Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m²
O escritório Escala Arquitetura criou uma suíte para cada um dos filhos dos moradores e um home office que funciona como quarto de hóspedes.
Um casal, com um casal de filhos, comprou este apartamento de 360 m², em Ipanema (RJ), com quartos voltados para a Praia de Ipanema e a sala voltada para o Cristo Redentor. Em seguida, encomendou um projeto de reforma completa às arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura, incluindo a decoração integralmente nova em todos os cômodos.
“Eles pediram ambientes amplos, uma suíte para cada um dos dois filhos e um escritório que também funcionasse como quarto de hóspedes”, conta Carol.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, o banheiro social foi desmembrado em dois banheiros para transformar o dormitório do filho em suíte, enquanto o banheiro da suíte da filha foi criado a partir da eliminação de um dos quartos de serviço.
O conceito do projeto surgiu a partir do pedido dos clientes por um apartamento com marcenaria e móveis atemporais, para acompanhar as diferentes fases da família ao longo dos anos. No geral, as arquitetas priorizaram móveis com diferentes texturas, e trouxeram pontos de cor em algumas peças.
Entre as peças de design assinado, elas destacam as poltronas giratórias Isabel (da Maria Cândida Machado), as quatro cadeiras Omar (de Rejane Carvalho Leite), a chaise Pitu com banqueta (de Aristeu Pires), o aparador Duetto (de Luia Mantelli), a mesa de jantar Carol (de Aristeu Pires) e as dez cadeiras GB (de Geraldo Barros).
A paleta de cores do projeto tem uma base neutra em toda área social e, no quarto do casal, toques de cor nos estofados, roupa de cama e objetos decorativos. No quarto do filho, o azul das portas metálicas da marcenaria dita a atmosfera jovem e descontraída do ambiente, enquanto no quarto da filha a paleta traz tons pastel para criar uma atmosfera romântica e atual.
No quesito “materiais”, o piso original em peroba do campo foi restaurado e a mesma madeira foi usada no acabamento das marcenarias, personalizadas pela Lasca, “braço” do escritório destinado a este segmento.
Destaque para a imensa estante – que funciona como apoio à sala de estar e se estende até o jantar fazendo as vezes de aparador -, o rack sob a TV com portas treliçadas em muxarabi e o teto ripado na entrada da sala, que também esconde as máquinas de ar condicionado), combinada com painéis de parede brancos. Cortinas de linho, estofados em sarja, algodão, linho e couro e tapetes de PET complementam a base do décor.
Veja mais fotos abaixo: