Decoração retrô colorida deixa apê de 120 m² mais alegre e despojado
O projeto, de Vinícia Brandão, manteve os móveis e eletrodomésticos existentes e modificou a cozinha e o banheiro
Por Yara Guerra
Atualizado em 29 fev 2024, 14h25 - Publicado em 6 jan 2023, 13h00
Localizado nos Jardins, em São Paulo, este apartamento de 120 m² foi reformado para o proprietário que morava fora do Brasil, mas decidiu voltar e gostaria de uma morada com mais identidade. Coube à arquiteta Vinícia Brandão a construção do projeto.
Todas as divisões foram mantidas, com exceção de uma porta na sala que foi eliminada para que coubesse o sofá. Como o morador já possuía todos os móveis e eletrodomésticos, o principal desafio foi distribuir todas as peças existentes de forma que o imóvel continuasse confortável.
Continua após a publicidade
Além disso, porque o apartamento era alugado, Vinícia se esforçou para trazer a identidade retrô no melhor custo possível.
“As grandes mudanças foram na cozinha e banheiro. Fizemos uma reforma maior com instalação de novo piso na cozinha, trocamos as portas da marcenaria e a bancada da pia. Já o banheirorecebeu reforma total, mantendo a louça e a banheira existente”, conta.
Continua após a publicidade
A iluminação é simples. Segundo a arquiteta, foram respeitados os pontos existentes, pois o proprietário queria uma iluminação no estilo antigo e antigamente era assim. “O grande diferencial foi a garimpagem de lustres antigos… esse foi o toque que deu grande diferença”, diz ela.
Quadros, plantas e até mesmo uma bicicleta se espalham pelo imóvel, que ganhou um tom super despojado e alegre depois da reforma. Como os móveis já existiam, parece que cada canto do apê tem uma história para contar.
Continua após a publicidade
Assumindo um estilo art déco dos anos 50/60, o apartamento registrou a identidade da época de construção do prédio. O projeto propôs uma decoração colorida, com tons de abóbora, verde, terra e amarelo.