Continua após publicidade

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m²

O escritório Escala Arquitetura criou uma suíte para cada um dos filhos dos moradores e um home office que funciona como quarto de hóspedes.

Por Ana Harada
11 abr 2024, 13h00
Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, sala de estar com grandes janelas, tapete, mesa de centro com tampo de vidro.
 (Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após publicidade

Um casal, com um casal de filhos, comprou este apartamento de 360 m², em Ipanema (RJ), com quartos voltados para a Praia de Ipanema e a sala voltada para o Cristo Redentor. Em seguida, encomendou um projeto de reforma completa às arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura, incluindo a decoração integralmente nova em todos os cômodos.

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, home office, prateleira com livros, bancada de madeira.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)

“Eles pediram ambientes amplos, uma suíte para cada um dos dois filhos e um escritório que também funcionasse como quarto de hóspedes”, conta Carol.

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, quarto com vista para mar, prateleira, balanço suspenso.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)

Entre as principais modificações na planta do imóvel, o banheiro social foi desmembrado em dois banheiros para transformar o dormitório do filho em suíte, enquanto o banheiro da suíte da filha foi criado a partir da eliminação de um dos quartos de serviço.

Continua após a publicidade
Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, quarto com cama em platô, bancada de madeira, tapete listrado colorido.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)

O conceito do projeto surgiu a partir do pedido dos clientes por um apartamento com marcenaria e móveis atemporais, para acompanhar as diferentes fases da família ao longo dos anos. No geral, as arquitetas priorizaram móveis com diferentes texturas, e trouxeram pontos de cor em algumas peças.

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, sala de estar, tapete, mesa de centro com tampo de vidro.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Entre as peças de design assinado, elas destacam as poltronas giratórias Isabel (da Maria Cândida Machado), as quatro cadeiras Omar (de Rejane Carvalho Leite), a chaise Pitu com banqueta (de Aristeu Pires), o aparador Duetto (de Luia Mantelli), a mesa de jantar Carol (de Aristeu Pires) e as dez cadeiras GB (de Geraldo Barros).

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, quarto com vista para mar, prateleira, home office.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)

A paleta de cores do projeto tem uma base neutra em toda área social e, no quarto do casal, toques de cor nos estofados, roupa de cama e objetos decorativos. No quarto do filho, o azul das portas metálicas da marcenaria dita a atmosfera jovem e descontraída do ambiente, enquanto no quarto da filha a paleta traz tons pastel para criar uma atmosfera romântica e atual.

Continua após a publicidade

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, sala de estar, mesa de centro com tampo de vidro, sofá branco.

No quesito “materiais”, o piso original em peroba do campo foi restaurado e a mesma madeira foi usada no acabamento das marcenarias, personalizadas pela Lasca, “braço” do escritório destinado a este segmento.

Reforma restaura piso de peroba e cria duas suítes em apê de 360 m². Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, sala de estar, estante de nichos, quadro, sofá branco.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Destaque para a imensa estante – que funciona como apoio à sala de estar e se estende até o jantar fazendo as vezes de aparador -, o rack sob a TV com portas treliçadas em muxarabi e o teto ripado na entrada da sala, que também esconde as máquinas de ar condicionado), combinada com painéis de parede brancos. Cortinas de linho, estofados em sarja, algodão, linho e couro e tapetes de PET complementam a base do décor.

Veja mais fotos abaixo:

Publicidade