Continua após publicidade

Reforma em apê de 60m² cria duas suítes e lavanderia camuflada

O imóvel é o primeiro apartamento da arquiteta Luiza Mesquita, sócia da arquiteta Luana Bergamo no escritório Sketchlab Arquitetura

Por Redação
Atualizado em 28 fev 2024, 11h51 - Publicado em 23 fev 2024, 19h00

Este é o primeiro apartamento da arquiteta Luiza Mesquita, sócia da arquiteta Luana Bergamo no escritório Sketchlab Arquitetura. Com 60m², o imóvel foi colocado abaixo na reforma, restando apenas uma parede antiga. Originalmente, a planta tinha dois quartos e apenas um banheiro. Como a arquiteta tem planos de aumentar a família em breve, o ponto de partida do projeto foi a criação de duas suítes, sendo uma para o futuro bebê.

Sala de estar integrada com jantar e cozinha; piso de madeira, mesa redonda e bancada branca de cozinha.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Grande e sem utilidade, o antigo quarto de serviço (que fazia limite com o pilar aparente na sala) foi demolido para ampliar a área social e alterar a orientação da cozinha, que antes era um pequeno corredor fechado. A eliminação da porta de serviço permitiu criar uma área de serviço mais compacta, “camuflada” por portas de correr de alumínio branco com vidro aramado.

Lavanderia camuflada por porta de vidro de correr.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

“Este recurso permite que o pequeno espaço seja isolado da sala, quando necessário, sem bloquear a passagem de luz natural”, informa Luiza. Outro ponto importante na reforma foi a criação do lavabo, que não existia na planta original.

Sala de estar clara com nicho verde, tapete neutro e cortina branca.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Segundo a arquiteta, o projeto é muito autoral, pois incorpora plenamente os gostos e as lembranças dela própria. “Posso dizer que o projeto é 50% careta e 50% jovem, pois, ao mesmo tempo em que eu quis trazer uma atmosfera contemporânea, pensei em como nós, arquitetos, estamos sempre em transição e queremos experimentar novas tendências”, pondera.

Sala de estar com sofá cinza e obra de arte com cocar em cima do sofá.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

A preocupação com a praticidade também foi primordial na elaboração do projeto, pois a moradora queria materiais e acabamentos que facilitassem seu dia-a-dia, com manutenção rápida e descomplicada. Um bom exemplo foi a opção dela pelo piso em porcelanato amadeirado no padrão carvalho, no lugar da madeira propriamente dita.

Continua após a publicidade

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, algumas poucas peças vieram do antigo endereço da arquiteta, como o quadro de cocar comprado em Goiânia (de uma artista local) e as cadeiras do designer Gustavo Bittencourt, que eram uma paixão antiga.

Quarto com cama de casal com cabeceira de madeira ripada, luminária lateral.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

No mais, praticamente é tudo novo, com destaque para os móveis com design limpo e atemporal (em sintonia com a linha de trabalho do escritório SketchLab), tendo o cinza como base e pontos de cor em tons terrosos e verde para compensar a falta de vista das janelas, já que o apartamento fica entre prismas de ventilação do prédio.

Continua após a publicidade

Sala de jantar pequena com mesa redonda e espelho em formato orgânico.

Entre as peças de design assinado, ela destaca as cadeiras Iaiá da sala (compradas antes mesmo de a obra começar) e o banco de mesmo nome posicionado no pé da cama de casal, tudo criação do designer Gustavo Bittencourt. Outra peça de destaque na sala é a mesa de centro aramada C41, criação de Marcus Ferreira para a Carbono Design, também um desejo antigo da arquiteta por considerá-la versátil e elegante.

Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!

 

Publicidade