Dúplex de 48 m² com cozinha colorida e rede na sala
O projeto aumentou a área do mezanino e criou ambientes com atmosfera descolada e colorida
Batizado de apê Oliva, este dúplex de 48 m² ganhou um projeto convidativo, alegre, simples e diferente, como pediu o jovem morador às arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende, do escritório Lez Arquitetura. Localizado na região do Guará, em Brasília, o imóvel ganhou uma atmosfera despojada.
Assim, destaca-se no projeto a cozinha colorida. “Pintamos teto, porta e paredes com a cor Sálvia de Verão, da Coral, que é um verde acinzentado. Para criar a sensação de um volume único, escolhemos para o piso um ladrilho hidráulico com um tom de verde semelhante ao das paredes, delimitando visualmente o espaço”, explica Gabriella.
Já a marcenaria branca, com topo de compensado de madeira, guarda os equipamentos e utensílios. “Para acompanhar a rotina do cliente, desenhamos uma bancada executada em concreto aparente com pés metálicos, que faz o papel de mesa”, complementa.
Uma das principais demandas do cliente foi a colocação de uma rede na sala de estar. Mas, como atender a este pedido em um apartamento de medidas compactas? As arquitetas sugeriram, então, um modelo individual no formato de cadeira suspensa fixada na laje. Para completar o espaço, um sofá-cama pequeno e confortável permite receber hóspedes quando necessário.
As arquitetas usaram a mesma solução de bancada de concreto aparente da cozinha para criar o rack de apoio para televisão na sala. A peça também tem a função de banco e ocupa a área embaixo da escada. “Desenhamos a marcenaria com gavetões, gavetas e nichos amadeirados para dar ritmo ao mobiliário”, explica Marianna.
Uma curiosidade é que no projeto original do apartamento, o mezanino ocupava metade do pavimento superior. “Decidimos estendê-lo até o final, aumentando sua área e destinando o pavimento inferior inteiramente ao uso social”, diz Marianna. Assim, para minimizar custos e evitar desperdício, as arquitetas aproveitaram a estrutura da escada existente, mudando apenas a cor e o corrimão.
No andar de cima, fica o closet revestido com espelhos, que aumentam a sensação de amplitude e ajudam na iluminação natural. No banheiro da suíte, a parede de alvenaria com porta de giro convencional foi substituída pela esquadria de alumínio preta com vidro incolor. Essa troca garantiu mais espaço interno e melhorou a iluminação.
No quarto, as arquitetas criaram um painel com ripas de madeira vazadas para separar o dormitório da área de home office, evitando criar uma barreira visual pesada. Essa peça de marcenaria se transforma também em cabeceira para a cama.
Quer ver mais fotos deste projeto charmoso? Então, navegue pela galeria abaixo!