Continua após publicidade

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m²

A Casa Átimo, projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024 também inova ao usar micro arandelas que criam pequenos pontos de luz em nichos

Por Nádia Kaku
Atualizado em 28 Maio 2024, 11h47 - Publicado em 24 Maio 2024, 19h08

O arquiteto Renato Mendonça – em parceria com a Criare – assina a Casa Átimo para a CASACOR SP 2024. O projeto foi inspirado no conceito do poder da transformação de um átimo de segundo, um tempo mínimo que é capaz de mudar tudo, demonstrando a passagem do tempo e da vida. O projeto propõe viver agora, no presente, nesse instante, atento ao que vem pela frente, mas sem estar refém do futuro.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com estante com nichos, sofá e tapete.
(MCA Estúdio/Divulgação)

“A Casa Átimo celebra a conexão entre passado, presente e futuro. Nosso espaço reflete a transformação pessoal e a responsabilidade de nossas ações. Priorizamos o conforto, a convivência e a integração com a natureza. Combinamos elementos contemporâneos com peças históricas, honrando o legado do passado enquanto abraçamos o futuro com entusiasmo. Este é um convite para viver plenamente o agora, valorizando cada momento da vida em evolução”, conta o arquiteto.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, quarto com parede tijolinho e cama com cabeceira estofada.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Em um espaço amplo de 110 m², com teto inclinado, pé-direito alto e grandes vãos, o ambiente é dividido em duas áreas distintas: a social com uma cozinha e ilha integrada ao living para os momentos de convívio e, separada por uma grande estante, a área íntima, com uma suíte com closet e home office, além da sala de banho na varanda, que surge interligada ao paisagismo verde assinado pela paisagista Bia Abreu.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com estante com nichos iluminados.
(MCA Estúdio/Divulgação)

O padrão amadeirado Carballo, da Criare, surge como protagonista em todo o ambiente, numa tonalidade mais escura, que eterniza o aconchego, dramatiza o espaço e traz personalidade. Ele está presente em todo o espaço – nas paredes, na ampla estante e nos nichos – setorizando os cômodos de forma elegante e inteligente.

Continua após a publicidade
Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, cozinha com ilha, banco e prateleira.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Em contraponto, o arquiteto escolheu a suavidade da laca acetinada numa tonalidade bege acinzentada para destacar alguns pontos importantes do projeto, tanto no mobiliário da cozinha, que conta ainda com uma ilha e uma bancada em Xtone, como também no closet, com uma proposta aberta e nichos com uma iluminação que destaca o fundo e valoriza o revestimento cerâmico rústico.

Continua após a publicidade
Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com estante até o teto com nichos e poltrona.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Na área social, o destaque é a ampla estante parcialmente vazada, que vai do chão ao teto e revela um rasgo para a área intima, convidando o visitante a descobrir os espaços aos poucos. Outro detalhe que chama a atenção é a parede lateral que sai da estante.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com estante com nichos, tapete, cozinha com ilha.
(MCA Estúdio/Divulgação)

O chão recebe um piso da Akafloor, desenvolvido em homenagem aos rios da Amazônia, que apresenta os veios naturais da madeira com uma tonalidade escura. Em contraste está um imenso e contíguo tapete da Decoralle num elegante tom de marrom. Os grandes vãos emolduram a paisagem externa e propõem integração com o verde e com o mundo lá fora. O pé-direito alto possibilita um leve caimento de cortinas tramadas em linha fluida.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, detalhe de marcenaria iluminada com nichos.
(MCA Estúdio/Divulgação)

No mobiliário, peças de design da Lider são combinados com itens de antiquário da AD Studio. Para compor a decoração, o arquiteto fez uma seleção refinada de utensílios da Wolff, como copos, garrafas e taças de cristal, faqueiros em aço inox, pratos e outros itens em cerâmica portuguesa, além de peças em vidro borossilicato.

Continua após a publicidade
Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com paredes vazadas, sofá e quadro.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Destaque também para a obra de arte “Empire Vase”, do artista Tiago Mestre, em óleo sobre linho, que valoriza o pé-direito no living e causa uma reflexão sobre o que é o seu império.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, detalhe da estante com nicho iluminado na estante.
(MCA Estúdio/Divulgação)

O projeto luminotécnico ficou a cargo de Waldir Júnior, especialista em iluminação, que utilizou uma luz direcionada aos pontos de destaques para trazer dramaticidade. E, para potencializar a sensação de acolhimento e de conforto no ambiente, foram utilizados perfis de LED e spots embutidos que trazem uma iluminação direta, micro arandelas que criam pequenos pontos de luz na cozinha, uma sanca grande sobre a cama com uma luz indireta que demarca a área de relaxamento, uma iluminação na varanda valorizando as plantas, além de luminárias decorativas da La Lampe valorizando cada canto.

Veja mais fotos!

Continua após a publicidade
Publicidade