Continua após publicidade

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados

Tatiana Galiano e Daniela Miranda, do escritório Memoá Arquitetos, criaram um projeto claro e integrado, com sensação de amplitude e leveza.

Por Editado por Ana Harada
1 jun 2024, 13h00

A escolha por um design clean, marcado pela simplicidade e leveza, contribui diretamente para a qualidade de vida em um lar. Ambientes bem iluminados e arejados não só melhoram a circulação do ar e a incidência de luz natural, mas também criam uma sensação de amplitude, que faz deste apartamento de 66 m² parecer maior do que realmente é. A reforma é assinada pelas arquitetas Tatiana Galiano e Daniela Miranda que comprovam mais uma vez que um design minimalista com toques de cores sutis pode criar um ambiente extremamente acolhedor e elegante, atendendo às necessidades e anseios da proprietária.

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, sala de estar pequena, banco fixo, ar condicionado.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

“Com espaços amplos, iluminação natural e cores suaves, a reforma trouxe vantagens significativas como uma cozinha integrada com a possibilidade de ser fechada por portas de lambri e um sofisticado piso de porcelanato amadeirado em espinha de peixe”, destacam as arquitetas à frente do escritório Memoá Arquitetos. Acompanhe todos os detalhes:

Ambientes integrados

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, sala pequena, sofá verde claro, cortina, banco fixo.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

Localizado em Santos, no litoral paulista, o imóvel é um lar que harmoniza praticidade e elegância para a rotina de uma jovem médica pediatra e seu cãozinho da raça West Highland White Terrier. Para ganhar espaço, a integração da varanda ao apartamento foi uma solução inteligente na reforma. Por isso, as arquitetas optaram pela instalação de cortinas de vidro no espaço anteriormente destinado à varanda, que foi incorporado à sala de estar, ampliando a área útil do apartamento e proporcionando uma sensação de maior amplitude, além de uma bela vista para a Praia do Gonzaga.

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, aparador no hall de entrada, espelho redondo.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

“Essa integração melhorou a circulação dentro do apartamento. Junto com a escolha do piso, criamos uma sensação de continuidade entre os ambientes. Isso não só facilita o dia a dia, mas também torna o espaço mais agradável para receber visitas”, ressalta Tatiana Galiano.

Continua após a publicidade
Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, sofá verde claro, mesinha de apoio, cachorro branco.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

Ainda no estar, o sofá verde se destaca como um ponto de cor suave, contrastando harmoniosamente com a paleta de tons neutros predominante. O espaço é complementado por uma mesinha redonda com duas cadeiras, criando um canto acolhedor para refeições ou momentos de lazer. O piso escolhido para o apartamento foi um porcelanato amadeirado da Portinari, aplicado em paginação espinha de peixe. “Esse padrão pouco convencional para porcelanatos dá toques sofisticados e diferenciados ao ambiente, mantendo a proposta clean e coerente do projeto”, diz Daniela Miranda.

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, cozinha branca com porta de correr de lambri.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

Um dos destaques do projeto é a cozinha aberta, que pode ser fechada quando necessário por meio de portas brancas em lambri de laca. Essa solução inovadora permite englobar ou isolar a cozinha da sala de jantar e da sala de estar conforme a ocasião, mantendo a versatilidade e a organização do espaço. Para completar, uma bancada fixa foi criada para as refeições rápidas, complementando a funcionalidade da cozinha.

Quarto principal

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, quarto com armário em volta da cama.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

No dormitório da moradora, Daniela e Tatiana aproveitaram da marcenaria planejada para criar um guarda-roupa com armários suspensos sobre a cama para aproveitar ainda mais espaço, além disso à frente da cama, um painel com prateleira suspensa foi agregado para acomodar a televisão e mais itens. “Buscamos essa tonalidade de madeira clara para manter a proposta leve de decoração, além disso, a madeira afirma a pegada natural que queríamos para ela”, ressaltam as profissionais da Memoá.

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, quarto com armário em volta da cama.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

A valorização das artes em bastidor é uma paixão da proprietária e foi um pedido especial atendido com criatividade pelas arquitetas. Na cabeceira da cama, os bastidores bordados com motivos de passarinhos foram incorporados à decoração, personalizando o quarto principal e acrescentando um toque de delicadeza.

Continua após a publicidade

“O bastidor são esses bordados decorativos e ela é uma colecionadora das peças com passarinhos. Por isso, nós achamos muito importante deixá-los expostos como em um gallery wall, ativando automaticamente, para a moradora, uma sensação afetiva de pertencimento”, explicam.

Banheiro descomplicado

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, banheiro com cuba solta rosa.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

O banheiro também recebeu atenção especial, destacando-se pela cuba rosa que adiciona um charme especial ao ambiente. Esses pontos de cor sutis são cuidadosamente distribuídos pelo apartamento, trazendo vivacidade sem comprometer a atmosfera clean desejada pela moradora.

Continua após a publicidade

Quarto de hóspedes

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, quarto de hóspedes, armário verde claro.
(Carolina Lacaz/Divulgação)

Outro pedido especial do projeto é o segundo quarto, destinado a hóspedes, mas especificamente aos pais da médica, que a visitam com frequência. Decorado com tons suaves de verde claro, o quarto proporciona um ambiente tranquilo e acolhedor, perfeito para receber os visitantes com conforto, do jeito que ela queria.

Publicidade