Área gourmet parece flutuar sobre a piscina desta casa de 650 m²
Com arquitetura de Adriano Salles e interiores de Sabrina Salles, este projeto também conta com uma piscina em L que acompanha toda a área social
Esta casa de 650 m² localizada em Sorocaba (SP) foi feita para um nadador profissional: logo, nada mais natural que a piscina seja o destaque da arquitetura. O arquiteto Adriano Salles – que construiu a residência do zero – projetou uma raia de 25 m que ladeia toda a área social e termina num “L” onde uma hidromassagem em formato hexagonal cria um espaço de relaxamento.
O efeito da borda infinita se acentua por conta do piso que avança um pouco sobre a água, parecendo flutuar. Ali no entorno, o deque de madeira antiderrapante e antitérmico reveste a parte externa da varanda e a área gourmet recebeu um pergolado metálico com fechamento de vidro. O projeto de interiores é de Sabrina Salles e o paisagismo é assinado por Luciano Fiaschi.
Para amenizar a grande incidência solar no lounge, placas soltas ripadas, que funcionam como portas de correr, permitem que os moradores escolham onde deixar a sombra. Além disso, os brises possibilitam manter a integração visual, quando em uso, ou o acesso livre, quando recuados, entre os ambientes. O material também cria o desenho da fachada junto com a parede de pedra ferro.
Na parte interna, o mix de materiais também se faz presente: a sala de jantar integrada à cozinha é envolta por uma moldura ripada, que veste também o teto. As paredes pretas dão um toque mais sóbrio e a porta de vidro leva a uma adega.
No living, a parte de TV e o estar se separam por meio de uma estrutura suspensa de drywall e um rack de mármore com lareira a gás. De um lado, as duas peças parecem blocos robustos e lisos. Mas, do outro, servem de painel de TV e também possui nichos para guardar os equipamentos eletrônicos.
Já a suíte master possui uma paleta de cores claras, com tons de cinza e fendi, chaise e mesa de apoio, que pode servir de espaço de home office. O espelho de piso foi acomodado estrategicamente de frente para a porta e corredor, transmitindo sensação de amplitude.
A residência também possui 70% do consumo energético alimentado por placas fotovoltaicas, criando um consumo de energia sustentável e econômico para os moradores.
Veja mais fotos!