Continua após publicidade

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia

O projeto, assinado por Patricia Penna, conta com uma generosa área social integrada, capaz de acomodar confortavelmente até 23 pessoas.

Por Editado por Ana Harada
Atualizado em 4 mar 2024, 15h28 - Publicado em 3 mar 2024, 13h00
Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, sala com pé direito duplo, parede de pedra, grandes janelas, sofás claros.
 (Leandro Moraes/Casa.com.br)
Continua após publicidade

A arquiteta Patricia Penna, responsável pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, concebeu soluções e alternativas práticas para um projeto dos sonhos de uma família que a contratou para desenvolver este refúgio de veraneio, no litoral norte de São Paulo. A construção conta com mais de 800 m² e se localiza num condomínio à beira mar, no litoral Norte de São Paulo.

Área social integrada

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, sala com pé direito duplo, parede de pedra, grandes janelas, mesa rústica de madeira.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

Um dos principais desejos da família era o de ter uma casa confortável para receber amigos e familiares, com ambientes generosos. Com tal premissa, a integração dos setores social e de lazer se mostrou como solução natural, durante o desenvolvimento do projeto. Sofás de diferentes tipologias compõem o living de pé direito duplo, com atenção especial para os sofás de ilha, que permitem integração 365 graus com o ambiente – deitado, ou sentado.

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, cozinha integrada com sala de jantar, mesa rústica de madeira, bancada, banquetas verdes.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

Na composição final, dois elementos destacam-se no estar: os pendentes de fibras naturais e a canoa do tipo ‘canadense’, feitos artesanalmente. Além disso, três mesas atendem ao grande ambiente multiuso – duas redondas e uma retangular de madeira, permitindo que até 23 pessoas acomodem-se confortavelmente. O resultado é uma cozinha que evoca o “receber” com charme, praticidade e personalidade.

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, adega walk in, mesa redonda, cozinha integrada.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Integrada à marcenaria do living, a adega climatizada para cerca de 250 garrafas era também umas das demandas dos moradores. O revestimento externo do móvel é em lâmina natural de madeira – num tom e acabamento semelhantes à madeira usadas nas paredes do mesmo ambiente.

Outro trunfo do living do pé-direito duplo, além da integração do interno/externo, por meio das portas de correr de 7m, é a integração dos setores internos, pois deixa a mostra o mezanino e circulação superior.

Tecnologia de controle térmico e da sofisticação

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, sala com pé direito duplo, parede de pedra, grandes janelas, sofás claros.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

Para assegurar um maior conforto térmico dentro da residência, as paredes de maior incidência solar foram executadas com blocos tipo “Siporex” (blocos de concreto celular), que auxiliam no isolamento térmico. Além disso, um mesmo porcelanato, de grande formato, reveste todo o piso interno da casa. O material, apesar de ter inércia térmica relativamente alta, por não ficar exposto à insolação direta, mantém-se sempre resfriado, auxiliando no equilíbrio térmico interno.

Continua após a publicidade

Por fim, as janelas e portas externas dos quartos e home theater contam com telas mosquiteiro – curingas no equilíbrio térmico interno da residência, que impede a entrada de insetos. de quartos

Home theater completíssimo

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, sala de tv com estante de marcenaria, sofá bege claro.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

O projeto conta ainda com uma sala de TV no térreo. O sofá super confortável e de profundidade maior que o convencional, é todo de linho natural e parte de suas almofadas são de plumas de ganso.

Tanto a madeira que reveste o forro quanto a parede de travertino escovado nacional conferem um aconchego extra ao ambiente. A madeira, além de solução estética, ainda auxilia no conforto acústico na hora da experiência cinematográfica.

Continua após a publicidade

Quartos dos sonhos para moradores e convidados

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, quarto com uma cama de casal e uma cama de solteiro.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

Para os dormitórios, a quantidade de visitas também foi levada em consideração, por isso o projeto segue o mais sofisticado padrão de hotelaria e o mesmo modelo estético de não incluir armários ou guarda-roupas no quarto de hóspedes, optando por cabideiros abertos e prateleiras.

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, quarto de casal com armário aberto, papel de parede.
(Leandro Moraes/Divulgação)

Além disso, os quatro dormitórios de hóspedes contam com uma base neutra, décor elegante com variação no papel de parede de quarto para quarto.

Continua após a publicidade
Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, quarto de casal, poltrona, armário.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

Já o quarto master, do casal, possui guarda-roupa com portas, onde a fibra natural brilha, junto da pintura tipo “laca”. A fibra natural também aparece na cabeceira da cama. Executada em trama de “malacca”, sua forma sinuosa remete às ondas do mar e ratificam o mood de conforto, do quarto. A gaze de linho arremata o conjunto, permitindo leve translucidez durante o dia e, de noite, associada à persiana técnica, assegura que nenhuma luminosidade invada o quarto.

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, banheiro com cuba esculpida dupla.
(Leandro Moraes/Divulgação)

A sala de banho master conta com bancada e nichos executados no mesmo porcelanato, de toque texturizado. Na área do box, a parede revestida em seixos brancos é um destaque digno de nota.

Continua após a publicidade

Um oásis na área externa

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, área externa, piscina, espreguiçadeiras azuis.
(Leandro Moraes/Casa.com.br)

Outro destaque do projeto é a área de lazer, onde o escritório Patricia Penna Arquitetura propôs a aplicação da lâmina sinterizada como revestimento de piso, garantindo muita resistência. Além da piscina, a área externa ainda conta com um gazebo e quadra de beach tennis, emoldurada por um lindo paisagismo.

Publicidade