Décor minimalista marca este delicado apartamento em Salvador
Projetado pela designer de interiores Bruna Doria, o apartamento "passarinho" é o ninho de um baiano que, aos 50, decidiu voltar para casa
Para a designer de interiores Bruna Doria, os nomes dos projetos não são por acaso e constituem parte importante do seu conceito. Neste apartamento de 134 m² localizado em Salvador, não foi diferente: porque o dono, baiano, viveu em São Paulo por muito tempo e decidiu retornar à Bahia aos 50 anos, sua casa foi nomeada de “passarinho” – ave que, por mais longos que sejam seus voos, sempre retorna ao seu ninho.
Outro motivo que reforçou a escolha do nome, para Bruna, foi o pendente da Ana Neute utilizado na sala, homônimo do projeto e também seu grande destaque. A área social, onde está localizada a peça, foi integrada para ampliar as relações sociais entre a família, composta pelo casal e dois filhos adultos.
“Incorporamos a varanda ao living e integramos a cozinha também. Na planta original do apartamento, a cozinha é pequena e fechada. Demolimos o quarto de serviço para ter mais espaço na cozinha”, conta Bruna.
Além disso, na entrada do apartamento, foi criado um home office que se comunica com o restante da área social através dos breves em madeira. Capazes de girar em 180 graus, eles permitem privacidade ou integração a depender da necessidade.
No décor, destacam-se a cor verde que lembra a mint e tons neutros, pontuados por elementos naturais. Obras de arte espalham-se por todo o apartamento, mesclando elegância ao minimalismo. Entre os artistas, estão Guel, Carybé, Mário Cravo, Bruno Giogi, Floriano Teixeira e Calasans Neto.
“Como elemento surpresa no projeto, escolhemos uma rede para ocupar o lugar onde estava pensado para uma chiasse-long. Foi um presente que demos ao morador como resgate de uma memória afetiva de quando ele vivia na Bahia e veraneava na Ilha de Itaparica – local onde é muito comum haver redes nas varandas”, diz a arquiteta.
Gostou? Você pode conferir mais fotos e detalhes na galeria abaixo: