Continua após publicidade

Materiais naturais e leveza marcam apê de 160m² com vista para a praia

O projeto, assinado pelo escritório A+ G Arquitetura criou um apartamento iluminado, arejado e de decoração atemporal

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 12h24 - Publicado em 6 set 2022, 13h00
Sala de estar em tons neutros com sofás e tapete, varanda ao fundo
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Uma família composta por um casal na faixa dos 45 anos, com duas filhas de 13 e 10 anos, já morava neste condomínio na Barra da Tijuca, mas em outro prédio, em um apartamento menor.

Durante a pandemia, eles decidiram se mudar para um apartamento maior, com 160m² e vista para a Praia da Reserva, e logo encomendaram aos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, escritório A+G Arquitetura um projeto de reforma e decoração.

Sala de estar com sofás, poltronas e tapete
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Os clientes queriam manter os quatro quartos existentes e apenas acrescentar em todos eles uma estação de trabalho ou estudo, por causa do confinamento durante a pandemia. A reforma foi geral, em todos os cômodos, pois o apartamento é da década de 1970 e nunca havia passado por uma renovação”, conta Ana Luisa.

Cozinha integrada
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Eles também solicitaram ao escritório que a cozinha fosse ampla, com mesa para seis lugares, e que a decoração tivesse uma base neutra e leve, além de uma marcenaria que otimizasse bem os espaços, pois sentiam falta de armários no apartamento anterior.

Continua após a publicidade

Os arquitetos revelam ainda que a maior modificação na planta foi a integração visual da circulação do apartamento com a sala, feita através de brises de madeira e da porta de correr, com 2,10m de largura.

Sala de jantar com mesa e cadeiras em madeira
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Como estava em ótimo estado, o piso original (de tábua corrida na sala e taco nos quartos) foi mantido e ainda serviu de ponto de partida para o desenvolvimento do conceito do projeto. No que se refere à decoração, praticamente é tudo novo. Os clientes só trouxeram do antigo apartamento as cadeiras da mesa de jantar e alguns objetos.

Na área social, os arquitetos optaram por uma paleta neutra e materiais naturais (como madeira, couro, tapete de algodão com sisal, tecidos de linho), destacando a vista da sala da Praia da Reserva.

Sofá claro, mesa de centro, almofadas e quadro
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

A cor foi usada apenas de forma pontual nas obras de arte, objetos e almofadas. Na cozinha, eles também escolheram revestimentos neutros: porcelanato off white no piso; cerâmica Metro White, com paginação mata junta, na parede; quartzo branco nas bancadas. Já a marcenaria ganhou revestimento melamínico, em dois padrões: verde bambu e freijó.

Entre os destaques do projeto, os arquitetos ressaltam a marcenaria da sala de jantar (brise articulado e porta de correr), que possibilita uma integração visual da circulação com a sala e deixa os dois ambientes mais charmosos;

Sala de estar integrada com jantar
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

A mesa de centro, desenhada pelo escritório, revestida com azulejos de estampa geométrica, da Mica; o uso de dois tapetes naturais, iguais e claros, na área do estar e da tv, trazendo leveza para esses ambientes; o lavabo com uma parte da bancada e a prateleira inferior em muxarabi de freijó, repetindo o mesmo padrão usado na sala, nas portas do móvel da tv;

Home office
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

A marcenaria do escritório, que ganhou nichos com portas de vidro transparente e iluminação interna para o cliente expor sua coleção de miniaturas de aviões de forma organizada e protegendo os objetos da poeira.

Continua após a publicidade

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Publicidade