Apê 300 m² tem pórticos para setorizar o social e vista para o Ibirapuera
Projeto da arquiteta Angelina Bunselmeyer também criou quartos personalizados: tem parede de escala, balanço e cascata de fotos
O casal com três filhos pequenos veio do sul e, quando resolveu fixar endereço em São Paulo, escolheu este apartamento de 300 m² no 22º de um prédio em Moema: dali se tem uma visão privilegiada para o Parque do Ibirapuera, algo que norteou o projeto de reforma comandado pela arquiteta Angelina Bunselmeyer.
“Eles adoram receber amigos e familiares, valorizando o convívio familiar. Entre os pedidos, estava uma boa área social e gourmet que pudesse se adequar ao número de convidados nos mais variados eventos”, diz a profissional. Então, varanda, estar e gourmet foram integrados, mas de uma forma que podem ser isolados, se necessário.
“Criamos dois pórticos principais em marcenaria: um que abriga a área de estar e outro que delimita a o jantar. Ambos possuem portas mimetizadas que dão acesso à área íntima (pórtico estar) e à cozinha (pórtico jantar)”, explica Angelina. As esquadrias possuem isolamento acústico e podem fechar totalmente o ambiente. Se abertas, as folhas se escondem dentro da marcenaria e ficam completamente ocultas.
Cores vivas se percebem nas paredes, tapetes, revestimentos e marcenaria. No jantar, a parede verde mimetiza as portas de entrada e a do lavabo. Na varanda, o tapete personalizado utiliza a paleta de cores do apê: verde, cinza e terracota. Dois sofás amplos com detalhes de couro, poltrona de design assinado e mesas orgânicas completam esse ambiente.
A mesa do home office foi desenhada com tampo de madeira de demolição e rodízios para que, em grandes eventos, ela possa ser deslocada e se transformar em um grande aparador ou balcão de apoio.
O kokedama estrategicamente colocado dá uma ideia de continuidade da vegetação do Parque do Ibirapuera do lado de fora. No forro, o vinílico traz uma madeira com rasgos pretos que fazem desenhos no forro.
A cozinha é de MDF azul claro e freijó, com detalhes mais clássicos: bancada de quartzo branco, revestimento metro White e iluminação linear embutida na marcenaria.
Na área íntima, os pedidos eram bem específicos: banheiros senhor e senhora e dormitórios individuais e personalizados para cada um dos filhos. A suíte do casal ganhou uma parede ripada na cor cinza, com cabeceira sobreposta e iluminação indireta. A altura das mesas de cabeceira, aparador e barra da cortina foram pensadas para ter a mesma altura e criar uma marcação horizontal.
Para a filha que queria queria um ambiente para “ler e pensar”, a arquiteta escolheu um papel de parede em degradê azul, que remete ao céu e ao mar. O quarto também ganhou um balanço em macramê, iluminação indireta em led para as prateleiras, os nichos e a cabeceira.
Tons de verde com memórias e lembranças no dormitório foi o pedido da segunda filha. Para isso, Angelina criou uma cascata de luz na cabeceira com fotos e colocou uma lousa digital para anotações e recados. A iluminação indireta na marcenaria branca e corazzi deixou o ambiente acolhedor e leve.
Para o filho que gosta de verde, além da cor, o dormitório recebeu uma parede de escalada, trepa-trepa e parede com pegboard para prateleira, cabides, suporte de bola e boné. A marcenaria combina a cor verde e o freijó.
“Para o banheiro senhora, a moradora queria um ambiente só dela, em que pudesse relaxar, tomar banho e se maquiar com calma. Separamos a área da banheira do chuveiro e criamos um camarim retro iluminado na continuidade da bancada de quartzo branco. Os metais, acessórios e iluminação têm acabamento rose gold. Para completar, um jardim vertical preservado fica em cima da banheira”, finaliza Angelina.
Confira todas as fotos na galeria abaixo!