Continua após publicidade

Casa com espaço gourmet e vista para as montanhas

Os moradores compraram o terreno por causa da paisagem e o projeto foi pensado para valorizá-la em todos os ambientes

Por Nádia Simonelli
10 dez 2020, 12h08
(Grutz Fotografia/Casa.com.br)

Localizada em Serra Negra, nas montanhas do interior de São Paulo, essa casa foi projetada pela arquiteta Kika Tiengo para um casal com filhos já adultos. “Os clientes não compraram um terreno, mas sim a vista. Eu estava junto com eles quando a moradora avistou uma obra vizinha e suspirou olhando para a paisagem. Nesse momento, eu entendi que o coração da casa, com cozinha e sala de jantar, precisava ficar na parte mais privilegiada do lugar”, revela a arquiteta.

(Grutz Fotografia/Casa.com.br)

O terreno tem um declive muito acentuado e, por isso, a arquiteta precisou desenhar um projeto com os ambientes distribuídos em vários pavimentos — um para a área social e de serviços, outro para os quartos e o inferior para a área de lazer com churrasqueira e deck.

Continua após a publicidade

Como a moradora é uma cozinheira de mão cheia e costuma receber os amigos para jantares, tudo gira em torno do fogão. Por isso, Kika deu atenção especial ao espaço gourmet, que tem armários pretos, inspirados na coleção de panelas Le Creuset. A cozinha com ilha permite que todos fiquem perto da cozinheira enquanto ela prepara suas delícias. “A varanda foi uma extensão óbvia, que acaba funcionando como um estar ao ar livre”, explica a profissional.

Os filhos já não moravam mais com os pais, por isso, outra premissa do projeto foi de que os quartos para recebê-los ficassem isolados. “Esse pavimento central tem toda a circulação envidraçada, privilegiando a Iluminação natural e a vista. Este ‘vazio’ também quebra o volume da casa”, explica Kika. O revestimento de madeira também tem o objetivo de acentuar a horizontalidade da construção. “Uma curiosidade sobre o revestimento de madeira: ele foi totalmente instalado pelo proprietário, que faz este tipo de trabalho como hobby”, revela.

Continua após a publicidade

Já o quarto do casal fica no volume em balanço em direção à vista, com uma enorme abertura para mais uma vez privilegiar a vista das montanhas.

 

A sala de estar e de jantar também conta com revestimento de madeira, que foi escolhido para criar uma atmosfera aconchegante em contraste com a frieza das paredes de concreto. Além disso, a madeira também esconde as portas do lavabo e louceiro.

Um detalhe interessante na arquitetura: o pilar que passa por todos os pavimentos teve suas proporções exageradas propositalmente e recebeu revestimento de granilite preto, que não foi repetido em nenhuma outra parte do projeto.

(Grutz Fotografia/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, navegue pela galeria de fotos abaixo!

 

 

 

 

 

Publicidade