Com paleta branca, apê de 240 m² tem porta de correr inspirada em biombos
A arquiteta Lucia Manzano apostou em uma decoração minimalista e criou uma cozinha generosa
Este apartamento dúplex de 240 m² foi reformado pela arquiteta Lucia Manzano para acomodar um casal com dois filhos, um pequeno e outro adolescente. Como a planta original do apartamento era muito bem distribuída, a profissional precisou fazer pequenas mudanças estruturais, a fim de deixar os espaços amplos e fluídos. Já a decoração ganhou atmosfera minimalista e aconchegante.
A base é o branco, as madeiras e o cinza cimento. O apartamento esbanja luz natural, com caixilhos amplos e generosos. A fim de valorizar os caixilhos e piso teto existentes, a profissional optou por não ter forro de gesso. A iluminação das salas e cozinha é composta de luminárias de sobrepor, além de pendentes e abajures para iluminação indireta, além de luminárias com design contemporâneo e minimalista.
A cozinha foi um dos pontos centrais do projeto, a cliente adora cozinhar e receber, e tem uma coleção grande de louças, panelas e demais utensílios. Para isso, precisou dimensionar a área de serviço e eliminar a copa para deixar o espaço amplo e claro, criando uma grande área de bancadas e uma ilha central de apoio para armazenar todos seus itens.
A porta de correr, que faz a integração com a sala, foi pensada para ser funcional, conforme a necessidade do dia a dia, quando abertos os painéis somem e, ao serem fechados, apresentam um grafismo delicado.
A escolha pelo vidro acidado, bem similar ao jateado, porém de manutenção e limpeza mais fáceis, traz luminosidade sem perder a privacidade que os moradores queriam ao isolar os ambientes. A inspiração para o desenho das portas tem um “quê” oriental, lembrando os biombos japoneses de bambu e papel de arroz.
Um dos grandes desafios do projeto foi resolver o layout do living de proporções bem quadradas para acomodar áreas de TV, estar e jantar. Por ter uma planta quadrada, optou por um sofá duplo, que divide o home do estar acomodando os dois usos com conforto.
Outra demanda era incluir no living um móvel para organizar tanto livros quanto objetos do casal. Dessa forma, o Lucia desenhou uma estante executada de marcenaria, que, além de cumprir essa função, ainda integra as salas. A varanda ganhou balanço, poltronas e muitas plantas, trazem uma atmosfera de urban jungle para o apartamento.
O banheiro segue a mesma paleta de cores, com piso em porcelanato cimento queimado, paredes brancas, bancada em quartzo branco e marcenaria em madeira. Os boxes do wc, do chuveiro e da banheira estão em serralheria preta, e o charme fica por conta do granilite que reveste a parede da área molhada.
Na área íntima, composta de uma suíte e dois quartos, algumas mudanças estruturais foram aplicadas. No corredor havia um roupeiro cujo fundo fazia divisa com o dormitório de serviço. O roupeiro foi eliminado, assim como a parede do dormitório de serviço para criar um pequeno home office no corredor.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: