Apê de 350m² tem academia que funciona como quarto de hóspedes
O escritório Escala Arquitetura, que assina o projeto, integrou os ambientes da área social e criou uma academia que pode ser utilizada com quarto
Quando procurou as arquitetas Patricia Landau e Carolina Escada, do escritório Escala Arquitetura, o casal de proprietários deste apartamento com 350m², de frente para a Praia de Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro), solicitou um projeto com decoração casual e espaços amplos, confortáveis e funcionais para o dia a dia.
Além disso, eles queriam ter em casa uma academia que pudesse ser convertida em quarto de hóspedes e, o principal, que os ambientes da área social fossem integrados – inclusive, à cozinha – para tirar o máximo de partido da vista do mar e da iluminação natural.
Para atender aos desejos dos clientes, foi feita uma reforma completa no imóvel. As arquitetas reduziram ao máximo as paredes das salas para torná-las um grande espaço de convivência e integraram a nova área social à cozinha, que ganhou esquadrias de alumínio preto com vidro, permitindo assim isolá-la, quando necessário.
“A cozinha também foi integrada ao corredor, que leva tanto à sala íntima como aos outros cômodos privados do apartamento”, informa Patricia. A residência conta ainda com uma suíte master, um quarto de hóspedes e uma academia com banheiro próprio, que pode ser revertida em outro quarto de hóspedes, quando necessário.
“Como a maior parte das soluções de interiores foram pautadas na ideia de trazer a paisagem para dentro do apartamento, posicionamos plantas, flores e um espelho próximos à janela, aumentando, assim, a sensação de amplitude”, explica Patricia.
“Os tons terrosos na sala de estar transmitem conforto e acolhimento, enquanto o azul bic no espaço do jantar remete ao oceano, proporcionando mais ares praianos dentro da casa”, acrescenta a sócia Carolina. Para criar uma unidade visual e reforçar a sensação de casa aconchegante, foi usado o mesmo piso de carvalho europeu em todo o apartamento, com exceção das áreas molhadas.
No quesito mobiliário, foram priorizadas peças assinadas por designers brasileiros de renome, com destaque para a mesa de jantar Assim (de Rodrigo Ferreira e Roberta Rampazzo), a banqueta Nine e o banco Mucky (de Sergio Rodrigues), as cadeiras Viky (de Bernardo Figueiredo), a mesa de centro Duas Cores (do Estúdio Branco & Preto), a poltrona Ipanema (de Jorge Zalszupin), o banco Gui (da Alva Design), a chaise com banqueta Pitu (de Aristeu Pires), a mesa de centro Metrópole (de Maneco Quinderé) e a mesa lateral Maria Preciosa (de Etel Carmona).
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!