Casa Created with Sketch.

Inspiração escandinava neste apartamento de 69 m²

Madeira clara, mobiliário de linhas retas, plantas e peças de serralheria compõem a decoração clean

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Comprado para ser a primeira casa de um jovem casal, este apartamento de 69 m², em São Paulo, fica em um prédio com enormes floreiras na fachada. Assim, a natureza está sempre à vista no living. Para valorizar esse atmosfera tranquila, os moradores contrataram o escritório Studio 92 Arquitetura, que elaborou um projeto clean, seguindo o estilo escandinavo. Madeira de tons claros, mobiliário de linhas retas, luz natural e muitas plantas compõem a decoração.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na reforma, a principal decisão foi integrar a área social, que inclui cozinha, sala e varanda, e posicionar o sofá de costas para a bancada da cozinha. Assim, há sensação de amplitude porque a área acima da cintura fica completamente livre. Os arquitetos também integraram as duas suítes originais do projeto.

Com a intenção de seguir o estilo escandinavo, o escritório desenhou elementos de serralheria e detalhes de metal pretos para todos os ambientes. A iluminação também ganhou atenção especial e aparece em trilhos de leds embutidos e spots. No piso, destaca-se a madeira maciça em tom claro na maior parte da área social, já para a cozinha e a varanda o revestimento escolhido foi o cimento queimado.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na sala, chama a atenção a parede de tijolinhos brancos, que traz uma textura delicada ao projeto. Versátil, o móvel em L atua como aparador e banco, deixando o espaço mais flexível. Segundo os arquitetos, é possível acomodar entre 10 e 13 pessoas sentadas na sala. Neste móvel há, ainda, nichos com função de cachepôs para acomodar plantas.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Já na cozinha a protagonista é a ilha espaçosa feita de Silestone, onde foram instaladas a cuba, torneira e uma grande prateleira suspensa, que permite deixar os utensílios sempre à mão. Na parede, o armário em tom de cinza oferece mais espaço para armazenamento e os ladrilhos geométricos no backsplash deixam tudo mais charmoso.

Um dos cantos preferidos dos moradores, a varanda foi equipada com mesa de jantar e cadeiras em tom de rosa queimado. O móvel na cor grafite, projetado pelo escritório, abriga a cervejeira, adega e utensílios de churrasco. A churrasqueira, por sua vez, foi revestida com uma placa corta-fogo e fórmica no mesmo tom dos armários da cozinha.

Um detalhe interessante é a área de serviço, que fica camuflada por duas portas ripadas (veja na galeria de fotos abaixo!). O espaço é composto por um tanque esculpido, um armário lateral alto, varal de piso e tábua de passar roupas retrátil. A lava e seca fica fechada por uma porta integrada ao armário da cozinha.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na área íntima, os arquitetos criaram um recorte na parede que divide os quartos e instalaram um painel de serralheria preta e vidros transparentes. A ideia foi integrar os ambientes. Na suíte, cama box foi posicionada perto da janela e ganhou uma cabeceira de linho cinza claro. Para separar a área do banheiro, os profissionais desenharam portas de correr com estrutura em roldanas pretas.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

No banheiro, as paredes receberam granilite e a faixa da bancada foi pintada de rosa, seguindo até o teto. O toalheiro preto, feito de serralheria, está fixo na laje. A cuba de resina, a bancada de Silestone e os metais dourados com acabamento fosco trazem ainda mais charme ao espaço.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

 

Quer ver mais fotos deste projeto, acesse a galeria abaixo!

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.