Iluminação LED ressalta elegância sóbria deste apê de 95m²
Com projeto assinado pelo BMA Studio, o apartamento possui décor contemporâneo e paleta de cores com base cinza e branca pontuada por detalhes coloridos
Um projeto de arquitetura residencial visa sempre estruturar ambientes agradáveis para que os moradores possam desfrutar de bons momentos sozinhos e também em família.
Com 95m², o apartamento com a assinatura do BMA Studio, comandado pelo arquiteto Bruno Moraes, ressalta um décor com traços contemporâneos e totalmente personalizado, pois o sonho da moradora era receber os filhos e netos nos fins de semana.
Área Social
O projeto fez com que a sensação de amplitude no apartamento aumentasse significativamente. No piso, o porcelanato cinza reforça a continuidade visual e, seguindo o gradiente da paleta, a cor crômio, com acabamento fosco, foi eleita para recobrir as paredes. Na iluminação, um perfil de led percorre toda a sala e dá conta do recado.
Para espaços integrados como esse, Bruno destaca: “é importante seguir a mesma linguagem e repetir o mood em todos os ambientes com a proposta de mostrar a continuidade da linguagem arquitetônica. Mas se a ideia foi demarcar áreas, sem interromper a sensação de amplitude, recorremos sempre ao uso de móveis, tapetes e da iluminação”.
Sala de Estar
Sala de Estar é sinônimo de fim de semana especial, feriado, recarregar as baterias ou descansar curtindo um bom filme. Para deixar o visual ainda mais leve, a estratégia foi equilibrar as prateleiras, nichos e área fechada onde ficam os aparelhos eletrônicos em um móvel harmônico, que se comunica muito bem com o painel da TV.
Sala de jantar integrada à varanda gourmet
A ideia principal era que todas as refeições da família fossem “abraçadas” pelo vista da cidade. O espaço conta com uma segunda pia onde a moradora consegue higienizar os alimentos, lavar as louças e preparar o apartamento para receber sua família e amigos.
Embora Bruno tenha planejado um apartamento sóbrio, pautado nos tons de branco e cinza, vários pontos de cor enriquecem os espaços.
E para deixar o espaço ainda mais aconchegante e personalizado, o arquiteto fez questão de elaborar um cantinho de leitura e descanso.
Cozinha
Começando pela grande bancada de quartzo, a cozinha desse apartamento entrega de tudo! Cooktop, calha úmida, louças e temperos frescos que a moradora fazia questão de mostrar.
A calha úmida, atualmente bastante solicitada nos projetos, é um estrutura que agrega funcionalidade, praticidade e organização para o dia a dia de qualquer família. O arquiteto escolheu uma calha de inox e a encaixou na bancada de quartzo da cozinha.
Com detalhes que não podem ficar de fora, o arquiteto do BMA Studio enfatiza a instalação das tomadas como uma preocupação imprescindível para uma cozinha prática e funcional.
“Se eu te perguntar o que não pode faltar na bancada de uma cozinha, o que você responderia? Uma delas, certamente, seriam as tomada, afinal de contas, onde ligar liquidificador, cafeteira e outros eletrônicos? Aqui, embutimos no tampo e ela só aparece quando precisa ser usada”, discorre.
Lavanderia Compacta
Áreas de serviço são um dos mais desafiadores dentro de um projeto. Neste espaço de 5,5m², o especialista aproveitou cada centímetro e embutiu o tanque de inox na bancada de quartzo branco e, abaixo adicionou a máquina de lavar com abertura frontal.
Lavabo com revestimento 3D
No lavabo, a proposta sofisticada surpreendeu a moradora! Projetado com recursos inspirados na criatividade, o lavabo recebe um revestimento 3D na parede e cuba esculpida suspensa, executada de quartzo cinza. Além disso, o espelho, que vai do piso ao teto, encanta as visitas que a moradora recebe.
Suíte principal com closet
O arquiteto Bruno Moraes apresentou diversas soluções para que a suíte principal se adequasse às necessidades da moradora.
Além de adicionar um closet, posicionou a cama mais perto da janela com o intuito de deixar um canto menor de um lado e outro maior do outro. Assim, se no futuro for necessário movimentar uma cadeira de rodas, a circulação ocorrerá sem prejuízos.
Home Office
O mobiliário destinado para o home office da moradora foi adequado para evitar dores nas costas e problemas futuros na ergonomia da coluna. Quanto à bancada, Bruno explica: “Recomendamos que ela tenha, no mínimo 60cm de profundidade e 80 cm de largura. Esse parâmetro contribui para uma boa circulação no ambiente e permite que o usuário se mova com cadeira sem esbarrar em nada.”
Banheiro da suíte principal
O banheiro da suíte principal é separado por portas de correr que otimizam o espaço. Para que ficasse mais leve, o escritório optou por uma pintura no mesmo tom das paredes, o branco gelo.
A bancada também é de quartzo branco e conta com uma iluminação de LED que auxilia na hora da maquiagem e skincare – rotinas apreciadas pela moradora. Uma mudança importante no banheiro foi a instalação do chuveiro de parede para o de teto, agregando ainda mais bem-estar e modernidade para a suíte da moradora.
Banheiro do quarto de hóspedes
No banheiro do quarto de hóspedes, o arquiteto Bruno Moraes se inspirou na ousadia: sua ideia era tornar o ambiente divertido e com temática jovem.
Portanto, ele optou por escolher uma marcenaria na cor azul, que contribuiu para adicionar vida e alegria ao cômodo. Na área do box, revestida com porcelanato, nicho para shampoo e sabonete iluminado por led. Nesse quesito, o arquiteto alerta: “Ao escolher o led, procure por uma versão que tenha proteção contra a água.”
Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!