Casa Created with Sketch.

Industrial, retrô ou romântico: qual estilo combina mais com você

A Incepa preparou um guia para ajudar a criar o estilo que conversa melhor com sua personalidade por meio dos revestimentos

Sala de estar com piso de cimento queimado, com sofá e poltrona cinza

 (Incepa/Casa.com.br)

Um bom lar deve refletir a personalidade de quem mora. Para isso, conhecer os principais estilos de decoração é essencial, tornando possível criar um ambiente harmônico, funcional e que ressalta a individualidade de cada morador. Mas como descobrir qual é o seu estilo perfeito de projeto?

 (Julia Ribeiro/Divulgação)

“Mais do que tendência, o estilo eleito deve levar em conta o lifestyle de quem mora e tornar o espaço acolhedor. E isso abrange desde os revestimentos, mobiliários e acessórios”, opina Christie Schulka, Marketing Manager da Incepa, referência quando se fala de pisos e revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

Para descomplicar e ajudar na hora de eleger o estilo de decoração perfeito para cada lar, a Incepa preparou um guia com as principais características dos estilos industrial, retrô e romântico. Confira como construir a atmosfera desejada com o revestimento:

Industrial

 

 (Rafael Roncato/Divulgação)

Para aqueles que gostam de uma inspiração urbana e cosmopolita em seus apartamentos, o estilo industrial é a pedida perfeita. “Muito utilizado na década de 50, sua história remete à Nova York, quando antigos galpões abandonados, mas bem localizados, se transformaram em lofts urbanos”, explica Christie Schulka.

Espaço amplo, com cadeiras e mesas seccionados por tapetes laranja e amarelo Revestimento da Linha Solid, da Incepa

Revestimento da Linha Solid, da Incepa (Incepa/Casa.com.br)

A ideia de adaptar os espaços sem perder a essência resultou em moradias costumeiramente sem divisórias ou paredes estruturais, com tubulação aparente e acabamentos mais rústicos.

A transformação, que durou meses, foi feita com baixo orçamento e projetos de faça você mesmo

 (Reprodução/Apartment Therapy)

“Quando falamos em estilo industrial, imediatamente somos remetidos aos revestimentos. Eles trazem a essência desse morar, prezando por materiais como concreto, cimento queimado ou tijolo aparente”, afirma Christie.

Retrô

 

 (Lines Hub/Reprodução)

Quem busca um lar cheio de memórias afetivas vai se identificar com o estilo retrô, capaz de remeter a outras épocas, com peças que fazem releituras do passado e criam uma atmosfera acolhedora.

“É uma homenagem ao passado, que se inspira nos clássicos de antigamente, mas os interpreta com uma nova roupagem, valendo-se das novas tecnologias”, explica Christie.

Cozinha com armário verde e madeira, com backsplash com padrão geométrico Revestimento da Linha Shape, da Incepa

Revestimento da Linha Shape, da Incepa (Incepa/Casa.com.br)

Nos revestimentos, isso é visto em peças que evocam os ladrilhos hidráulicos, o clássico granilite, patchwork ou ainda que exploram uma paleta de cores atrelada a outras décadas, como candy colors.

Romântico

 

Agora, para quem não deixa a delicadeza de lado, o estilo romântico é aposta certeira. “Também chamado de provençal, é um estilo que nunca sai de moda e busca por peças leves e femininas, com tons delicados”, diz Christie Schulka.

Banheira com bandeja de madeira com taça de vinho de frente para a parede com ladrilhos decorados Revestimento da Linha Blossom, da Incepa

Revestimento da Linha Blossom, da Incepa (Incepa/Casa.com.br)

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.