Tecidos, madeira, pedras e elegância compõem apê de 350 m² em São Paulo
O projeto, assinado pelo designer Felipe de Almeida, reúne o estilo maximalista mais clássico com o contemporâneo
Os dois moradores deste apartamento de 350 m², em São Paulo, tinham gostos absolutamente opostos: ela com gosto mais clássico e maximalista e ele com gosto mais minimalista e contemporâneo. Conciliar essas duas estéticas foi o desafio do profissional Felipe de Almeida.
O imóvel inicialmente estava bastante desatualizado, então o projeto investiu em revestimentos, mobiliário, marcenaria e design, para criar uma atmosfera que fosse atemporal e funcional. Além da renovação dos interiores, o objetivo era oferecer um apartamento para acomodar toda a família de forma confortável.
Um dos pontos chaves era a entrada, que recebeu uma não convencional porta de Muxarabi. Ela transmite um clima de bem-estar e possibilita a entrada de luz natural que vem da varanda e sala, dando charme, beleza, personalidade e deixando o hall do elevador sempre arejado, sem a sensação de um ambiente claustrofóbico como geralmente são os halls.
A varanda foi pensada para ser um espaço de convívio. Batizada de “sala do vinho” e “sala do pôr do Sol”, ela funciona como uma extensão integrada às salas. Neste espaço, era importante ter um projeto de paisagismo – o qual foi feito por Rodrigo Oliveira – para deixar tudo mais verde. A irrigação das plantas foi automatizada, assim como toda a iluminação.
Materiais naturais
Dentre os materiais, predominam madeira, tecidos e pedras. A madeira foi muito utilizada em todo o apartamento, começando pelo piso de tábuas que vieram da região Sul, reaproveitada de antigas fazendas e galpões e que passaram por um processo de restauração. O piso de madeira está presente também na cozinha e no forro de toda a varanda, onde contrapõe o piso frio de porcelanato.
Os tecidos foram utilizados em todos os ambientes, principalmente nas suítes, onde as paredes foram forradas em tecido, e na copa, que ganhou parede forrada e o estofado do banco alemão com diversos tipos de estampas. Os vários tecidos têm acabamentos naturais como o algodão e o linho. Já as pedras foram utilizadas desde a cozinha até os banheiros, com mármores travertinos e seixos, além da suíte master que possui um mármore Branco Paraná na área do banho.
Arte e memória
Apaixonado pela arte, Felipe não deixou faltar a arte popular brasileira na decoração, representada em objetos e peças de artesanato de comunidades espalhadas pelo Brasil. O grande destaque é a tela de Burle Marx, pensada e posicionada estrategicamente para ser apreciada por quem chega e por quem está na sala. O apartamento conta ainda com obras de Mariana Palma, Volpi e muitos outros artistas.
Por último, mas não menos importante, o corredor íntimo que leva para os quartos ganhou uma parede cheia de memórias e recordações nas mais diversas fotos de fases distintas da vida da família, parentes e amigos. Trata-se de um espaço regado a memórias essenciais e um ar de nostalgia gostoso.
Veja mais fotos na galeria abaixo!