Apê minimalista de 110m² ganha pórtico de madeira entre varanda e sala
Projeto assinado pelo escritório M² Arquitetura possui décor minimalista e muita madeira
A mudança da família de uma casa para o apartamento se deu durante a pandemia, já que eles queriam um lar com mais segurança e áreas comuns – facilidades que faziam diferença no período de isolamento.
O imóvel de 110 m² era novo e o escritório M ao Quadrado Arquitetura foi chamado para criar o endereço dessa nova etapa de vida, quando a família tinha a demanda de estar toda confinada, seja pelo trabalho, seja pelo estudo.
“O marido e esposa trabalhavam de casa e precisavam de espaços separados de escritório – assim um dos quartos virou escritório e a varanda, que geralmente é integrada à sala, continuou fechada”, explica o escritório.
A caixilharia original da varanda, no entanto, foi trocada, o que gerou o partido e a identidade do projeto: “criamos um pórtico de madeira que divide a sala da varanda e que foi replicado também na divisória da cozinha e que foram complementados pela marcenaria”, dizem os profissionais.
O décor segue uma linguagem minimalista, com poucas peças, já que nada do antigo imóvel foi aproveitado. Não houve alterações significativas de layout, por conta da planta enxuta – além da troca da caixilharia, o acesso da varanda para a lavanderia foi fechado e em seu lugar foram instalados dois armários.
Poucos materiais compõem a paleta de revestimentos: piso de porcelanato, portas de madeira freijó e marcenaria feita de laminado melamínico. Para as bancadas, foi usado mármore Taj Mahal brasileiro.
A iluminação foi desenhada internamente, com bastantes soluções indiretas, o que reduziu a necessidade de uso de luminárias decorativas.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!