Ilha de cozinha revestida de azulejos com peixes é destaque nesta casa
O escritório Travessa Arquitetura criou um projeto com decoração leve, tranquila e fresca, cheia de referências ao mar e à praia
Um casal comprou esta casa antiga de dois pavimentos com 250 m² de área construída e, antes de se mudar com os filhos, encomendou um projeto de reforma completa à arquiteta Livia Amendola e o sócio engenheiro Rômulo Campos, do escritório Travessa Arquitetura.
No geral, a planta sofreu muitas alterações (especialmente no andar térreo) para integrar, eliminar ou adicionar ambientes, sendo que a cozinha, antes pequena e localizada nos fundos, foi realocada na frente da casa, tornando-se bem mais ampla e agora integrada com a sala de jantar.
“Totalmente aberta e com uma ilha generosa com cooktop e cuba, a cozinha se tornou o coração da casa”, resume Livia. A farta presença de luz natural no espaço acontece graças à abertura de dois vãos (de 4m cada) com portas de vidro e esquadrias em madeira, que conectam a área interna com a externa.
Segundo a dupla, o conceito geral do projeto buscou expressar o frescor, a leveza e a tranquilidade que o mar evoca, já que o cliente tem um negócio no ramo de peixes e a casa fica muito próximo à praia. A ideia foi então trazer para o décor alguns elementos que remetem ao universo marinho, seja através do azul das águas profundas, o bege da areia e os peixes propriamente ditos.
No novo endereço, praticamente, é tudo novo, com exceção de alguns objetos, a mesa de centro em madeira e o sofá (reestofado com linho em tom caramelo) da sala, que vieram do endereço antigo.
No pavimento superior, a estrutura dos armários existentes no atual quarto do filho e no quarto transformado em ateliê/escritório era boa e, por isso, foi aproveitada. “Trocamos as portas, ajustamos as divisões internas e pintamos tudo com novas cores”, informa Rômulo.
Na cozinha, os armários tem acabamento azul acinzentado (MDF Lorde Setos, da Arauco), nicho central com laterais amadeiradas (MDF Louro Freijó (da Arauco) e algumas portas superiores em palhinha.
“Optamos por concentrar todos os armários na mesma parede para liberar mais espaço de circulação”, diz Livia. Mas o grande destaque do espaço é, sem dúvidas, o revestimento cerâmico azul na parte frontal da ilha e sua versão branca no frontão da bancada (em Laminatto Classic Carrara Lugano), ambos com estampa estilizada de peixe, criada especialmente para o projeto.
“Fizemos o desenho com uma designer gráfica e a empresa Emme Due fabricou os azulejos”, revela Rômulo. Já o piso claro, de porcelanato cor de areia com 120 x 120cm (linha Via Durini Off White, da Portobello) e as paredes pintadas com tinta na cor Pena de Ganso (da Suvinil) contribuíram para aumentar a sensação de amplitude.
Repare que a madeira se destaca no projeto – seja na versão natural ou melamínica, cumprindo a função de tornar os espaços mais acolhedores, ao mesmo tempo que estabelece uma conexão mais direta dos moradores com a natureza. As vigas metálicas que atravessam o teto e as colunas tanto da cozinha como da área social, por exemplo, foram revestidas com chapas de MDF Louro Freijó, da Arauco. Para reforçar esta atmosfera cozy, na sala, os tapetes são de fibra natural e a parede da tv foi revestida com placas cimentícias, em tom areia, da Castelatto.
Amplo e bem iluminado, o quarto do casal foi ambientado com poucos móveis, seguindo uma paleta de cor em tons mais claros para refletir leveza e delicadeza. Aqui, vale destacar a estante “aérea”, fixada na parede, desenhada pelo escritório e executada em marcenaria, no mesmo tom de madeira da cama, mesas de cabeceira e bancos.