Estante vintage foi ponto de partida da reforma de apê de 160m²
O projeto, assinado pela arquiteta Vivi Cirello, também conta com cozinha integrada com porta de correr e home office na sala
Um casal com filhos gêmeos adolescentes queria repaginar o apartamento de 160m² no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Eles então entraram em contato com a arquiteta Vivi Cirello. “Na primeira conversa, eles queriam apenas a decoração dos ambientes, mas fizemos dois estudos: um conservador e outro mais arrojado. E eles toparam o mais arrojado!”, comemora a profissional responsável pelo projeto.
A reforma teve como objetivo principal repaginação dos ambientes, com foco na integração, o uso de madeira freijó e a base cinza para permitir a incorporação de cores fortes em elementos decorativos.
Para ampliar os espaços, a arquiteta começou pela sala de jantar, que era um ambiente interno comprido e sem luz natural. Agora, essa sala está integrada tanto com a área social (living e home theater) quanto com a parte funcional da casa – a cozinha. Portas de correr foram instaladas em toda a extensão para permitir a integração total da sala de jantar com a cozinha ou a separação dos dois ambientes conforme a necessidade.
Outras mudanças incluíram a retirada de um vestíbulo na entrada social para abrir espaço para a sala principal e um escritório aberto e integrado. A planta do apartamento agora conta com living, home theater, sala de jantar, home office, lavabo, cozinha, lavanderia, quarto da filha, quarto do filho, banheiro das crianças, sala de costura, suíte do casal e banheiro de serviço.
Uma das dificuldades encontradas estava na cozinha, pois uma prumada de água não podia ser removida. A solução foi incorporar e evidenciar esse elemento no projeto, pintando-o com uma tinta no tom cimento queimado e adicionando arandelas para destacá-lo de forma estilizada.
Mesmo com a reforma, o casal não quis se desfazer de objetos especiais com história pessoal. A estante do avô, por exemplo, foi preservada e uma peça moderna foi produzida para envolvê-la, criando um contraste harmonioso entre o passado e o presente.
Uma mesinha vintage também foi mantida, mas teve seus pés cortados para se tornar uma mesa lateral e passou por um restauro para voltar ao tom natural da madeira. Além disso, um vaso de murano especial foi colocado em destaque no aparador da sala.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: