Mezanino metálico é destaque no projeto de reforma deste apê
O projeto da arquiteta Bárbara Kahhale garantiu um espaço preparado para que a moradora pudesse desenvolver o seu projeto de curadoria
Localizado no Panamby, em São Paulo, este apartamento recebeu um projeto de reforma da arquiteta Bárbara Kahhale.
O imóvel pertence a um casal descolado. Ela engenheira recém-aposentada, resolveu colocar em prática um sonho muito antigo e dar vida a um projeto chamado “Casa Da Robe”, em que faz a curadoria de vários objetos decorativos e utiliza o cenário da própria casa para vitrine das peças – um cenário com alma!
Com as vendas decolando, surgiu a necessidade de um home office com espaço para um pequeno estoque dos itens com maior saída. “Como o apartamento tem pé-direito duplo, a solução foi fazermos um mezanino metálico para adequar às novas necessidades de uma nova era”, diz a arquiteta.
Além disso, foi preciso criar uma estrutura auxiliar (embutida) para suportar a carga nova inserida na estrutura existente do apartamento.
Veja também
- Bikes em painel de madeira são destaque nesta cobertura duplex 80 m²
- High-low e pegada industrial inspiram décor de cobertura duplex de 150 m²
“Para que o mezanino ficasse em balanço (sem pilar), fixamos um cabo de aço em uma viga auxiliar chumbada na laje existente do apartamento, a qual recebe e distribui parte da carga do mezanino. A viga auxiliar foi escondida pelo forro novo, dessa forma conseguimos um visual clean com uma estrutura esbelta”, explica Bárbara.
Enquanto isso, as luminárias foram trocadas por modelos mais modernos, com visual clean e lâmpadas de LED formando uma iluminação bem cênica. No forro, foram inseridos dois ar-condicionados embutidos, um cassete de 4 vias no pé-direito alto e um cassete de uma via no home theater.
A moradora desejava que o novo mezanino fosse bem clean, visto que a parte inferior do apartamento já possuía muitos objetos decorativos, fazendo um contraste harmônico entre o antigo e o novo. Assim foi feito. No décor, laca branca e madeira tauari se complementam, trazendo um ar de elegância aos espaços.
Peças de design contribuem com esse conceito, como a poltrona Mole de Sérgio Rodrigues, o vaso de Nara Ota e a luminária de piso e arandela de modelo Bauhaus, da Lumini.
A marcenaria foi desenhada para atender as solicitações apresentadas, entre elas uma bancada grande com gavetas finas para o home office, uma bancada mais alta para embrulhos e presentes, armário para estoque e uso da cor branca com algum detalhe em madeira tauari.
“O que mais gosto no projeto é a forma como a estrutura nova do mezanino se integra perfeitamente aos elementos que já existiam no apartamento, através de sua cor e materiais, fazendo parecer que sempre esteve ali”, conta Bárbara.
Confira mais fotos do apartamento na galeria: