Apê de 170 m² ganha adega para 270 garrafas e parede côncava na sala
Para seu próprio apartamento, a arquiteta Beatriz Quinelato também priorizou espaço para receber onde os convidados interajam frente a frente
Para o seu próprio apartamento, a arquiteta Beatriz Quinelato resolveu partir do zero: comprou o imóvel de 170 m² ainda na planta, para criar do jeito que queria, junto com o marido, os dois filhos pequenos e a cachorrinha.
O projeto foi pensado para receber e conectar as pessoas: a arquiteta ampliou o living para a varanda em L com a retirada das esquadrias e a colocação de painéis de vidro retráteis junto ao guarda-corpo.
“Escolhemos o sofá em L com 5 m de cada lado e colocamos duas poltronas na frente para as pessoas poderem se olhar e se conectar quando estão sentadas”, explica Beatriz.
Na parede maior do living, a arquiteta colocou placas cimentícias onduladas. “O desenho côncavo conversa com os gomos do sofá, que são convexos, e a pintura branca dá claridade”, afirma. O piso de carvalho-europeu deixou os ambientes acolhedores.
O destaque da sala – e do projeto todo! – é a adega para 270 garrafas, que ganha ainda mais charme por estar em frente ao painel de carvalho europeu.
Para acompanhar as bebidas, o bar é feito de muxarabi com bancada de mármore calacata. “Gosto de trabalhar com muitas texturas, elementos naturais e poucas cores. Aqui destaca-se o verde”, diz.
Os moradores preferiram eliminar a churrasqueira, que ficava no canto da varanda. Com a retirada das esquadrias da varanda, a coluna que ficava na quina do L ganhou destaque no living.
A cozinha ganhou uma bancada em formato “U” para aproveitar o espaço, ampliando o máximo possível a área de bancada. A prateleira acima da cuba farm sink de corian foi instalada de modo a deixar um espaço para correr a cortina rolô por trás!
A bancada para refeições rápidas forma um nicho branco no meio da marcenaria de madeira, que foi revestida com cerâmica.
Para as acomodações do casal, a suíte preza por cor e muita bossa. O banheiro da Suíte é marcado por box e espelho de estrutura metálica preta e um armário de madeira frisada e detalhes também em preto. Destaque para o tijolinho de granilite na área da bancada.
Já no quarto da filha era fundamental que tivesse a mesa de estudos, já que ela está na fase escolar e tem tarefas diárias. Por isso, foi desenhada a mesa no tom rosa com gavetas e pés torneados de madeira, além de ter um porta livros para auxiliar na organização.
O verde também não poderia ficar de fora: “Quando eu me formei, trabalhei com o paisagista Benedito Abbud. Sempre coloco plantas nos projetos porque me faz muito bem”, conclui.
Veja mais fotos na galeria abaixo!