Continua após publicidade

Reforma garante espaço e lazer à casa urbana

Localizado em São Paulo, o imóvel ganhou ambientes integrados, aconchegantes e práticos para o dia a dia da família

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 28 fev 2024, 18h44 - Publicado em 26 nov 2020, 11h06
 (Evelyn Muller/Casa.com.br)
Continua após publicidade
casa-arkitito13
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Olhando as imagens desta casa você imaginaria que ela está localizada em São Paulo? O imóvel de 280 m² foi erguido há cerca de 60 anos no bairro Alto de Pinheiros e passou recentemente por uma reforma radical, comandada pelo escritório Arkitito, para ganhar uma sala ampla, bem iluminada e integrada com a área de lazer.

Os arquitetos Chantal e Tito Ficarelli contam que começaram a fazer parte do projeto desta casa antes mesmo de desenhá-lo. “Os clientes estavam na dúvida entre encontrar um terreno para construir do zero ou reformar uma casa. Como eles decidiram procurar num bairro que conhecemos bem, acabamos ajudando na escolha”, lembra Tito.

casa-arkitito2
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

A construção era bastante escura e a divisão dos ambientes, bem diferente do que os novos moradores desejavam. Apesar de demandar uma reforma e tanto, os arquitetos indicaram essa casa antiga por causa de uma característica específica: o declive da rua oferecia uma vista maravilhosa nos fundos do terreno. “A ideia era trabalhar a arquitetura de uma forma que pudéssemos aproveitar esse cenário e aquele espaço aéreo da melhor forma possível”, explica Chantal.

 

casa-arkitito7
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Para a fachada que se mostra para a rua, os arquitetos desenharam um formato das casinhas de desenhos animados, que esconde a vista dos fundos e os espaços integrados do imóvel. Já a face dos fundos, se abre para a paisagem arborizada do bairro.

O pé-direito imponente e a varanda espaçosa eram desejo dos moradores, que sonhavam com uma casa urbana gostosa de morar, prática e convidativa. Assim, da construção antiga restou apenas a fundação e o muro de arrimo, que sustenta o andar inferior. O telhado de duas águas também já existia, mas foi valorizado nessa nova fase com forro de madeira compensada. Quanto aos materiais, os arquitetos escolheram seguir por uma paleta natural para dar unidade ao projeto.

casa-arkitito11
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

O layout também sofreu mudanças drásticas. A ideia era que o a casa fosse prática tanto para o dia a dia quanto para os momentos de festas em família e com os amigos. Assim, os arquitetos aproveitaram o declive do terreno para dividir os ambientes em dois níveis, de modo que a área íntima ficasse no térreo, ao nível da rua, e a social na parte debaixo, antes usada como estacionamento e área de serviço.

casa-arkitito6
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, acesse a galeria de imagens abaixo!

 

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade