grandes áreas externas que abraçam a casa.

Sala de jantar com mesa de tampo preto e porta de vidro para jardim.
(Produção: Deborah Apsan/Fotos: Maíra Acayaba/Casa.com.br)

O programa acomodou uma suíte, escritório, quarto, banheiro, cozinha, living, lavabo, garagem, área gourmet e área de serviço. No superior foi concentrado os usos íntimos e no andar térreo, os sociais.

Escada de madeira.
(Produção: Deborah Apsan/Fotos: Maíra Acayaba/Casa.com.br)

O paisagismo desenha as áreas externas, com linhas orgânicas e texturas tropicais. O limite do interno e externo é tênue, a vegetação permeia a casa trazendo vida. Quando observada de dentro para fora, assemelha-se a um quadro vivo. A escada leve e vazada possibilita a passagem de luz e o destaque da vegetação.

Sala de estar clara com buffet e estante vazada.
(Produção: Deborah Apsan/Fotos: Maíra Acayaba/Casa.com.br)

A atmosfera do estilo industrial que percorre os ambientes é marcada também pelo aconchego. O contraste do vergalhão bruto com a delicada palha natural, na estante do living, é o grande símbolo dessa harmonia.

Os mobiliários de designers brasileiros reforçam os traços que estão presente na arquitetura, a composição é resultado de uma identidade cheia de bossa.

Sala de estar com duas poltronas, parede de tijolinhos e luminária de piso.
(Produção: Deborah Apsan/Fotos: Maíra Acayaba/Casa.com.br)

O processo de produção artesanal está em quase todas as peças de mobiliários e objetos, a riqueza dos detalhes pode ser observada em cada textura. A escultura Corrente feita em algodão e madeira, pelas mãos da designer Regina Misk, compõe com as poltronas Stripes da Prototype, que trazem o tricot como grande destaque. O cristal lapidado, desenha a luz que o atravessa na luminária Sino do Estudio Orth.

Continua após a publicidade
Sala de estar clara com sofá verde, poltronas, parede de tijolinhos e cortina branca.
(Produção: Deborah Apsan/Fotos: Maíra Acayaba/Casa.com.br)

O mergulho cuidadoso na escolha de cada peça e no aprofundamento dos seus materiais, faz parte do processo de desenvolvimento do projeto. A costura entre as diferentes escalas, arquitetura e interiores, torna-se uma única narrativa.

Confira todas as fotos na galeria abaixo!

Publicidade